Em um mapa de escala 1 3000 quantos centímetros

Vamos usar o mapa-múndi como exemplo. Digamos que nós estamos estudando por um mapa com escala de 1:80.000.000. Isso significa que cada um centímetro do mapa corresponde a 80 milhões centímetros no mundo real. ... Nesse caso, um centímetro equivale a 100 centímetros de terreno.

O que é escala de 1 50?

A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.

Qual o significado de um mapa na escala 1 1000?

Quando não se é dado unidade, sempre estão os dois números em centímetros. Logo, se a escala de um mapa é 1 : 1000 significa que a cada 1 cm desenhado no mapa, equivale a 1000 cm no espaço real, ou seja, se você quiser representar uma distância de cm, teria que desenhar no mapa exatamente 3 cm.

Qual o significado de um mapa na escala?

A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. ... Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.

Qual o tamanho real em centímetros de 1 00 m na escala de 1 50?

A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real. Percebeu? Quanto maior o número da escala, menor o desenho e seus detalhes.

Como colocar no Autocad a escala de 1 200?

Na prática, existem duas formas de fazer o ajuste da escala da vista do desenho, que funcionam em todas as viewports: Método 1 - o ajuste do custom scale, na janela de propriedades do objeto (properties), com a viewport selecionada; Método 2 - o uso do comando zoom, com a viewport ativa.

O que é uma escala de 1 500?

Basta acrescentar um “0” ao final do valor da escala, e seu desenho terá proporções maiores. ... A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real.

¿Cuáles son los tipos de escala de escala?

  • TIPOS DE ESCALA ESCALA DE REDUCCIÓN 1/2 ESCALA NATURAL 1/1 ESCALA DE AMPLIACIÓN escala: ESCALAS NORMALIZADAS Aunque, en teoría, sea posible aplicar cualquier valor de escala, en la práctica se recomienda el uso de ciertos valores normalizados con objeto de facilitar la lectura de dimensiones mediante el uso del escalímetro.

¿Qué es un ejercicio de escalas?

  • Ejercicios de escalas¶ Este ejercicio consiste en copiar las figuras en un papel cuadriculado con el mismo tamaño que aparece en la lámina. A continuación la figura se copiará con una escala de ampliación 2:1, al doble de su tamaño. Por último la figura se debe copiar con una escala de reducción 1:2, a la mitad de su tamaño.

¿Qué es la designación de una escala?

  • En un mismo dibujo esta relación se debe mantener constante para la representación de todos los elementos que componen el objeto. La designación de una escala debe comprender la palabra “ESCALA” seguida de la indicación de la relación correspondiente referida a la unidad; por ejemplo: ESCALA 1:5.

¿Qué es una escala natural?

  • TIPOS DE ESCALAS ESCALA NATURAL: las medidas lineales del dibujo coinciden con las correspondientes medidas reales del objeto; es decir, el dibujo del objeto será de igual tamaño que el objeto real; se designa ESCALA 1:1. ESCALAS DE REDUCCION: las medidas lineales del dibujo son menores que las correspondientes medidas

O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução - feita com o uso da escala - torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade.

As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação gráfica ou de uma representação numérica.

Escala gráfica

A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território. Observe:

De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm é equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, a distância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilômetros e meio). A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias do mapa e do território.

Escala numérica

A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.

Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.

Caso o mapa seja confeccionado na escala 1 300, cada 1cm no mapa representa 300 cm ou 3 m. Para fazer estas transformações é necessário aplicar a escala métrica decimal:

ou

Aplicação da escala

A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D). Isto é:

As questões que envolvem o uso da escala estão geralmente relacionadas a três situações:

1. Calcular a distância real entre dois pontos, separados por 5 cm (d), num mapa de escala (E) 1: 300 000.

2. Calcular a distância no mapa (d) de escala (E) 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distância (D) um do outro.

3. Calcular a escala (E), sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distância real (D) de 15 km.

Grande e pequena escala

Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas não apresentam detalhes e são elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior é a redução aplicada para a sua elaboração e menor será a escala.

As escalas grandes são aqueles que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e, por essa razão, é possível um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, são aquelas cujo denominador é menor. As escalas maiores normalmente são denominadas de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetônico ou para representar uma cidade. De acordo com os exemplos já citados a escala 1: 300 é maior do que a escala 1: 300 000.

