O que e o turismo rural e quais os benefícios

O que e o turismo rural e quais os benefícios
6 de outubro de 2020 13h41

O que e o turismo rural e quais os benefícios

Seja como fonte de renda principal e complementar, o turismo rural é uma atividade importante a ser explorada pelo homem do campo. Porém, seja pela crise econômica ou situação de pandemia, o setor se viu prejudicado pela redução no número de visitantes.

Contudo, com a retomada das atividades após a pandemia, a tendência é que os turistas voltem a circular, até mesmo em maior número. Por isso, a gerente de relações institucionais da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Marcia Azeredo, mostra como o turismo rural pode agregar valor a pequenos estabelecimentos agrícolas.

Vale ressaltar que o turismo no meio rural consiste em atividades de lazer em várias modalidades definidas com base na oferta de atividades ecológicas, de aventura, negócios e eventos, saúde, cultura e esportes. Sendo assim, abaixo, você confere os benefícios de se investir nesta modalidade de turismo e porque ela é tão importante.

Adaptar sua propriedade com atividades atrativas aos visitantes pode gerar renda para o ano inteiro ou assegurar boa margem de lucro em temporadas de férias. Além disso, abre-se a possibilidade de receber eventos, o que deve ser financeiramente interessante.

Melhoria da qualidade de vida da população

Ao ter sua propriedade como destino de turistas, se faz válido contato como poder público para que sua região receba investimentos na manutenção das estradas, sistema de coleta seletiva, reciclagem do lixo, tratamento de água, iluminação pública e sinalização indicativa, por exemplo.

Valorização cultural

Segundo Azeredo, alguns dos maiores atrativos da atividade turística são folclore, trabalhos manuais, “causos” e a gastronomia. Com o turismo rural, você garante que a história de sua família ou localidade não sejam perdidas com o passar do tempo.

Conservação de processos produtivos tradicionais

Aliás, a gastronomia é um capítulo à parte para o turismo rural. É graças ao diferencial na forma de produção de alimentos que o público procura estabelecimentos com aquela comida da fazenda ou selo artesanal que não se encontram no meio urbano.

Preservação de áreas naturais

Além de garantir renda ao homem do campo, o turismo rural ajuda na manutenção da natureza, uma vez que trilhas, rios e cachoeiras são algumas das atrações mais buscadas pelos turistas. Benéficas para quem visita, atividades de ecoturismo também podem aumentar a consciência ambiental dos anfitriões, que passam a depender de áreas verde conservadas para conquistar os hóspedes.

Abaixo, assista à palestra completa:

O projeto Família Nação Agro é uma ação do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural de São Paulo.

O turismo rural aquece a economia do país e promove o desenvolvimento das regiões, pois permite maior fluxo de capital, além de gerar emprego e renda a inúmeras famílias rurais. Trata-se de uma atividade onde as pessoas buscam lazer no contato com a natureza, com o meio rural.

Andar a cavalo, visitar salas onde se ordenham vacas, fazer trilhas ecológicas, desfrutar dos quitutes regionais, tudo envolve o turismo no campo.

Considera-se como turismo rural toda atividade realizada no campo, diretamente relacionada à produção agropecuária, com o objetivo de agregar valor a produtos e serviços, além de resgatar os costumes regionais. Na verdade, o turismo rural engloba todas as atividades de lazer em ambiente não urbano, que envolve modalidades, como agroturismo, turismo ecológico, turismo de aventura e outras.

Infelizmente, no Brasil, ainda há muito a se investir em turismo rural, como já é feito em muitos países na Europa. Lá os empreendedores veem o turismo no campo como um promissor investimento. Aqui os investidores ainda são poucos, pois não percebem o potencial que as áreas rurais apresentam para os negócios. É preciso haver iniciativas públicas e privadas, para alavancar o turismo rural em nosso país.

