Quanto ao cheque, podemos afirmar como correto:

182º Concurso de Provas e Título para Ingresso na Magistratura/SP 2009

Resolução da Questão 100 Direito Empresarial

100 . Quanto ao cheque é correto afirmar que

(A) deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 60 (sessenta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 90 (noventa) dias, quando emitido em outro lugar do Brasil ou no exterior.

(B) pode ter seu pagamento garantido, no todo ou em parte, por aval prestado por terceiro, exceto o sacado, ou mesmo pelo signatário do título.

(C) nele não poderá estipular que o seu pagamento seja feito a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa à ordem.

(D) é válido o endosso do sacado.

NOTAS DA REDAÇAO

O cheque é conceituado como ordem de pagamento à vista, sacada contra um banco e com base em suficiente provisão de fundos depositado pelo sacador em mãos do sacado. Pode ser passado em favor próprio ou de terceiro.

Temos as seguintes figuras relacionadas ao cheque:

- sacador: é o devedor principal do cheque, ou seja, quem o emite;

- sacado: é o banco;

- beneficiário: é o credor do cheque.

São requisitos do cheque:

- denominação cheque no próprio título;

- ordem incondicional de pagar quantia determinada;

- identificação do banco sacado;

- local do pagamento;

- data de emissão;

- assinatura do sacador ou mandatário com poderes especiais, bem como sua identificação (RG, CPF).

Modalidades:

- Cheque cruzado: é o cheque que apresenta traços transversais, devendo ser pago mediante depósito em conta corrente;

- Cheque visado: é o cheque em que o banco sacado declara a suficiência de fundos;

- Cheque administrativo: é o cheque do próprio banco sacado, para liquidação por ele mesmo.

Do Cheque Cruzado

Art. 44 O emitente ou o portador podem cruzar o cheque, mediante a aposição de dois traços paralelos no anverso do título.

1º O cruzamento é geral se entre os dois traços não houver nenhuma indicação ou existir apenas a indicação banco, ou outra equivalente. O cruzamento é especial se entre os dois traços existir a indicação do nome do banco.

2º O cruzamento geral pode ser convertida em especial, mas este não pode converter-se naquele.

3º A inutilização do cruzamento ou a do nome do banco é reputada como não existente.

Do Cheque para Ser Creditado em Conta

Art. 46 O emitente ou o portador podem proibir que o cheque seja pago em dinheiro mediante a inscrição transversal, no anverso do título, da cláusula para ser creditado em conta, ou outra equivalente. Nesse caso, o sacado só pode proceder a Iançamento contábil (crédito em conta, transferência ou compensação), que vale como pagamento. O depósito do cheque em conta de seu beneficiário dispensa o respectivo endosso.

1º A inutilização da cláusula é considerada como não existente.

2º Responde pelo dano, até a concorrência do montante do cheque, o sacado que não observar as disposições precedentes.

Para sua existência o cheque não se vincula a nenhum outro documento, por isso é considerado título de modelo vinculado. Como regra é considerado título nominativo, mas o artigo 69 da Lei nº 9.069/95 dispõe:

Art. 69 . A partir de 1º de julho de 1994, fica vedada a emissão, pagamento e compensação de cheque de valor superior a R$ 100,00 (cem REAIS), sem identificação do beneficiário.

No cheque nominativo a transmissão, conforme dispõe o artigo 17 da Lei nº 7.357/85, será pela tradição e pelo endosso.

Art. 17 O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa à ordem, é transmissível por via de endosso.

1º O cheque pagável a pessoa nomeada, com a cláusula não à ordem, ou outra equivalente, só é transmissível pela forma e com os efeitos de cessão.

2º O endosso pode ser feito ao emitente, ou a outro obrigado, que podem novamente endossar o cheque.

O artigo 33 da Lei do Cheque (7.357/85) dispõe que o prazo para apresentação é de 30 (trinta) dias, contados da emissão, para a mesma praça, e de 60 (sessenta) dias, contados da emissão, para praças diferentes.

Art. 33 O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior. Parágrafo único - Quando o cheque é emitido entre lugares com calendários diferentes, considera-se como de emissão o dia correspondente do calendário do lugar de pagamento.

Por fim temos a questão do prazo prescricional do cheque, ou seja, limite para sua apresentação. Dispõe o artigo 59 da Lei nº 7.357/85:

Art. 59 Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação que o art. 47 desta Lei assegura ao portador. Parágrafo único - A ação de regresso de um obrigado ao pagamento do cheque contra outro prescreve em 6 (seis) meses, contados do dia em que o obrigado pagou o cheque ou do dia em que foi demandado.

Portanto, o prazo prescricional do cheque é de 6 (seis) meses, contados do prazo de apresentação. Este mesmo prazo será aplicado para a execução contra endossante e seus avalistas, para tanto o cheque deve ser apresentado em tempo hábil e a recusa do pagamento deve ser comprovada pelo protesto ou por declaração do sacado, escrita e datada sobre o cheque.

