Por que o sangue e vermelho

E que tal sangue violeta? Ele está presente em alguns animais marinhos esquisitos até no nome: sipúnculas, priapúlidas e braquiópodes. Neles, quem carrega o oxigênio é a hemeritrina. Para completar, tem o sangue verde, encontrado em muitas espécies de poliquetos, “primos” das minhocas. Ele é dessa cor, porque contém clorocruorina. Tanto a clorocruorina quanto a hemeritrina contêm ferro, mas a composição química é diferente da nossa hemoglobina, e por isso o sangue com uma dessas duas proteínas não fica vermelho.

Alguns pequenos lagartos da Ásia também têm sangue verde, mas não pela presença de clorocruorina. O sangue deles têm hemoglobina como o nosso, mas têm também uma alta concentração de biliverdina, substância tóxica para a maioria dos bichos, só que não para esses répteis.

Sangue transparente também existe? Sim! O sangue do peixe-gelo, que vive na costa da Antártida, não tem cor, porque o oxigênio circula por ele sem pegar carona com nenhuma substância. E existem ainda animais sem sangue, nos quais o oxigênio entra da água ou do ar direto nas células, como é o caso das esponjas-marinhas, corais, águas-vivas, estrelas-do-mar e ‘vermes’, como planárias, solitárias e lombrigas.

O sangue é uma mistura de células que percorrem o sistema circulatório nos animais vertebrados. É maioritariamente composto por glóbulos vermelhos, cuja principal função é transportar o oxigénio para todo o organismo. Na sua parte líquida, a que chamamos plasma, ainda encontramos glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo, e plaquetas, que facilitam a coagulação. Em média, um adulto tem cerca de quatro a seis litros de sangue no seu corpo.

“Curiosidades e Conhecimento”, rubrica que integra o Zig Zag, pretende revelar pequenos segredos da vida e do dia-a-dia, nos quais, por vezes, nem reparamos.

Por Brunno Câmara - segunda-feira, setembro 24, 2012

Por que o sangue e vermelho

Molécula de Hemoglobina

A cor vermelha do sangue é provocada pela presença dos eritrócitos que compõem cerca de 40-45% do volume total (hematócrito). Um eritrócito é constituído por 60% de água e 40% de parte sólida, sendo a maior proporção desta representada pelas moléculas de Hemoglobina.

Cada molécula é constituída por quatro cadeias polipeptídicas, as globinas, e quatro grupos heme. Cada grupo heme contém um átomo de ferro. Quando esse ferro é oxidado é produzida a cor vermelha, característica do nosso sangue.

O sangue pode ser ainda vermelho vivo (sangue arterial) ou vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigênio às células, é vermelho vivo. Posteriormente, recebe o dióxido de carbono que as células produzem, tornando-se mais escuro, pois a presença de oxigênio é menor.

Por que o sangue e vermelho


Postagem mais recente Postagem mais antiga

Por que o sangue e vermelho

Já parou para pensar sobre o por quê de o nosso sangue ser vermelho? A Gabriela, que mora em Cardeal Mota, a Lara, de Morada Nova e a Luísa que estuda no Centro Pedagógico da UFMG em Belo Horizonte, todas de 10 anos, certamente já. Foram elas quem deixaram esta pergunta para a gente, e quem ajuda a responder é a Débora D’ávila, professora no Instituto de Ciências Biológicas e coordenadora do Universidade das Crianças. Veja só o que ela disse:

“Realmente, eu também me perguntava de onde vem essa cor tão forte do sangue. A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos.

E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. é essa proteína, a hemoglobina, ligada à átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.

Com certeza, alguns de vocês já devem ter escutado falar nessa tal de hemoglobina. é ela que recebe o oxigênio que vem com o ar que respiramos e o leva a todas as células do nosso corpo. E essa ligação do oxigênio com a hemoglobina se dá através dos átomos de ferro.

Está vendo? Mamãe estava certa mais uma vez. Temos que comer alimentos ricos em ferro, como carne, feijão e espinafre. E agora você já sabe o porquê! Se falta ferro no nosso organismo, falta hemoglobina e oxigênio para as células. E isso se chama anemia. A criança anêmica fica fraquinha, desanimada, não quer ir a escola e nem mesmo brincar.

Nossa, viu só? Por trás do vermelho do nosso sangue, tem muita coisa legal pra se descobrir, mas eu fico por aqui.”

Ilustração: Bruno Sommerfeld