Principais vantagens do turismo rural:

gera empregos;
 inibe o êxodo rural;
 valoriza as práticas rurais;
 integra o campo com a cidade;
 permite o intercâmbio cultural;
 resgata a autoestima do homem do campo;
 permite a diversificação da economia regional;
 melhora a qualidade de vida das famílias rurais;
 otimiza a infraestrutura de transporte e saneamento no meio rural.

Entretanto, a implantação do turismo rural deve ser bem-planejada, para evitar o aumento exorbitante de veículos no campo, a degradação do meio ambiente e a descaracterização dos costumes da região, entre outros problemas.

O que e o turismo rural e quais os benefícios

Fonte: Tecnologia e Treinamento

O que e o turismo rural e quais os benefícios

Esse tipo de turismo deve estar sempre comprometido com a convivência harmoniosa das práticas agrícolas e com o modo de vida local.

O turismo rural é um segmento turístico que, de acordo com o Ministério do Turismo, pode ser entendido como o conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural, sempre empenhadas em valorizar a produção agropecuária e agregar valor aos serviços e produtos do campo, resgatando, assim, a importância cultural e natural da localidade.

Ao se tratar desse tipo de turismo, é preciso lembrar que o seu desenvolvimento deve estar sempre comprometido com a convivência harmoniosa das práticas agrícolas e com o modo de vida local. Isso porque é uma proposta de respeito às  nossas raízes, principalmente nos tempos atuais, quando muito se fala, e começa a ser feito, pelo meio ambiente.

Descrever essa modalidade turística é também confrontar duas realidades distintas: campo e cidade. É possível observar que, com o corre-corre diário nas cidades grandes, pensar em um final de semana de descanso e tranquilidade, e em contato com a natureza, é uma possibilidade agradável. A busca por melhor qualidade de vida tem levado as pessoas a se deslocarem para o campo, para recuperar as energias.

Nesse contexto, o turismo rural surge como forma alternativa de renda, um negócio que proporciona aos proprietários rurais manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local. Também desperta a consciência e compreensão ecológicas, transformando os moradores, de forma espontânea, em agentes conservadores da natureza, sobretudo à medida em que percebem o turismo como fonte de economia. Corresponde a uma forma de lazer saudável, com consciência ambiental, na qual valores culturais e regionais são resgatados e valorizados. Um negócio propício para um país como o Brasil, que possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas, impulsionando a economia agrícola e o desenvolvimento de regiões.  

O que e o turismo rural e quais os benefícios

A atividade turística pode trazer benefícios, como a promoção de atividades artesanais.

Mantendo-o de maneira sustentável, ganha o produtor e a comunidade, pois é uma alternativa flexível e que pode ser adequada a cada demanda. Observando que essa atividade pode ter seu início em locais não muito desenvolvidos economicamente, a formação de parcerias torna-se atraente e transformadora, podendo a implantação de atividades funcionar como agente modificador e trazer benefícios e prosperidade para a região. A implantação de um empreendimento de turismo rural em uma fazenda exige uma série de considerações sobre o potencial da propriedade e a sua capacidade de transformar os atrativos que ela oferece aos visitantes em produto turístico vendável.

Pensando na implantação de empreendimentos de turismo rural, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Como Implantar o Turismo Rural em Sua Fazenda”, apresentando, inicialmente, quatro exemplos de empreendimentos completamente diferentes quanto a seus atrativos, organização e público-alvo, para depois discutir, em detalhe, os principais pontos da organização do negócio. Nele você receberá informações do zootecnista Fábio M. Hosken, consultor e professor do SEBRAE em Turismo Rural.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A atividade turística, como promotora de desenvolvimento econômico e social, pode trazer benefícios, como a melhoria na infraestrutura da região, desenvolvimento de atividades de lazer para a população, pequenas indústrias caseiras e promoção de atividades artesanais e, assim, aumento da procura por produtos alimentícios tradicionais do local.

O que e o turismo rural e quais os benefícios

O que e o turismo rural e quais os benefícios

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.