Como fazer chá de hortelã para gripe

Receitas com hortelã são muito comuns na culinária árabe e em sucos com frutas por conferir um sabor refrescante ao resultado. Mas, além de aromática, essa erva tem um grande potencial para colaborar com a saúde por suas propriedades analgésicas e antiespasmódicas.

O chá de hortelã é ótimo para o tratamento de diversos problemas como má digestão, náusea ou vômito. Também contribui para combater o colesterol alto, dores abdominais e a cólica menstrual. Além disso, pode ser usado para aliviar dores de cabeça e congestão nasal ou pulmonar em casos de gripe ou resfriado.

A hortelã-verde é a espécie mais comum, também conhecida como Mentha spicata. Além dela, existe a hortelã-pimenta ou Mentha piperita. Aprenda sete receitas simples e deliciosas para incluir o chá de hortelã na sua rotina.

1. Chá de hortelã com canela e gengibre para emagrecer

Este chá pode ser preparado com qualquer tipo de hortelã. O gengibre e a canela são ingredientes conhecidos por acelerar o metabolismo e vão ajudar no processo de emagrecimento

Ingredientes:6 folhas de hortelã;1 pau de canela;1 cm de raiz de gengibre;

180 ml de água.

Modo de preparo:
Junte os ingredientes em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Deixe em repouso até ficar morno; coe e consuma ao longo do dia. Ele não pode ser adoçado.

2. Chá de hortelã comum para febre

Quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, o chá de hortelã é bom para o tratamento da febre, pois provoca o aumento do suor. Ele também é auxilia no tratamento de problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.

Ingredientes:15 g de folhas de hortelã comum;70 g de flores de tília;10 g de rainha-dos-prados;

5 g de laranja amarga.

Modo de preparo:
Coloque uma colher de sopa da mistura de plantas em uma xícara e adicione 150 ml de água fervente. Deixe repousar por dez minutos e coe. Este chá deve ser consumido várias vezes ao dia.

Mais sobre o assunto

Quando combinado com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, este chá é bom para o tratamento de inflamações no estômago como a gastrite. A camomila possui propriedades calmantes e ajuda a aliviar os sintomas e a promover a sensação de bem estar.

Ingredientes:1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas;1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada;

1/2 colher de chá de flores de camomila.

Modo de preparo:
Juntar os ingredientes em uma xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar em repouso por cinco a dez minutos para depois coar. Este chá deve ser bebido de três a quatro vezes por dia.

4. Chá de hortelã-pimenta para cólica ou gases

O chá de hortelã-pimenta é bom para combater a cólica menstrual e os gases intestinais.

Ingredientes:2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã-pimenta ou 2 a 3 folhas frescas;

150 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Coloque as folhas de hortelã-pimenta em uma xícara de chá e acrescente a água fervente. Deixe a infusão repousar durante cinco a sete minutos e coe. O chá deve ser consumido de três a quatro vezes por dia, de preferência após as refeições.

Como fazer chá de hortelã para gripe

5. Chá de hortelã-pimenta para melhorar a digestão

Dores de estômago e espasmos podem ser aliviados com a infusão de hortelã-pimenta combinada com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, também conhecida como erva-cidreira. A mistura tem propriedades digestivas e calmantes e promoverá a sensação de bem estar e a digestão.

Ingredientes:2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta;2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce;

2 colheres de chá de folha de erva-cidreira.

Modo de preparo:
Coloque uma colher de sopa da mistura de ervas em uma xícara de chá e acrescente água fervente. Deixe a infusão em repouso durante 10 minutos e coe antes de consumir. O chá deve ser bebido bem quente, de duas a três vezes por dia e, de preferência, após ou entre as refeições.

6. Chá de hortelã-da-folha-grossa

Este chá é indicado para combater as doenças respiratórias como a gripe ou o resfriado.

Ingredientes:6 folhas picadas de hortelã-da-folha-grossa;

150 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Adicione a água fervente sobre as folhas picadas e amassadas e deixe-as em repouso por um tempo entre cinco e sete minutos. Coe e tome de três a quatro xícaras por dia. O chá pode ser adoçado com mel.

7. Chá de hortelã contra diarreia

O chá de folhas de hortelã é um grande aliado para a digestão, para reduzir a náusea, o vômito e para acalmar o intestino.

