Quantos dias são necessários para confirmar uma gravidez

O momento ideal para fazer o teste de gravidez depende de que tipo de exame você vai fazer. Há dois tipos: o teste de farmácia, que é feito com a urina, e o exame de sangue.


Os dois são eficazes porque medem a quantidade do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), que só é produzido no corpo durante a gravidez, exceto em casos raros. Determinados medicamentos para a fertilidade contêm o hormônio, por exemplo.


Como funcionam os testes de gravidez


Os testes de gravidez de farmácia detectam a presença de hCG na sua urina. Dependendo da marca, um teste pode ser mais sensível que o outro.


Os mais sensíveis conseguem detectar níveis de 20 IU/l de hCG na urina (outros detectam a partir de 50 IU/l).


Infelizmente, as embalagens dos testes vendidos nas farmácia não costumam especificar a sensibilidade do exame. Os testes mais sensíveis normalmente são mais caros, mas isso não é necessariamente regra.


Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer.


O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).


Se der positivo, de acordo com as instruções do teste, é praticamente certo que você está grávida. Se der negativo, talvez ainda possa estar. Pode ser que ainda não haja quantidade suficiente de hCG na urina para ser detectada pelo teste.


Os níveis de hCG dobram a cada dois ou três dias, portanto, se a menstruação não aparecer, espere alguns dias e tente de novo.


O exame de sangue para detectar a gravidez pode ser de dois tipos: qualitativo ou quantitativo. O qualitativo diz apenas se você está ou não grávida (negativo ou positivo), como no teste de farmácia.


O quantitativo mostra exatamente a concentração do hCG no sangue (os exames de sangue medem a subunidade beta do hCG, por isso às vezes são conhecidos apenas como "beta").


Os exames consideram grávida a mulher que tenha pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue.


Se possível, peça para fazer o quantitativo, pois a informação sobre a quantidade de hormônio pode ser útil para seu médico.


O ideal é que o exame de sangue seja receitado pelo médico, mas boa parte dos laboratórios faz o exame mesmo sem pedido médico.


Qual teste de gravidez é mais preciso?


O exame de sangue é mais preciso porque independe de outros fatores como a concentração da urina, por exemplo, nos testes de farmácia. Ele pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação.


Atenção: Lembre-se de que cada organismo funciona no seu ritmo, e que quase sempre é impossível determinar o dia exato da ovulação.


Pode ser que naquele mês você tenha ovulado mais tarde, e então a fabricação do hormônio, em caso de gravidez, também acontecerá mais tarde.


Se a menstruação não vier, aguarde mais alguns dias e tente de novo. E não deixe de marcar uma consulta com seu ginecologista.


Fonte: https://brasil.babycenter.com/a1500843/quando-posso-fazer-o-teste-de-gravidez

A partir de que dia posso fazer o teste de gravidez? Quantos dias de gravidez são necessários para que o resultado do teste de gravidez seja confiável? É necessário esperar pelo atraso menstrual? Estas são algumas questões frequentes sobre os testes de gravidez a que vamos responder neste artigo.

Quando posso fazer o teste de gravidez?

Poderá fazer o teste de gravidez de farmácia no primeiro dia em que lhe faltou o período menstrual. No entanto, se os seus ciclos menstruais são irregulares, poderá ser necessário fazer novamente o teste uns dias mais tarde.

Apesar de os testes de gravidez terem uma sensibilidade muito elevada, o que permite detetar valores baixos de beta-hCG na urina (mesmo antes de lhe faltar o período), existe sempre a possibilidade de obter um falso negativo.

Como funcionam os testes de farmácia?

Os testes de farmácia baseiam-se na avaliação dos níveis da hormona beta-hCG (hormona de gonadatrofina coriónica humana ou hormona da gravidez) existentes na sua urina, de forma a detetar a existência ou não de gravidez.

Uma vez que esta hormona é produzida pela placenta após a implantação do óvulo na parede uterina, pode não ser detetada caso o teste seja realizado cedo demais.

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Pode realizar o teste de gravidez assim que suspeita que possa estar grávida, quer devido a um atraso menstrual ou a outros sintomas físicos, como enjoos.

