O que é protagonismo estudantil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Aceitar Política de Privacidade

O que é protagonismo estudantil

O que é protagonismo estudantil

Pense em uma sala de aula. Provavelmente, você deve ter imaginado uma classe com os alunos sentados, cada um em sua carteira, e um professor lá na frente, escrevendo no quadro ou fazendo alguma explicação. Esse é o modelo mais tradicional na educação brasileira, em que o professor é o detentor do conhecimento, e os alunos, aqueles que irão receber as informações de forma passiva.

No entanto, uma tendência vem mudando esse sistema educacional: o protagonismo estudantil é uma metodologia que vem sendo adotada por escolas que querem dar aos estudantes a oportunidade de ocupar o centro de sua própria formação acadêmica e humana. Quando o aluno se torna protagonista de sua própria trajetória, a lógica se inverte: professores e estudantes estão em constante interação e há mais participação dos alunos no processo de aprendizagem.

Pesquisas mostram que os estudantes são receptivos a esse tipo de mudança na metodologia de ensino: de acordo com educadores, o protagonismo estudantil altera a dinâmica da sala de aula, os docentes passam a inovar mais e os alunos aprendem fazendo, rompendo as barreiras entre o conhecimento teórico e prático. Os pesquisadores Blasius Silvano Debald e Norma Viapiana Golfeto afirmam que “rompe-se com a ideia de que a aprendizagem é homogênea” e que “promove-se processos de aprendizagem mais sólidos e eficazes, pois o aprender não está dissociado do fazer”.

Em Florianópolis, o Colégio Santa Terezinha, localizado no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, é uma das escolas que vem trabalhando para tornar seus estudantes cada vez mais protagonistas do próprio aprendizado. A diretora pedagógica do colégio, Ana Lúcia Wüst, explica que a adoção dessa prática proporciona mais motivação e comprometimento dos alunos em relação à aprendizagem, além de participação efetiva em todo o processo.

— A metodologia aplicada permite uma correlação e reflexão com todas as áreas do conhecimento, bem como possibilita atividades que desenvolvam o aluno em todos os aspectos: cognitivo, social e emocional.

Segundo Ana Lúcia, adotar uma visão inovadora e que inclui o aluno no processo de aprendizagem é importante em todas as etapas da vida escolar. No entanto, ela destaca que deve-se observar a faixa etária dos estudantes na hora de considerar a autonomia para as atividades propostas.

— Na Educação Infantil, iniciamos trabalhando a responsabilidade e autonomia nas escolhas de brincadeiras, nas relações entre os colegas de turma. Esse processo é concluído mais adiante, no Ensino Médio, com toda uma estruturação de atividades para um projeto de vida no qual o aluno, de forma sistêmica, é levado a reflexões e escolhas para o seu presente e futuro enquanto ser humano e cidadão — afirma.

Inovações na educação

Para a efetivação da proposta de protagonismo estudantil como metodologia de ensino do Colégio Santa Terezinha, foram desenvolvidos diversos pontos que, quando em integração, contribuem para o desenvolvimento dos estudantes tanto em sua vida acadêmica quanto na formação como seres humanos. Entre elas, Ana Lúcia destaca:

  • Parceria com a Plataforma de Ensino AZ, desenvolvida pela Conexia Educação, que proporciona uma estrutura completa de soluções educacionais, tanto físicas como digitais;
  • Escolha da Escola da Inteligência como metodologia e suporte para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos e toda a comunidade;
  • Investimentos na arquitetura e organização de diversos espaços físicos da escola;
  • Constante formação de toda a equipe docente e pedagógica;
  • Implantação de disciplinas como Sustentabilidade Ambiental, Educação Financeira e Formação Socioemocional, entre outras, no currículo escolar;
  • Expansão do Ensino Bilíngue em horário regular de aula para todas as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano);
  • Oferta de oficinas em horários alternativos na área das artes e esportes.

Segundo a diretora pedagógica, toda essa busca por novas práticas pedagógicas tem como principal objetivo preparar as crianças e adolescentes, nativos digitais, para uma sociedade em constante evolução, na qual as relações humanas são tão importantes quanto o domínio das informações e o uso das tecnologias.

O que é protagonismo estudantil

— Toda mudança ou “evolução” requer um comprometimento muito grande de toda a estrutura que a promove. O maior desafio é a conscientização por parte de toda a comunidade escolar sobre a importância dessa nova prática: tornar os alunos mais responsáveis pelo seu aprendizado e desenvolver a sua autonomia.

Novo Ensino Médio

As transformações metodológicas e curriculares seguem as diretrizes do Novo Ensino Médio, proposta aprovada em 2017 e que passou a vigorar este ano, com o objetivo de tornar a educação mais vocacionada, direcionando os estudantes para suas escolhas profissionais. Entre as mudanças estão o aumento da carga horária e uma grade curricular mais flexível, com mais de 25 disciplinas optativas de cinco diferentes áreas do conhecimento (linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional).

Para tanto, o investimento na formação continuada de todos os colaboradores é uma constante. O objetivo é manter os educadores e profissionais que integram a equipe da escola capacitados em suas áreas de inovação para a implantação dessa nova proposta pedagógica, que tem como grande desafio preparar os alunos para a sociedade.

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Colégio Santa Terezinha no site da escola.

Leia também