A escolha da escala é fundamental ao propósito do mapa e ao tipo de informação que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante é representar as estruturas básicas dos elementos representados e não a exatidão de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Aliás, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupação com os detalhes, mas assim mesmo as informações devem ser selecionadas para atender apenas o objetivo pelo qual foram elaboradas.

A escala foi um conceito matematico criado para representar de tamanhos diferentes imagens muito grandes ou muito pequenas. Estas são representadas com proporcionalidade, sem distorções, como por exemplo os mapas.

Se observarmos no canto esquerdo em baixo nos mapas vemos uma escala e o número dela depende do tamanho do mapa.

Em um mapa de escala 1 3000 quantos centímetros

No mapa a cima por exemplo, 1:36 600 000 significa que um centímetro no mapa é equivalente a 36.600.000 centímetros reais. Essa é a escala numérica, que está abaixo, porém em cima tem uma escala gráfica, que mostra que o espaço nela representado equivale a 346 km

RESOLUÇÃO DE PROBLMAS

Para resolver um problema que envolve escala basta usar a REGRA DE 3, por exemplo:

(Univale) Em um mapa de escala 1: 3.000.000, quantos centímetros serão necessários para representar uma reta de 150 km reais?

mapa realidade

1cm 3.000.000cm

x 15okm

primeiro deve-se igualar os valores de mediada, ou seja, transformar os 3.ooo.000 centímetros em quilômetros.

1000 metros = 1 km

100 cm = 1 m

Logo, se dividirmos 300.000.000 por 1000, transformaremos em metros e se dividirmos o resultado por 100 teremos o resultado em centímetros.

3.000.000: 1000= 3.000

3.000:100= 30

concluímos então que 3.000.000 cm é equivalente a 30 km. Agora para resolvel o problema basta fazer uma regra de 3:

mapa realidade

1cm 30km

x 15okm

30x=150

x=150:30

x=5

Resposta: serão necessários 5 centímetros

EXERCÍCIOS:

1. Duas cidades estão separadas por uma distância de 50 km. Qual seria a distância dessas cidades representadas num mapa de escala 1: 1000.000?

2. No mapa de escala 1:25 000 000, a distância em linha reta entre as cidades de Araçatuba e Campinas é de 1,5cm. Na realidade essa distância é de: a) 150Km b) 167Km c) 375Km d) 250Km

3. Uma cidade está localizada a 5cm de outra, medidos sobre um mapa de escala 1:200.000. Desprezando as distorções normais de uma projeção, marque a opção que indica a distância real (no terreno) entre as cidades. a) 5km b) 100km c) 10km d) 50km

4. Observando o mapa da Itália, de escala 1:12 000 000, sabe-se que a cidade A está a 4,5cm da cidade B. Qual é distância real entre estas duas cidades? a) 54Km b) 200Km c) 7000Km d) 540Km

5. (PUC-PR) A distância de 7 cm, medida em um mapa de escala numérica 1:2 500 000, corresponde em quilômetros na superfície da Terra a um comprimento real de: a) 225 b) 17 500 c) 1 750 d) 175 e) 185

6. (Mack-2006) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade,

a) 3,6km2.

b) 36 km2.

c) 360 km2.

d) 3.600 km2.

e) 36.000 km2.

7. (Mack) Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala de?

8.   (UEPG-PSS) Se, em determinado mapa, a distância de 250 km entre duas cidades é representada com 10 cm, qual é a escala desse mapa?

a) 1: 2.500

b) 1: 25.000

c) 1: 250.000

d) 1: 2.500.000

e) 1: 25.000.000

9. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades?

10. (AGFV) O professor de Geografia de Maria, que mora numa cidade do interior de Mato Grosso, solicitou que todos os alunos elaborassem uma representação do bairro onde moram.

A partir dessas informações, assinale a escala cartográfica que Maria deveria utilizar, considerando o tamanho da área a ser representada.

a) 1:100.000

b) 1:750.000 

c) 1:1.500.000  

d) 1:10.000  

e) 1:250.000

Fontes:

http://www.belasartes.br/chocolatedigital/wp-content/uploads/2013/08/Exercicios-de-Escala.pdf

http://geografalando.blogspot.com.br/2013/03/escalas-geografica-exercicios-de.html