Colocação pronominal exercícios com gabarito 7o ano

   Atividade de Língua Portuguesa sobre colocação pronominal para alunos do Ensino Médio. É claro que há questões conceituais sobre o uso formal de um pronome. Entretanto, há questões que podem servir para trabalhar aspectos relacionados à variação linguística e a relação entre fala e escrita.  É possível utilizar a mesóclise na fala e ainda mais por uma adolescente?  É certo dizer a alguém “Me manda um WhatsApp?” ou  “Manda-me um WhatsApp” é o mais correto?  Vai lá e espia as questões e entenderá!   Um ótimo trabalho, professor(a)!   🙂  🙂  🙂 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Baixe este exercício de língua portuguesa em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Exercício de colocação pronominal:

1. Marque a alternativa em que aparece um pronome oblíquo em posição de ênclise. a) Ela me abraça no portão de casa. b) Vou lhe conseguir um novo sapato. c) Na escrita ninguém escreve tão bem. d) Eu hei de ajudá-las, se Deus quiser.

e) Todos me agradecem pelas minhas dicas.

2. “Me diz com quem andas e te direi quem és”, de acordo com a gramática e a colocação pronominal, o período composto em destaque: a) está correto e não precisa sofrer alterações em relação à colocação pronominal. b) está apenas com o pronome oblíquo inicial correto. c) deveria tratar o interlocutor por você para que a mensagem fosse mais correta. d) deveria começar com ênclise nas duas orações.

e) deveria começar com ênclise na primeira oração e mesóclise na segunda oração.

3. Se a mensagem “Me diz com quem andas e te direi quem és” apresenta erro gramatical, qual a melhor alternativa para mantê-la assim ou justificar o erro? a) A frase está perfeita, deixe escrita como está. b) Deveria ser reescrita assim: “Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. c) Deveria ser reescrita assim: “Diga-me com quem andas e dir-lhe-ei quem és. d) Deveria ser reescrita assim: “Me diz com quem andas e direi a ti quem és.

e) Deveria ser reescrita assim: “Diz-me com quem andas e lhe direis quem és.

4. Quando alguém muito apaixonado diz: ─ Te amo, meu amor! ,podemos dizer que: a) Usa a ênclise de forma incorreta. b) Deveria usar a mesóclise junto a um verbo no futuro de presente. c) Usou a próclise corretamente em início de frase. d) Não deveria usar próclise, pois não há palavra atrativa.

e) Deveria ter dito assim: ─ Meu amor! Te amo!

5. Leia o poema “Pronominais”, de Oswald de Andrade.

Pronominais

Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada

Me dá um cigarro

A partir da leitura do poema, percebe-se claramente a referência dada ao assunto sobre colocação pronominal tratado pelas gramáticas normativas. Fica evidente que o autor faz: a) uma crítica a uma padronização do uso da língua. b) uma ressalva em relação ao uso do cigarro. c) um elogio aos brasileiros que se expressam bem. d) um aconselhamento para que todos utilizem as regras gramaticais.

e) uma crítica ao preconceito tanto linguístico quanto racial.

6. Certa vez, estava em um restaurante, quando ouvi, ao meu lado, uma adolescente que não tinha quinze anos fazendo um pedido: ─ Traga-me, por favor, uma água sem gás. ─ Certo, já trago. Disse o garçom.

─ Esperá-la-ei aqui, obrigada.

Pela fala da menina adolescente, podemos concluir que: a) utilizou gírias para pedir a bebida. b) foi objetiva e ríspida ao fazer o pedido. c) valeu-se da linguagem pouco comum na fala. d) limitou-se a utilizar expressões próprias de sua idade.

e) costuma se comunicar por meio da linguagem informal.

7. Analise as alternativas:
I – Ontem, não me levantei cedo.
II – Ontem, me levantei cedo.
III – Ontem me levantei cedo.

Em relação à colocação pronominal, quais estão incorretas: a) I, II e III b) I e III c) III d) II

e) II e III

8. Marque a alternativa em que o uso do pronome oblíquo é facultativo: a) As dicas postadas hoje me ajudaram. b) Quem te ajudou? c) Quando me ligaram, já era muito tarde. d) As meninas olhavam-se com ternura.

e) Lembro-me de tudo.

9. “Me manda um WhatsApp?”, a frase apresenta o uso frequente de uma colocação pronominal na fala chamada: a) Próclise. b) Ênclise. c) Mesóclise. d) Neologismo.

e) Pleonasmo.

