No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se

O termo “protozoário”, do grego protos, primitivo, e zoon, animal, designa um grupo de organismos unicelulares e heterótrofos, isto é, que possuem uma única célula e dependem das moléculas orgânicas elaboradas por outros seres para se alimentar. Eles podem viver em água doce ou salgada, em ambientes úmidos ou no interior do corpo de animais vertebrados e invertebrados, podendo causar doenças. Há também protozoários que mantêm relações benéficas com outros seres vivos.

A classificação mais atual dos protozoários distribui esses seres em seis filos.

Filo Rhizopoda (amebas ou rizópodes)

O filo Rhizopoda compreende os protozoários que se locomovem por meio de expansões citoplasmáticas conhecidas como pseudópodes, utilizadas também para capturar alimentos. A maioria deles vive sobre vegetações submersas ou no fundo de reservatórios de água doce ou salgada. Algumas espécies, no entanto, são parasitas e habitam o intestino humano, causando disenteria amebiana, por exemplo.

Filo Actinopoda (radiolários e heliozoários)

O filo Actinopoda reúne radiolários e heliozoários, protozoários que apresentam pseudópodes afiliados sustentados por um eixo central, que se projetam como raios em torno da célula. Os radiolários vivem exclusivamente no mar e são um importante componente do plâncton. Já os heliozoários habitam ambientes de água doce e possuem vacúolos contráteis.

O filo Apicomplexa compreende protozoários parasitas, sem estruturas locomotoras e dotados de um componente celular chamado complexo apical. Estudos mostram que o complexo apical desempenha um papel importante na penetração desses protozoários em células hospedeiras. Entre os apicomplexos mais conhecidos estão os do gênero Plasmodium, causadores da malária, e o Toxoplasma gondii, causador da Toxoplasmose.

Filo Foraminifera (foraminíferos)

O filo Foraminifera agrupa protozoários dotados de uma carapaça externa de carbonato de cálcio, quitina ou fragmentos selecionados da areia. Essa carapaça apresenta inúmeras perfurações, através das quais se projetam os pseudópodes, as estruturas responsáveis pela captura de alimentos. Muitas espécies desse filo fazem parte do plâncton e outras vivem sobre algas e animais, ou rastejam no fundo do mar.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Imagem de Silas Baisch no Unsplash

Filo Zoomastigophora (flagelados)

O filo Zoomastigophora reúne protozoários que vivem em ambientes aquáticos e que se locomovem por meio de flagelos. Alguns possuem vida livre, enquanto outros vivem fixados a um substrato submerso, utilizando o movimento flagelar para criar correntes que arrastam partículas de alimento para perto de si. Diversas espécies de flagelados são parasitas, como é o caso do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, do Leishmania brasiliensis, causador da leishmaniose, e do Trichomonas vaginalis, causador de inflamações vaginais.

O filo Cilliophora agrupa protozoários dotados de cílios, estruturas locomotoras geralmente mais curtas e mais numerosas que os flagelos. Além disso, apresentam mais de um núcleo por célula, um deles relativamente grande, o macronúcleo, que controla as funções vegetativas do organismo, e um ou mais núcleos menores, os micronúcleos, que participam dos processos sexuais.

Reprodução dos protozoários

Reprodução assexuada

A maioria dos protozoários realiza reprodução assexuada por divisão binária. A célula cresce até determinado tamanho e divide-se ao meio, originando dois novos indivíduos idênticos.

Reprodução sexuada

Em linhas gerais, a reprodução sexuada consiste na união de dois protozoários, formando um zigoto que, posteriormente, passa por divisão celular e origina indivíduos haploides geneticamente recombinados.

Além das doenças citadas, os protozoários também podem causar desinteria amebiana (causada pela Entamoeba histolytica) amebíase, giardíase e tricomoníase, entre outras.

Relações mutualísticas com outros organismos

Uma grande quantidade de protozoários desenvolvem relações de mutualismo com organismos de outras espécies, ou seja, ambas se beneficiam dessa relação. É o caso dos protozoários que vivem exclusivamente no intestino de cupins, onde digerem a celulose proveniente da madeira ingerida por eles com a ajuda dos vacúolos digestivos. Portanto, há uma dependência mútua entre esses organismos: os protozoários dependem dos cupins para se alimentarem, enquanto os cupins dependem dos protozoários para digerirem a celulose da madeira.

Protozoários, também conhecidos como Protozoa, são classificados como microrganismos eucariontes, além de unicelulares e heterotróficos.

O reino protoctista é composto por diversos seres, entre eles os protozoários, classificados como unicelulares, heterótrofos e eucariontes. Em síntese, vivem em ambientes aquáticos e úmidos, embora a maioria tenha vida livre.