A súmula 299 do STJ traz a possibilidade do credor cobrar o cheque por meio de ação de cobrança ou monitória após a prescrição da ação executiva. Também é possível a utilização da ação de enriquecimento ilícito no prazo de 2 (dois) anos contados da prescrição da ação executiva.

Art. 61A ação de enriquecimento contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o não-pagamento do cheque, prescreve em 2 (dois) anos, contados do dia em que se consumar a prescrição prevista no art. 59 e seu parágrafo desta Lei.

Importante: Súmulas STJ 388: A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral.

370: Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado.

Fonte:

Santos, Elisabete Teixeira Vido dos. Direito Comercial/ Elisabete Teixeira Vido dos Santos 8.ed. São Paulo : Premier Máxima 2009. (Coleção elementos do direito)

Resposta:

Mas qual é a pergunta?? Não tem como responde isso!!! Sinto muito!!!

30 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 6 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino superior e pertence à matéria de Direito.

Essa resposta recebeu 200 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Riacho de Santana ou Maiquinique.

Pergunta

Quanto ao cheque, podemos afirmar como correto: a) A ausência de provisão de fundos prejudica a validade do título, cambiariamente. b) Por ser uma ordem de pagamento à vista, o banco não se vincula à data aposta para pagamento, ainda que pré-datado, devendo pagar o título de imediato. c) Pode ser endossado, de modo puro e simples ou condicionado a evento futuro e incerto. d) Trata-se de papel de curso forçado, a ser recebido como se fosse dinheiro. e) Admite as figuras do Aval e do Aceite.

Resposta

b) Por ser uma ordem de pagamento à vista, o banco não se vincula à data aposta para pagamento, ainda que pré-datado, devendo pagar o título de imediato.. Está correto o exposto na afirmativa (B), por ser uma ordem de pagamento à vista, o banco não se vincula à data aposta para pagamento, ainda que pré-datado, devendo pagar o título de imediato.O cheque pode ser recebido como uma substituição de dinheiro ou como uma ordem de pagamento.E para que ocorra a validação de um cheque, o mesmo deve apresentar alguns requisitos essenciais dispostos no 1º da Lei n.º 7.357/85, são eles: possuir o termo “cheque” escrito, possuir a data de validade, o banco, onde de ser pago, o valor da quantia e assinatura do proprietário ou de alguém que possa responder legalmente em seu lugar.Bons estudos!

Estudantes também estão buscando por

  • Conclusão sobre A Globalização no Brasil
  • Assinale a alternativa que representa a diferença entre “Administração” e “Administrador”: Escolha
  • México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional.

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 100 pessoas fizeram isso hoje e 133 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Quanto ao cheque, podemos afirmar como correto:

Aap2 - Direito Empresarial 22/02/21 1) Texto base: O cheque, como os demais títulos de crédito, possui características e requisitos legais. Assim pode ser suprimido do cheque: Alternativas: a) Identificação do portador. X b) Assinatura do emitente ou de seu mandatário. c) Denominação cheque inscrita no contexto do título e expressa em língua nacional. d) Local de pagamento. e) Nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar. 2) Texto base: O cheque é um título de crédito, uma ordem de pagamento que deve ser apresentada ao banco sacado. Quanto ao cheque, podemos afirmar como correto: Alternativas: a) Por ser uma ordem de pagamento à vista, o banco não se vincula à data aposta para pagamento, ainda que pré-datado, devendo pagar o título de imediato. X b) A ausência de provisão de fundos prejudica a validade do título, cambiariamente. c) Admite as figuras do aval e do aceite. d) Pode ser endossado, de modo puro e simples ou condicionado a evento futuro e incerto. e) Trata-se de papel de curso forçado, a ser recebido como se fosse dinheiro. 3) Texto base: A duplicata é uma espécie de título de crédito que constituiu o instrumento de prova do contrato de compra e venda. Quanto ao título de crédito conhecido como duplicata, podemos afirmar que: Alternativas: a) É título protestável por falta de aceite, de devolução ou de pagamento, podendo o protesto ser tirado mediante apresentação da duplicata, da triplicata, ou ainda por simples indicações do portador, na falta de devolução do título. X b) É lícito ao comprador resgatá-la antes do aceite mas não antes do vencimento. c) Em nenhum caso poderá o sacado reter a duplicata em seu poder até a data do vencimento, devendo comunicar eventuais divergências à apresentante com a devolução do título. d) O comprador poderá deixar de aceitá-la por vícios, defeitos e diferenças na qualidade ou na quantidade das mercadorias, exclusivamente. e) Trata-se de título causal, que por isso não admite reforma ou prorrogação do prazo de vencimento. 4) Texto base: _________________ é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar a soma constante no título. Nada mais é do que uma promessa de pagamento. Alternativas: a) Nota promissória. X b) Fatura. c)Letra de Câmbio. d) Nota fiscal. e) Recibo.

Quanto ao cheque, podemos afirmar como correto:
Quanto ao cheque, podemos afirmar como correto:
Quanto ao cheque, podemos afirmar como correto: