O que se estuda em calculo 3

O Cálculo Diferencial e Integral I, II e III são disciplinas que assustam milhares de alunos na faculdade nos dias de hoje. Essas disciplinas tem a mania de fazer com que muitos alunos desistam de seus cursos em suas faculdades bem no meio do caminho. É muito triste saber que alunos desistem de seus sonhos por conta dessas "cadeiras" (disciplinas) na faculdade. Pensando em ajudar essas pessoas preparei essa publicação com o intuito de ajudar os alunos que estão prestes a enfrentar essas disciplinas no ensino superior. Desejo a você uma ótima leitura!

O que se estuda em calculo 3


Você certamente irá se perguntar, ao se deparar com a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, o que vem a ser o limite de uma função, ou o que é uma derivada e, mais para frente, o que seria uma integral. Essas e outras perguntas são mais do que comuns aos alunos dessa disciplina tão complexa e ao mesmo tempo, tão fascinante. 

Obter a resposta para essas e outras perguntas é o pontapé inicial para se dar bem na disciplina de Cálculo, pois é a partir dessas respostas que você começará a entender melhor esse universo do Cálculo Diferencial e Integral, antes desconhecido, visto que essa é uma disciplina que não aprendemos no ensino médio. 
Já passei por essa disciplina em minha graduação e pós graduação e confesso que no início achei ela um tanto complicada e confusa, mas ao longo da disciplina me acostumei com a novidade de se estudar limites, derivadas e integrais. Felizmente, tive a grande "sorte" de ter um ótimo professor de Cálculo I, II e III que me ajudou bastante na hora das dúvidas e quando eu precisava resolver minhas atividades.

Digo grande sorte, por que conheço a realidade dessa disciplina na maioria dos cursos presentes nas universidades brasileiras, ou seja, professores que sabem muito, mas que muitas vezes não oferecem o suporte devido aos seus alunos, ou que não se importam se o aluno está aprendendo ou não o conteúdo e, em casos mais críticos, professores que não tem uma bagagem suficiente para ensinar essas disciplinas e fazem de qualquer jeito. Me parte o coração ver alunos aprendendo um conteúdo que é tão fantástico (a meu ver) de forma errada fazendo com que esses alunos criem uma aversão a essas disciplinas e, em alguns casos, acabem desistindo de seus cursos (de seus sonhos) por causa de uma disciplina. 

Meu professor de Cálculo apresentou-me um site com 33 perguntas respondidas e explicadas que geralmente os alunos se fazem quando estão nessa cadeira da faculdade e que me ajudou demais nessa disciplina. Irei divulgar esse site ao longo dessa publicação, mas antes vou deixar algumas dicas que foram fundamentais para a minha aprovação nessas disciplinas que aprendi quando cursei as cadeiras de Cálculo I, II e III na faculdade. Espero poder contribuir com o seu desempenho nessa disciplina com essas dicas.

Para muitos pode parecer bobagem, mas acredito no fato de que ter bons livros de cálculo contribuem significativamente no seu desempenho. A disciplina de cálculo é complicada porque aborda assuntos que não vimos no ensino médio, ou seja, é um mundo completamente novo que está prestes a ser descoberto por você. Nada mais justo, e por que não dizer lógico, utilizar a experiência de alguém que entende do assunto como suporte para seus estudos.

Quando você tem um livro, quer dizer, um bom livro sobre determinado assunto você pode consultar a qualquer momento por teoremas, fórmulas e lista de exercícios para colocar em prática o que está aprendendo. Muitos alunos que não conhecem essa disciplina tem dificuldade para encontrar um bom livro por esse motivo deixo listado abaixo alguns dos melhores livros que utilizei e ainda utilizo para aprender a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. 

  • O Cálculo com Geometria Analítica - Volume 1 - 3º edição - Louis Leithold 
  • Livro de Cálculo - Volume 1 - 5º edição - James Stewart
  • Um Curso de Cálculo  de Hamilton Luiz Guidorizzi - Volume 1 - 5º edição
Para adquirir esses e outros bons livros de Cálculo leia o artigo os melhores livros para aprender Cálculo. 

#2 - Manter a atenção!

Prestar atenção nas aulas é fundamental para aprender qualquer conteúdo que seja, ainda mais quando o conteúdo for referente a disciplina de cálculo. Nesses casos a sua atenção deve ser redobrada. Preste muita atenção em tudo o que seu professor diz durante a aula e adquira todos os materiais que o professor irá disponibilizar para você (eles sempre mandam listas), pois, com certeza, você irá precisar quando for resolver suas atividades. 

Lembre-se: Na grande maioria das vezes os professores dão pequenas dicas de como serão suas avaliações, nessas horas, é fundamental que você esteja atento a tudo que ele irá dizer e, se possível anotar tudo. 

Depoimento: No período da minha graduação eu tinha um pequeno caderno de anotações que era reservado só para esse tipo de informação, como eram bem pequenos (blocos de notas), cada caderno, era suficiente para uma disciplina. Isso meu ajudou muito nas disciplinas mais difíceis da graduação e acredito que vai lhe ajudar muito também.  

