O que significa plano de saude por adesão

Um plano de saúde coletivo por adesão é aquele obtido por um grupo de pessoas, mas há regras para isso. Veja no texto!

Contratar um plano de saúde coletivo por adesão pode ser mais barato e mais simples que um plano comum. Mas afinal, como ele funciona?

Na verdade, um convênio médico coletivo por adesão funciona da mesma forma que os planos de saúde individual. Com ele, o usuário tem acesso a consultas, exames, cirurgias, internações etc.

Clique aqui e faça o seu seguro auto em 30 segundos.

Os tipos desses atendimentos vão depender da segmentação assistencial do plano contratado. Os planos ambulatoriais, por exemplo, só cobrem internação por, no máximo, 12 horas.

Então, o que diferencia um plano de saúde coletivo por adesão dos demais é, na verdade, a sua forma de contratação.

Imagem: Dollar

Como funciona o plano de saúde coletivo por adesão?

Esse tipo de convênio médico é direcionado a um grupo de profissionais que fazem parte de associações, sendo um plano de saúde barato. Essa associação faz a contratação, e então disponibiliza a assistência ao indivíduo.

Como associação, estamos nos referindo a pessoas jurídicas de caráter profissional, setorial ou classista. Isso inclui sindicatos, conselhos e associações profissionais.

Logo que um indivíduo adere ao plano contratado pela associação, ele se torna titular do seu próprio plano. Ou seja, o grupo só funciona como “intermediador”; o usuário é real responsável por quitar as mensalidades.

Também vale a pena diferenciar o plano por adesão dos planos coletivos e verificar o que cada operadora oferece, já que as coberturas e tipos de planos da Assim é diferente do convênio Unimed, Hapvida plano de saúde e outros. Os coletivos são os planos empresariais, contratados por uma empresa e disponibilizados aos seus funcionários.

Então, os beneficiários têm vínculo empregatício com a contratante. Enquanto no por adesão, eles têm relacionamento com uma associação profissional.

Vantagens do plano de saúde coletivo por adesão

As vantagens desse tipo de plano de saúde são bastante interessantes. Veja abaixo.

Preço do plano de saúde

Em geral, as mensalidades de um plano por adesão são cerca de 50% mais baratas do que os planos individuais.

Isso acontece porque, para cotar a assistência, a operadora do plano não considera o perfil de cada usuário. Em vez disso, analisa a sinistralidade do grupo de pessoas que faz parte da associação profissional.

Já quando os valores são cotados para cada indivíduo, o preço do plano pode aumentar consideravelmente. Quanto mais chances de visitar o médico uma pessoa tem, mais caro ela vai pagar por um plano individual.

Vencimento das mensalidades

Em planos comuns (planos de saúde individual ou empresarial), o vencimento da mensalidade costuma ser na data em que o plano foi contratado.

Enquanto isso, em um plano para adesão, é possível escolher a data de pagamento. Normalmente, ela pode ser definida entre o dia 5 e 20 de cada mês.

Período de carência do plano

A carência de um plano de saúde é o tempo entre a data de contratação do serviço e o dia em que é possível começar a utilizá-la.

Por exemplo: em planos individuais, a carência para partos a termo pode ser de até 300 dias. Geralmente, o tempo é menor, porque fica a cargo das operadoras cumprir esse número máximo de dias até o usuário poder usar dos serviços.

Os prazos máximos de carência são uma definição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mas nos planos de saúde por adesão, a carência costuma ser bem menor. Exatamente porque o serviço de saúde é contratado para um grupo de pessoas, e não por uma só.

Há casos, até, em que a carência não existe nos planos por adesão. Então, assim que contrata a assistência, o usuário já pode utilizá-la.

Como contratar um plano de saúde coletivo por adesão?

Está pensando em contratar seu plano de saúde? Então, procure sua entidade profissional e verifique se ela já conta com uma parceria.

Se sim, você poderá aderir ao plano já contratado e começará a pagar suas mensalidades. Inclusive, é possível inserir seu grupo familiar no plano, garantindo assistência para todos.

Agora, caso a entidade ainda não tenha contratado um plano, sugira essa adesão. Ela vai beneficiar a todos os associados ao grupo, com assistência particular em saúde.

Na hora de fazer essa contratação, a entidade deverá procurar um corretor/vendedor de planos. Várias empresas oferecem o serviço no mercado.

É possível até mesmo solicitar a cotação do plano de saúde online. Assim, pode ser mais simples comparar os preços e condições que cada operadora oferecer.

Encontrando uma boa oferta, será importante ler bem a proposta da operadora e ter a certeza de que ela é a ideal. Que vai oferecer uma assistência completa, com tempo de carência reduzido, preço em conta e possibilidade de adesão de todos os participantes do grupo.

Depois, será preciso apenas que a entidade contrate o plano de saúde coletivo por adesão e disponibilize a participação para seus associados.

