Quais são os três tipos de neurônios

Os neurônios são as células nervosas responsáveis pela propagação do impulso nervoso. Elas compõem o sistema nervoso juntamente com as células glias.

Existem cerca de 86 bilhões de neurônios no cérebro humano e já se sabe que novos neurônios são produzidos ao longo da vida.

Estrutura dos Neurônios

Os neurônios possuem estruturas celulares tais como núcleo e mitocôndrias assim como outras células, no entanto, sua forma diferenciada está relacionada com a sua função.

Quais são os três tipos de neurônios
Quais são os três tipos de neurônios
Estrutura básica de um neurônio

No corpo celular dos neurônios estão as organelas e o núcleo, é o local onde ocorre o metabolismo celular. Do corpo celular partem diversos prolongamentos, os mais curtos são os dendritos, através dos quais são recebidos os estímulos provenientes dos neurônios vizinhos.

O axônio é um prolongamento do corpo celular, geralmente único, longo e envolvido pela bainha de mielina, que tem descontinuidades chamadas nódulos de Ranvier. A bainha de mielina é composta de células gliais que se enrolam no axônio e podem ser de dois tipos: oligodendrócitos e células de Schwann.

O axônio é responsável pela condução dos sinais elétricos e também tem terminações através das quais transmite as informações aos neurônios vizinhos, isso acontece por meio das sinapses.

Hoje em dia já se sabe também que ocorre neurogênese, ou seja, formação de novos neurônios mesmo durante a vida adulta e não só durante o desenvolvimento embrionário como se acreditou durante muito tempo.

Saiba mais sobre as Sinapses.

Tipos de Neurônios

Durante muito tempo se acreditou que existiam 100 bilhões de neurônios no corpo humano. No entanto, pesquisadores brasileiros resolveram investigar e chegaram ao número aproximado de 86 bilhões.

Dentre esses inúmeros neurônios existem diferentes tipos, que podem ser classificados segundo sua forma ou sua função.

Classificação Segundo a Forma

Quais são os três tipos de neurônios
Formas diferentes dos neurônios

  • Neurônios Multipolares: Possuem muitos prolongamentos celulares, vários dendritos e um axônio. São os mais comuns;
  • Neurônios Bipolares: Possuem apenas dois prolongamentos, ou seja, um axônio e outro prolongamento que pode se ramificar em dendritos;
  • Neurônios Unipolares: Possuem apenas um prolongamento, o axônio.

Saiba mais sobre as Células Nervosas.

Classificação Segundo a Função

Quais são os três tipos de neurônios
Estrutura de um neurônio motor

  • Neurônios Sensitivos: Recebem os estímulos recebidos de fora do corpo e produzidos internamente e os transmitem ao Sistema Nervoso Central (SNC);
  • Neurônios Motores: Recebem as informações do SNC e as transmitem para os músculos e glândulas do corpo;
  • Neurônios Integradores: São encontrados no SNC e conectam os neurônios, interpretando estímulos sensoriais.

Veja também: Sistema Nervoso Central

Função dos Neurônios

Os neurônios são células altamente especializadas em processar informações.

São responsáveis pela propagação do impulso nervoso e pelas sinapses, de modo que fazem a comunicação entre o sistema nervoso e o restante do corpo, conduzindo respostas a determinados estímulos.

Confira questões com resolução comentada em Exercícios sobre o Sistema Nervoso.

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso.

Os neurônios são formados por prolongamentos e um corpo celular, conhecido também como pericário. É no corpo celular que estão localizadas as informações genéticas em um grande núcleo e de onde partem os prolongamentos. No Sistema Nervoso Central (SNC), essa parte do neurônio é localizada na substância cinzenta, enquanto no Sistema Nervoso Periférico (SNP) está localizada nos gânglios e em órgãos dos sentidos.