Não existe um dia exato para todas as mulheres uma vez que a data da conceção varia consoante a duração do ciclo menstrual. Regra geral, aconselha-se a realização do teste de farmácia no quinto dia de atraso menstrual.

  • Período fértil e relações sexuais

Qual a melhor altura do dia para fazer o teste?

O teste deve ser feito com a primeira urina da manhã, antes de ter ingerido água ou outros líquidos, para evitar diminuir a sua concentração. Quanto mais concentrada estiver a urina, mais fácil será detetar a hormona hCG e mais fiáveis serão os resultados.

Porque é necessário aguardar pelo atraso menstrual para fazer o exame de gravidez?

Uma vez que a ovulação ocorre sensivelmente a meio do ciclo menstrual, a maioria das mulheres ovula cerca de 14 dias antes do fim do ciclo (considerando um ciclo de 28 dias). O óvulo vive 24 horas e esse é o tempo de que dispõe para ser fertilizado por um espermatozoide.

  • Compreender o ciclo de ovulação

Após a fecundação, ovo desliza pelas trompas de Falópio em direção ao útero, onde chega e se implementa 6 a 12 dias depois. Durante esta viagem, as células dividem-se, multiplicam-se e diferenciam-se dando origem aquilo que será a estrutura do corpo do embrião e da placenta. Só a partir deste momento começará a produzir a hormona hCG que será detetada nos testes de gravidez.

Assim, ocorre aqui uma coincidência de datas: o óvulo é fecundado a meio do ciclo menstrual (dia 14) e a cerca de 14 dias da data prevista para o próximo período (num ciclo de 28 dias). Como a produção da hormona hCG se inicia num intervalo de 6 a 12 dias após a fecundação, só na data prevista para a descida da próxima menstruação é que os níveis hCG são suficientemente elevados para serem detetados no teste de gravidez.

Qual é o teste de gravidez mais preciso?

O teste de gravidez mais preciso é a análise ao sangue uma vez que consegue detetar níveis reduzidos da hormona beta hCG na corrente sanguínea da mulher. Por este motivo, o teste ao sangue pode dar um resultado positivo mesmo antes do atraso menstrual.

Teste de gravidez caseiro

Os testes de gravidez caseiros são um mito. Na verdade, não existe qualquer evidência científica que comprove a eficácia de qualquer teste de gravidez que não os de farmácia ou os realizados em laboratório (à urina ou ao sangue). Assim, se suspeita que está grávida o mais aconselhado é fazer um teste de gravidez de farmácia.

Sintomas da gravidez antes do atraso menstrual

Saiba o que acontece na 1ª semana do desenvolvimento embrionário e acompanhe o crescimento do seu bebé durante a gestação semana a semana.

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

Teads fallback - Discover inRead by Teads!

LEIA TAMBÉM

Quantos dias são necessários para confirmar uma gravidez

Quem está tentando engravidar ou desconfia que algo está diferente, geralmente corre para a farmácia em busca de um teste de gravidez. Nesta repostagem, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para não sobrar nenhuma dúvida. Veja quais são os tipos e quando fazer. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Posso estar grávida mesmo quando o exame de sangue dá negativo? Comente com outras mães sobre o assunto no FÓRUM CRESCER

QUAIS TIPOS DE TESTE DE GRAVIDEZ EXISTEM?
Existem dois tipos: de urina e de sangue. Os dois detectam o hormônio gonadotrofina coriônica humana (que tem como sigla HCG) e é produzido pela placenta, quando a mulher está grávida.

QUAL É O TIPO DE TESTE MAIS CONFIÁVEL?
O teste mais confiável e que consegue detectar a gravidez mais cedo é o exame de sangue. Nesse caso, existem ainda dois tipos: o qualitativo, que detecta a presença do hormônio, ou quantitativo, que mede a concentração do hormônio no sangue. O quantitativo permite que o médico faça uma melhor estimativa da época da gestação. Mas atenção: se você fizer o quantitativo, pode ser que o resultado venha em números, apontando a concentração de HCG (por exemplo, 30 mUI/mL). Geralmente, ao lado do número vem uma tabela, indicando a partir de qual concentração há probabilidade de gravidez. Para saber exatamente de quantas semanas você está grávida, só mesmo conversando com seu médico.

+ O que acontece com seu bebê na terceira semana de gravidez

Quantos dias são necessários para confirmar uma gravidez
Teste de gravidez (Foto: Reprodução)

POSSO FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ ANTES DE A MENSTRUAÇÃO ATRASAR?
O HCG começa a ser produzido cerca de 10 dias após a fecundação. Após este intervalo, o teste de sangue já é capaz de detectar a gravidez. O teste de urina necessita de mais tempo para ser confiável. Alguns testes de farmácia mais atuais detectam a gravidez até 4 dias antes da data prevista da menstruação, mas o ideal é esperar pelo primeiro dia de atraso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PRECISO FICAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE GRAVIDEZ?
Não existe nenhum cuidado ou recomendação específica para a realização do exame de sangue.

saiba mais

PRECISA TER PEDIDO MÉDICO PARA FAZER O EXAME DE SANGUE?
O exame de sangue custa, em média, R$ 50 e pode ser realizado sem pedido médico. Caso o exame seja feito por meio do plano de saúde da mulher, é necessário apresentar o pedido.

PARA FAZER O TESTE DE FARMÁCIA, PRECISA SER A PRIMEIRA URINA DA MANHÃ?
Sempre que o teste for feito precocemente (antes do atraso da menstruação), o ideal é utilizar a primeira urina do dia, pois isso aumenta a chance de detectar a presença do hormônio. Se o teste está sendo feito com a menstruação já atrasada, não é necessário usar a primeira urina.

Quantos dias são necessários para confirmar uma gravidez

PODE ACONTECER DE O TESTE DAR POSITIVO E A MULHER NÃO ESTAR GRÁVIDA? E O CONTRÁRIO, DAR NEGATIVO E ELA ESTAR GRÁVIDA?
A mulher pode produzir o HCG durante o ciclo menstrual, mas em concentrações muito baixas, que geralmente não são detectadas pelos testes. Há também alterações hormonais e doenças que levam o corpo a produzir mais HCG. Portanto, quando o teste de urina ou de sangue estão positivos, há uma pequena possibilidade da mulher não estar grávida. No caso do resultado negativo, principalmente no exame de urina, também não é possível confiar 100%, pois nos primeiros dias de gestação a concentração do hormônio pode estar abaixo do detectável pelos testes. Ou seja, você pode estar grávida e o teste não acusar. Vale lembrar que, no caso do teste de farmácia, é preciso verificar sua validade e garantir que ele está devidamente lacrado e estocado. O contato com a umidade e o calor pode alterar as características do teste e afetar o resultado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Método Billings: técnica natural para engravidar ou evitar gestação

APÓS QUANTO TEMPO A MULHER PODE REPETIR O TESTE DE FARMÁCIA?
Se o teste veio negativo, a mulher deve esperar pelo menos três dias antes de repeti-lo.

QUAIS OS ERROS MAIS COMUNS QUE PODEM COMPROMETER O RESULTADO?Quanto custa um teste de farmácia? O primeiro erro é não esperar o atraso da menstruação para fazer o teste. Se você tiver uma relação sexual e realizar o teste três ou quatro dias depois, o resultado será negativo de qualquer modo. Outro erro comum é não seguir à risca as instruções da bula, o que pode levar a um resultado equivocado. Os preços dos testes de farmácia variam de R$ 10 a R$ 50.

+ Tem alguma dúvida? Pergunte no FÓRUM CRESCER

OS TESTES DE GRAVIDEZ MAIS CAROS SÃO MELHORES?
Alguns testes de farmácia mais caros possuem uma sensibilidade maior, ou seja, podem detectar a gravidez mais cedo. Outros tentam associar a dose do hormônio com o tempo de gravidez em semanas. Se o teste for realizado com atraso menstrual, não há grande diferença entre eles.

Fonte: Paulo Nowak, ginecologista e obstetra da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo  

saiba mais