A reprodução ocorre de maneira sexuada ou assexuada. Além disso, vivem como os parasitas em associação com outros organismos. Por conta disso, a digestão é feita no interior das células. 

Nesse sentido, a principal forma de alimentação dos protozoários é por captura de alimento na fagocitose. Assim, os organismos dão origem aos fagossomos, que se fundem aos lisossomos, formando os vacúolos digestivos.

Os protozoários são classificados em quatro tipos principais, facilitando sua compreensão. Portanto, uma das principais características é a presença de apenas uma célula e o núcleo celular bem definido.

Seus esqueletos são formados por sílica amorfa e podem viver como solitárias. Além disso, são classificados por sua estrutura e seu meio de locomoção.

Definição de protozoários

De forma geral, os protozoários constituem um grupo de organismos divididos em seis filos principais. Cada filo apresenta características próprias e estruturas bem delimitadas.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Exemplo de protozoário do Filo Foraminifera. Fonte: JP trabalhos

A reprodução ocorre tanto de forma assexuada, quanto de forma sexuada. Na reprodução assexuada, os protozoários se reproduzem por divisão binária.

Em relação à nutrição, os protozoários capturam alimento através da fagocitose, tipo de nutrição heterotrófica. Ou seja, são organismos que não produzem o próprio alimento.

Os protozoários são classificados, principalmente, em relação à locomoção. Dessa forma, são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.

Protozoários Rizópodes (Rhizopoda)

Os Rizópodes fazem parte da classe dos Sarcodinos, ou seja, organismo comensais. Além disso, são parasitas, representantes dos entamoebas.

Outra característica é a locomoção feita por pseudópodes. Em síntese, são seres cujo formato se aproxima de amebas, contribuindo para um importante elo na cadeia alimentar aquática.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Ameba representando os Filo Rhizopoda. Fonte: Brasil Escola

Além disso, são seres que servem como alimento para animais maiores, como os peixes. Os rizópodes consomem algas e bactérias. O vacúolo, ou seja, estrutura de locomoção acontece de maneira contrátil.

Sendo assim, são classificados como excretores de água, permitindo que seu sistema se locomova e jogue para fora resíduos que não são uteis, regulando líquidos dentro da célula.

Ciliados (Ciliophora)

Os Ciliados fazem parte do filo Ciliophora. Possuem estrutura ciliar, o que permite sua locomoção e ajuda na digestão.

Além disso, seu vacúolo possui funcionamento semelhante aos Rizópodes, regulando líquidos dentro da célula.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Demostração do protozoários ciliados. Fonte: Planeta Biologia

São também binucleares, ou seja, possuem dois núcleos. Por conta disso, são capazes de controlar as funções vegetativas da célula e a reprodução da célula.

Os ciliados parasitas vivem no corpo de hospedeiros e, nesse sentido, formam colônias.

Protozoários Flagelados (Mastigophora)

Os protozoários Flagelados possuem estrutura em forma de flagelo. Essa caraterística torna as células mais complexas.

Além disso, os flagelados possuem diversas funções, entre elas a capacidade de absorver nutrientes. Esse tipo de protozoário está presente em diversas doenças do corpo humano.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Giardia lamblia ou Giardia intestinalis protozoário que provoca giardíase. Fonte: MD.Saúde

Por esse motivo, são conhecidos como “parasita do homem”. Seu efeito no corpo humano provoca infecção, resultando em sintomas como diarreia com fezes amarelas, malcheirosas e espumosas (cheias de bolhas).

Por serem organismos que vivem na água, são facilmente encontrados em lugares sem saneamento básico, contaminados com os cistos do parasita.

Heliozoários e Radiolários

Os heliozoários são organismos encontrados, principalmente, na vida marinha. Possuem como característica principal células esféricas e planctônicas, que beneficiam na forma de alimentação.

A estrutura sílica amorfa permite que os heliozoários vivam em águas rasas ou profundas, de maneira solitária. Por meio de axópodes, conseguem capturar suas presas, especialmente, microrganismos aquáticos.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Protozoários Heliozoários e Radiolários. Fonte: Pinterest

A estrutura dos heliozoários auxilia na flutuação e permite a fixação desses organismos em diversas superfícies. Além disso, contribuem para o ecossistema marinho.

Protozoários Esporozoários (Apicomplexa)

Os esporozoários são protozoários heterótrofos, ou seja, organismos que não produzem o próprio alimento.

A reprodução ocorre por meio de corpos germinativos ou esporos. Isso porque, os esporozoários fazem múltipla divisão de ciclo vital e, por conta disso, possuem ciclo de vida mais complexo.