Os prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e o axônio. Os dendritos são prolongamentos mais curtos, quando comparados ao axônio, e apresentam-se bastante ramificados e numerosos. Eles estão relacionados com a função de receber estímulos (terminação aferente).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já os axônios normalmente são únicos, com ramificações geralmente em sua extremidade. Esse prolongamento pode atingir até 1 metro de comprimento e está relacionado com a transmissão do impulso nervoso (prolongamento eferente). Na maior parte dos casos, essa estrutura está envolta por uma bainha de mielina, que é formada por oligodendrócitos ou células de Schwann. Essa estrutura não é contínua por todo o axônio, ocorrendo áreas sem mielina, que são denominadas de nódulo de Ranvier.

Entre a porção final do axônio e a superfície de outra célula, encontramos pequenos locais chamados de sinapse. É nas sinapses que são lançadas substâncias (neurotransmissores) que permitem a transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa mental: Neurônios

Mapa mental: Neurônios

Quais são os três tipos de neurônios

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Os neurônios podem ser classificados em quatro tipos básicos, levando em consideração sua forma:

- Neurônios multipolares - Possuem mais de dois prolongamentos celulares. A maioria dos neurônios de nosso corpo é classificada como esse tipo.

- Neurônios bipolares - Possuem apenas um dendrito e um axônio.

- Neurônios pseudounipolares - Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio.

- Neurônios unipolares - Possuem apenas um axônio.

Quais são os três tipos de neurônios

Observe a classificação dos neurônios segundo a sua forma

Quando levamos em consideração a sua função, os neurônios podem ser divididos em:

- Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente.

- Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.

- Interneurônios – São aqueles que conectam um neurônio a outro, sendo encontrados no SNC.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Maria Sílvia Abrão, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

  • Dos receptores à medula espinhal
  • Cérebro, cerebelo e bulbo

A unidade básica do sistema nervoso é o neurônio, células longas que conduzem "mensagens" em um único sentido de uma região ao outra. Os neurônios são formados por um corpo celular e vários prolongamentos. O corpo celular possui formas variadas, a mais comum é a estrelada. Os prolongamentos do corpo celular podem ser divididos em dois grupos: os dendritos e os axônios.

Em geral, existe apenas um axônio para cada neurônio. Já os dendritos são normalmente mais de um por neurônio, podendo eventualmente ser apenas um. Os neurônios ligam-se entre si através dos prolongamentos. O critério utilizado para classificá-los em dendritos e axônios é a transmissão do impulso nervoso. O prolongamento que leva o impulso nervoso ao corpo celular é o dendrito e o prolongamento que leva o impulso para fora do corpo celular é o axônio.O axônio de um neurônio liga-se aos dendritos do outro neurônio; o axônio desse último liga-se ao dendrito de um terceiro neurônio e assim sucessivamente. Dessa forma o impulso é transmitido em um único sentido.

As sinapses

O prolongamento de um neurônio não continua no prolongamento do outro neurônio, ou seja, eles são contíguos, vizinhos apenas. A ligação entre eles é feita pela sinapse, que é a articulação de um neurônio com o outro, ou uma "válvula fisiológica" que possibilita a passagem do impulso de uma célula à outra.O impulso nervoso que percorre a célula nervosa se dá por modificações químicas e elétricas nessas células. A célula nervosa em repouso é eletricamente polarizada, o interior é negativo e o exterior é positivo. Quando um estímulo é aplicado a uma célula, a membrana é despolarizada no local da estimulação. Essa região se repolariza e a região seguinte despolariza, ocorrendo uma onda de despolarização e repolarização da membrana celular.A atividade elétrica de uma célula é transmitida a outra através das sinapses. O neurônio estimulado libera na sinapse, que o liga a outro neurônio, uma substância química (mediador químico) que causará uma onda de despolarizações e repolarizações na membrana a que está ligado (pós-sináptico).

Tipos de neurônios

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no encéfalo ou na medula espinhal.

Um nervo é composto por prolongamentos do neurônio (axônios ou dendritos) e por vasos sanguíneos para nutrir as células nervosas.