Ingredientes:2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã;

150 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Coloque as folhas de hortelã em uma xícara e acrescente a água fervente, depois tampe e deixe em repouso por dez minutos. Este chá deve ser bebido de três a quatro vezes por dia, após ou entre as refeições.

Além do chá, a folha de hortelã pode ser consumida em cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele e aromaterapia. O chá de hortelã é contraindicado para crianças com menos de 5 anos e durante a gravidez porque pode afetar o bebê. (Com informações do portal Tua Saúde)

Ter o hábito de tomar chás medicinais diariamente pode trazer uma série de benefícios, sabia? O chá de hortelã, em especial, tem várias propriedades terapêuticas e ainda pode ser combinado com outros ingredientes naturais - como limão e gengibre, que agregam vitaminas e tornam a bebida ainda mais saudável e saborosa. Mas afinal, chá de hortelã serve para que e qual a melhor forma de consumi-lo? Aqui, nós preparamos uma matéria completa falando sobre os benefícios dessa bebida. É só continuar lendo!

Quais os benefícios do chá de hortelã e como consumi-lo

A grande vantagem do chá de hortelã é que ele é fonte de vitaminas, minerais e tem propriedades medicinais que ajudam a tratar uma série de problemas. Ele pode ser usado para aliviar dores, aumentar a imunidade e pode ser consumido de diferentes formas - tanto puro quanto adoçado com mel e incrementado com especiarias. Confira os principais benefícios do chá de hortelã:

1. Chá de hortelã: benefícios para o sistema respiratório

Você sabia que o chá de hortelã tem potencial descongestionante e anti-inflamatório? Por isso, ele ajuda a aliviar sintomas de gripes, resfriados, sinusites, bronquites e outros problemas respiratórios. Ele é bom para limpar os pulmões, alivia sintomas de dor de garganta, tosse e aumenta significativamente a imunidade.

2. Chá de hortelã é calmante e anti-inflamatório

Outro ponto positivo do chá de hortelã é que ele surte efeito calmante no organismo, sendo ótimo para relaxar a mente e até tratar insônia. Por conta disso, inclusive, ele ajuda a tratar inflamações no estômago (problemas como gastrite) e nas vias respiratórias, fornecendo propriedades medicinais que atuam como um tipo de anti-inflamatório natural.

3. Bebida auxilia na digestão, aliviando cólicas e gases intestinais

O chá de hortelã também tem um forte efeito digestivo, sendo ótimo para tomar à noite ou após as refeições principais. Esse tipo de bebida também combate cólicas menstruais e outros possíveis sintomas que surgem nesse período, como gases intestinais e diarreia. Ele ajuda a regular o sistema digestivo e a equilibra o organismo como um todo.

4. Chá de hortelã com limão é detox, rico em vitaminas e antioxidante

Quando incrementado com limão, o chá de hortelã se torna ainda mais nutritivo. Essa combinação é rica em vitaminas A, do complexo B, C, agentes antioxidantes e ainda surte um forte efeito detox no organismo. Ou seja, além de eliminar as impurezas do sangue, esse tipo de chá faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e ainda dá uma turbinada na imunidade.

5. Infusão de folhas de hortelã é boa para tratar colesterol alto

Outro ponto positivo do chá de hortelã é que ele ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, sendo ótimo para prevenir problemas cardiovasculares. Por ter um alto teor de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, a bebida ajuda a prevenir infecções e garantir uma melhor circulação sanguínea.

6. Chá de hortelã com gengibre cumpre ação termogênica

Além de preparar o chá de hortelã com limão, uma boa dica é introduzir o gengibre no preparo. Essa raiz medicinal se destaca por cumprir ação detox, digestiva e termogênica. Ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo (o que é bom para queimar calorias) e ainda funciona como composto antioxidante.

Como fazer chá de hortelã

Para fazer chá de hortelã, você pode deixar as folhas frescas (preferencialmente recém-tiradas do pé) em infusão na água quente. Outra alternativa é já comprar o sachê pronto, o que acaba sendo mais prático. A Taeq, por exemplo, tem opções de chá de hortelã tradicional ou com limão, que são bem saborosos. Basta escolher o seu preferido!

Ingredientes

- 1 sachê de chá herbal de hortelã Taeq

- 300 ml de água fervida

Para preparar o chá, basta deixar o sachê em infusão na água fervida por cerca de 10 minutos. Essa é uma forma bem fácil de consumir chá de hortelã.