De forma geral, são organismos que não se locomovem. Sendo assim, são classificados como parasitas, transmitidos por meio de outros animais ou insetos.

Em geral, esses protozoários estão presentes em nossas vidas desde o surgimento da humanidade. Nesse sentido, por fazerem parte de um processo bioquímico, são importantes para o ecossistema.

Os processos de locomoção são bastante estudados, inclusive para entender como esses serem agem. Além do mais, outro aspecto avaliado é seu comportamento sexual e de reprodução.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Fonte: Pinterest

Portanto, as informações sobre o tipo de reprodução dos esporozoários são importantes para entender como o sistema vital dos parasitas funciona.

Além disso, um dos hospedeiros mais conhecidos desse protozoário é a malária, conhecida como uma doença infecciosa aguda.

Principais filos

Os protozoários são organismos divididos em seis filos principais, sendo eles: Filo Rhizopoda, Actinopoda, Foraminifera, bem como Apicomplexa, Ciliophora e Zoomastigophora.

  • Filo Rhizopoda – A principal característica é a locomoção feita por meio de pseudópodes. As amebas são exemplo de protozoários deste filo;
  • Filo Foraminifera – Neste caso, os protozoários possuem esqueleto externo perfurado que auxilia na saída dos pseudópodes. Exemplo: foraminíferos;
  • Filo Actinopoda – A locomoção é feita por meio de pseudópodes afilados. Exemplo: radiolários;
  • Filo Apicomplexa – Diferente dos demais filos, os protozoários deste filo não possuem estruturas locomotoras. Além disso, são parasitas. Exemplo: Plasmodium sp;
  • Filo Ciliophora – A locomoção é feita através de cílios. Exemplo: Paramecium sp;
  • Filo Zoomastigophora – A estrutura locomotora é formada por flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzi.

Doenças causadas por protozoários

Em síntese, os protozoários são organismos que vivem, em grande maioria, em ambientes aquáticos. Geralmente, estão presentes em lugares que não possuem saneamento básico e, com isso, contaminam a água.

Dessa forma, as doenças causadas por este tipo de organismo são chamadas de protozooses. Ou seja, os protozoários, quando em contato com água potável, transmitem doenças que causam infecções nos seres humanos.

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
A malária ataca, principalmente, as hemácias. Fonte: Israel

Isso porque, são organismos que precisam de hospedeiros para se reproduzir. Assim, quando alojados no corpo de mamíferos, por exemplo, são chamados de parasitas.

Principais doenças

A princípio, dentre as principais doenças, temos:

Amebíase

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
MD Saúde

Transmitida pelo parasita Entamoeba histolytica. Insetos, como baratas e moscas, auxiliam na transmissão do parasita. Além disso, a amebíase é conhecida popularmente como disenteria amebiana;

Doença de Chagas

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Dicas de Saúde

O principal transmissor é o parasita Trypanossoma cruzi. A transmissão ocorre por meio de insetos – como o barbeiro – contaminados, que picam e defecam ao mesmo tempo no hospedeiro. A doença também é conhecida como tripanossomíase;

Malária

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Público

A transmissão ocorre por meio de protozoários do gênero Plasmodium sp. Insetos como o mosquito-prego, do gênero Anopheles, transmitem a doença através da picada. Nesse sentido, a doença ataca, principalmente, as hemácias no organismo humano;

Leishmaniose

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
Biosom

Doença transmitida por protozoários do gênero Leishmania sp. Dessa forma, a principal forma de transmissão é por meio da picada da fêmea do mosquito-palha. O mosquito é do gênero Lutzomyia sp; Essa doença pode causar diversas feridas pelo corpo.

Toxoplasmose

No filo rhizopoda por exemplo os protozoários locomovem-se
My Africa Infos

O principal transmissor da doença é o parasita Toxoplasma gondii. Em síntese, o parasita se instala, essencialmente, em carnes e as contamina. Assim, quando a carne contaminada é ingerida, o parasita se aloja em tecidos do corpo humano, causando sintomas graves como debilidade mental e cegueira.

Gostou de ler sobre os protozoários? Entenda como a biologia está cada vez mais presente em nossa vida, conheça Cianobactérias, o que são? Características, onde vivem e reprodução

Fonte: Brasil Escola, Quero Bolsa, Toda Matéria e Biologia Net.

Imagens: MD Saúde, My Africa Infos, Público, Dicas de Saúde, Biosom, Brasil Escola, JP trabalhos, Planeta Biologia, MD.Saúde , Pinterest e Israel