Estudar sozinho um conteúdo que é muito complicado vai deixar você muito frustrado se você não conseguir entender o assunto, por esse motivo, estudar em grupo pode ser um ótima solução para evitar esse tipo de sentimento e não desistir da disciplina só porque ela começou a complicar. Já diz o velho ditado: "duas cabeças pensam melhor do que uma..." imagina se você tiver várias focadas em aprender um conteúdo, com certeza os resultados serão os mais promissores possíveis. 

Por esse motivo recomendo fortemente que você monte grupos de estudos com seus colegas da faculdade, de preferência nos contra turnos, para tentar responder juntos as atividades propostas por seu professor de cálculo. Quando as dúvidas surgirem, não tenha medo de compartilhar com o grupo e fazer uma pequena discussão sobre o assunto, mesmo que a dúvida não seja resolvida pelos colegas, vocês terão aprendido algo a mais graças ao debate e isso é bem melhor do que ficar com a dúvida para si e não evoluir nada com isso. 

Depoimento: Eu fiz muito isso na faculdade e me orgulho de ter tido a turma com mais aprovações no curso de Matemática em vários anos pelo IFCE na minha cidade, e tudo isso eu devo, em grande parte, aos nossos grupos de estudos onde realmente aprendíamos por meio dos debates e ajuda mútua. 

Já dizia a famosa poetisa e contista brasileira Cora Coralina:

Feliz é aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina”. - Frase do Poema Exaltação de Aninha
Desde que comecei a lecionar Matemática descobri que, o que Cora Coralina dizia em seu poema, era a mais pura das verdades. Feliz daquele que transfere o que sabe, pois este com certeza aprende mais. Grande parte do conhecimento que eu adquiri em Matemática é devido ao fato de ter tido a oportunidade de ensinar esses conteúdos para alguém. 

É por esse motivo que eu recomendo fortemente que você tente ensinar o conteúdo que você aprende em cada aula de Cálculo para seu colega de faculdade. Estudos comprovam que você tem 90% de chances de fixar um conteúdo na sua cabeça quando você tenta ensiná-lo para alguém do que quando você tenta aprendê-lo sozinho apenas lendo e respondendo exercícios. 

Dica: Na falta de um colega para ensinar, ou em caso de timidez, utilize um gravador (pode ser o do próprio celular) e dê sua aula para ele como se estivesse ensinando uma pessoa. No final você terá colocado em prática a dica número 4 e, de quebra, terá acumulado um material em áudio para estudar paras as provas, nos mais variados lugares, por exemplo, quando você estiver esperando o ônibus ou dentro do ônibus a caminho do trabalho ou da faculdade você pode aproveitar para ouvir seus áudios e estudar, com o melhor professor, você!

#5 - Entenda o caminho, não o fim:

Durante esses anos, na profissão de professor, fui capaz de aprender muitas coisas, uma delas é que a grande maioria dos alunos insiste em querer decorar fórmulas e mais fórmulas ao invés de entender os conceitos por trás de cada conteúdo. Quando você entende a base de um conteúdo você consegue entender com, mais facilidade, o por que de cada fórmula.

Recomendo que você procure entender o processo de demonstração das fórmulas que você irá aprender em Cálculo I no decorrer dessa disciplina ao invés de apenas decorar as fórmulas, você vai perceber que fazendo isso, vai ser bem mais fácil de lembrar das fórmulas e saber onde elas devem ser aplicadas.

#6 - Conheça nosso curso GRATUITO de Cálculo:

Eu não poderia perder a oportunidade de divulgar para você meu curso gratuito de Cálculo Diferencia e Integral do site Vivendo entre símbolos. Conheça o Curso: Como aprender Cálculo Diferencial e Integral? Nele você terá a oportunidade de contar com ótimos materiais de estudo, muitos exercícios resolvidos e dicas que irão contribuir com o seu aprendizado nessa disciplina tão temida.
  • Curso: Como aprender Cálculo Diferencial e Integral?

Existem momentos que nem mesmo o livro consegue dar conta de alguma dúvidas que surgem ao longo do curso de Cálculo, por isso eu deixo como dica final que você tenha uma lista de sites especializados no assunto e que possam ser capazes de tirar as suas dúvidas. 

A seguir vou deixar uma lista com os principais sites que eu utilizei para tirar dúvidas de cálculo na minha graduação e que me ajudaram bastante, dentre eles deixarei o link do site com 33 perguntas respondidas e explicadas sobre a disciplina de Cálculo I e que com certeza irão lhe ajudar na hora de resolver suas atividades ou até mesmo na hora da sua prova.
Todos os links acima possuem ótimos materiais de cálculo diferencial e integral para serem utilizados por você da melhor forma possível. 

Lembre-se sempre de que para se obter êxito na disciplina de cálculo ou em qualquer outra disciplina em sua graduação é preciso, antes de mais nada, que você tenha muita força de vontade para estudar e aprender os conteúdos. Estou chegando ao final de mais um artigo do Vivendo entre Símbolos, espero que as dicas que eu mencionei acima tragam o sucesso almejado por você na disciplina de cálculo diferencial e integral. 

Você gostou das dicas que foram mencionadas neste artigo? Você conhece alguma outra ação que pode contribuir com o sucesso dos alunos na disciplina de cálculo? Deixe sua contribuição nos comentários deste artigo. Em breve estarei trazendo mais dicas e conteúdos sobre a disciplina de Cálculo, um grande abraço, obrigado pela leitura, bons estudos e até a próxima!