10. Marque a alternativa em que o uso do pronome oblíquo não está de acordo com a norma gramatical: a) As dicas vêm nos ajudando. b) As dicas vêm ajudando-nos. c) As dicas nos têm ajudado. d) As dicas têm nos ajudado.

e) As dicas têm ajudado-nos.

BOM TRABALHO!

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br     

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

Oi, turminha! Mais exercícios para treino.

Colocação pronominal exercícios com gabarito 7o ano

Me ajuda ai ô!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1. (OMEC) Assinale a frase em que há pronome enclítico: a) Far-me-ás um favor? b) Nada te direi a respeito. c) Convido-te para a festa. d) Não me fales mais nisso. e) Dir-se-ia uma incoerência. 2. (MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal: a) Você não devia calar-se. b) Não lhe darei qualquer informação. c) O filho não o entendeu. d) Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o discretamente. e) Ninguém quer aconselhá-lo. 3. (MED. SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa em que todos os pronomes pessoais estão colocados corretamente, segundo o uso clássico da língua portuguesa: a) Eu o vi, não lhe falei, darei-te o livro. b) Eu o vi, falei-lhe, nada lhe direi. c) Nada dir-lhe-ei, não o estimo, Deus ajude-nos. d) Deus nos ajude! Não quero te ofender, mas vai-te embora. e) Me dá o livro, que eu te devolvo assim que o ler. 4.Em que alternativa NÃO há erro na colocação do pronome? a) Preciso vê-lo, me disse o rapaz. b) Este é um trabalho que absorve-se muito. c) Far-se-á tudo para que se salvem. d) Não arrepender-se-ia de haver dito a verdade. e) Em pondo-se o sol os pássaros debandam. 5. O pronome pessoal oblíquo átono está bem colocado em um só dos períodos. Qual? a) Isto me não diz respeito! Respondeu-me ele, afetadamente . b) Segundo deliberou-se na sessão, espero que todos apresentem-se na hora conveniente . c) Os conselhos que dão-nos os pais, levamo-los em conta mais tarde. d) Amanhã contar-lhe-ei por que peripécias consegui não envolver-me. 6. O funcionário que se inscrever, fará prova amanhã: 1. Ocorre próclise em função do pronome relativo 2. Deveria ocorrer ênclise 3. A mesóclise é impraticável 4. Tanto a ênclise quanto a próclise são aceitáveis a) Correta apenas a 1ª afirmativa b) Apenas a 2ª é correta c) São corretas a 1ª e a 3ª d) A 4ª é a única correta 7. O pronome está mal colocado em apenas um dos períodos. Identifique-o: a) Finalmente entendemos que aquela não era a estante onde deveriam-se colocar cristais . b) Ninguém nos falou, outrora, com tanta sinceridade . c) Não se vá, custa-lhe ficar um pouco mais? d) A mão que te estendemos é amiga. 8. Identifique nas frases a colocação pronominal, justificando-as.

a) "Vou-me embora pra Pasárgada ..."

R. Ênclise - quando o verbo inicia oração.

b) Nunca me deram amor.

R. Próclise - o advérbio nunca atrai o pronome oblíquo.

c) Nem tudo se compra.

R. Próclise - a palavra negativa nem e o pronome indefinido tudo atraem o pronome se.

d) Consumir-se-á a vida toda em palavras.

R. Mesóclise - o verbo se encontra no futuro de presente e não é antecedido de palavra atrativa.

e) Recusou a proposta de emprego, fazendo-se de desentendida.

R. Ênclise - verbo no gerúndio. 9. Qual das alternativas a seguir não traz exemplo adequado de colocação pronominal? a) Me disseram que a vida acabaria cedo. b) Furta-se-á a dizer a verdade sobre os sapatos novos e caros. c) Digam-me uma coisa: é possível ser feliz? d) Ela quis comprar a vida, mas a vida não se compra. 10. Justifique os casos proclíticos das frase abaixo:

a) Isso me comoveu deverasmente.

R.  Pronome demonstrativo atrai próclise.

b) A pessoa que me telefonou , não se identificou.

R. Pronome relativo atrai próclise.

c) Escrevia, conforme me lembrava.

R. Conjunção subordinativa atrai próclise.

d) Aqui se brinca!

R. Advérbio atrai próclise.

e) Quem te disse que eu te amo?

R. Pronome interrogativo atrai próclise.

Gabarito -  1 C, 2 D, 3 B, 4 C, 5 A, 6 C, 7 A, 9 A,


Page 2