Tem como escolher a operadora do plano de saúde coletivo por adesão? 

Depende. A maioria das associações trabalham com apenas uma operadora de plano de saúde. Mas isso não é regra, já que algumas podem ter parceria com duas ou mais. 

Além disso, existe a possibilidade de contar com o plano de saúde pelo sindicato ou outras associações. Assim, verificar qual trabalha com outra operadora. 

Muitas empresas contratam os seguintes planos: convênio Unimed, Assim, Hapvida plano de saúde, Bradesco Saúde e outras. 

Verifique sobre essas possibilidades e escolha qual a melhor proposta para você e a sua família, caso o convênio médico seja oferecido por mais de uma operadora. 

Faça uma cotação personalizada para encontrar um plano de saúde barato. 

*

Os planos de saúde são uma necessidade para boa parte da população, principalmente agora. O plano de saúde por adesão é uma das formas de contratar o plano – e uma que tem crescido no Brasil.

Segundo pesquisa da ANS realizada em 2020, havia mais de 6 milhões e 300 mil usuários no país. Isso é um número expressivo e resultado dos benefícios de ter um contrato de adesão para o plano de saúde.

Mas o que ele é exatamente e como funciona? Plano por adesão tem carência? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!

O que é o plano de saúde por adesão e como funciona?

“O grande destaque do contrato de adesão para o plano de saúde é seu menor preço em relação a outras modalidades.”

O plano de saúde por adesão se trata de uma modalidade adotada por uma entidade representativa de profissionais ou empresas. Pode ser uma associação, um conselho, um sindicato ou uma cooperativa.

Nessa modalidade, a entidade fecha contrato único com uma operadora de saúde, que apresenta uma validade coletiva. Esse contrato de adesão do plano de saúde é oferecido aos representados.

Dessa forma, a entidade se torna uma intermediária na contratação do plano pelos representados.

Como funcionam os planos de saúde nessa modalidade?

A entidade representativa contrata o plano de saúde pela operadora de saúde ou por meio de uma administradora de benefícios. Eles negociam as melhores condições para a classe profissional.

Contudo, é diferente do plano de saúde empresarial, onde o funcionário ingressa no plano a partir do momento em que é contratado. Aqui, o representado pode ingressar no plano de saúde a qualquer momento.

Claro que da mesma forma que no plano de saúde empresarial, a adesão é interrompida no momento em que se desliga da entidade.

Para quem é dirigido o plano de saúde coletivo?

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o plano de saúde coletivo pode ser contratado por:

  • Conselhos profissionais e entidades de classe com registro para exercer a profissão;
  • Associações profissionais com constituição legal e, ao menos, 1 ano de atuação;
  • Sindicatos, centrais sindicais ou federações e confederações;
  • Cooperativas de profissionais e empreendedores, contanto que as áreas de atuação sejam regulamentadas.

Como fazer para aderir ao plano de saúde por adesão?

As entidades devem buscar as opções de planos de saúde diretamente com a operadora ou então com as administradoras de benefícios. Já o profissional, esteja ele na ativa, desempregado ou aposentado, deve buscar pela entidade.

Ele deve entrar em contato com a entidade para saber se ela possui um contrato coletivo disponível e se ele atende aos requisitos dele. Nisso, ele precisa:

  1. Se informar sobre as condições para se vincular à entidade (caso ainda não possua o vínculo)
  2. Se informar sobre as regras para se tornar elegível ao plano de saúde
  3. Preencher os formulários de adesão, informando possíveis doenças ou lesões pré-existentes. Isso é importante, pois faz parte de uma cláusula da Cobertura Parcial Temporária (CPT)

Plano por adesão tem carência?

Sim. O prazo depende da especialidade, no entanto para urgência e emergência é 24 horas após o inicio da vigência.

O preço do plano pode ser reajustado?

O preço pode subir no reajuste, dependendo da quantidade de sinistros registrados.

Quais são os benefícios do plano de saúde coletivo por adesão?

Afinal, quais são os benefícios que lhe são garantidos? Confira agora!

Custo-benefício

Um plano de saúde coletivo tende a ser até 25-50% mais barato que um plano de saúde individual. Dessa forma, um contrato por adesão é muito mais econômico para a entidade e para o representado.

Plano de saúde para dependentes também

Um contrato coletivo também pode ser estendido para grupo familiar até o terceiro grau consanguíneo ou segundo grau por afinidade. Claro que depende do contrato – veja se há plano de saúde para dependentes também.

Como contratar o plano de saúde?

A entidade deve entrar em contato com uma operadora de saúde ou administradora de benefícios que busque os melhores convênios. É importante que avalie a vantagem competitiva da empresa que oferece o plano, assim como o seu suporte.

Então, ao buscar pelo melhor plano de saúde por adesão, tenha em mente uma empresa com bom nome no mercado. Afinal, você deve oferecer o melhor para seus representados.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA