A filosofia de aristóteles teve como característica a irreverência e a poesia

A Filosofia de Aristóteles teve como característica a irreverência e a poesia? a) Não, o filósofo era metódico, formal. (Resposta) b) Sim, ele era mais poeta do que filósofo. c) Não, era apenas um poeta, mas nunca foi irreverente. Aristóteles modifica o dualismo platônico? a) Não, o filósofo segue em outra direção.(Resposta) b) Sim, ele o confirma. c) Ele não compreendeu Platão. A física de Aristóteles se ocupa com as questões da alma? a) Sim, por isso se chama Física. b) Não se refere a estas questões. c) Trata do mundo sensível.(Resposta) 05. Durante a Idade Média, a questão dos universais foi um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época. Realismo, conceitualismo e nominalismo foram as soluções típicas do problema. Outra preocupação da época foi o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar fé e razão. Santo Agostinho, sobre a relação fé e razão, protagonizou uma tese que se pode resumir na frase: "Credo ut intelligam" (Creio para entender). A partir dos seus conhecimentos sobre a questão dos universais e da filosofia medieval, identifique as proposições verdadeiras: I - O apogeu da patrística aconteceu no século XIII com Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que, retomando o pensamento de Platão, fez a síntese mais bem elaborada da filosofia com o cristianismo durante a Idade Média. II - O pensamento filosófico medieval, a partir do século IX, é chamado de escolástica. A filosofia escolástica tinha por problema fundamental levar o homem a compreender a verdade revelada pelo exercício da razão, contudo apoiado na Auctoritas, seja da Bíblia, seja de um padre da Igreja. III - Para os nominalistas, o universal é apenas um conteúdo da nossa mente, expresso por um nome. O que significa dizer que os universais são apenas palavras, sem nenhuma realidade específica correspondente.

IV - No conceitualismo de Pedro Abelardo, os universais são conceitos, entidades mentais, que não


Filosofia, 15.08.2019 05:45, ruiva2673

Ao desenvolver uma pesquisa científica, independente de sua modalidade, é necessário estar atento aos itens de sua composição, garantindo assim o atendimento que se espera deste trabalho. em relação ao artigo científico é correto dizer que este é composto por: i.referencial teórico que demonstra de forma conceitual e descritiva toda a base da literatura utilizada para verificar e comprovar a proposta do estudo. ii.considerações finais que é a parte do trabalho que demonstra as limitações do estudo, propostas de novos estudo, podendo ou não conter a discussão dos resultados da pesquisa. iii.referências que é a parte que demonstra, de forma integral, o material utilizado como base para a produção do estudo, como por exemplo, livros pesquisados. está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): i, ii e iii somente a ii somente i e ii somente a iii somente a i

Respostas:

Resposta postada por: kamilyreis91

A

Explicação:

Seu rigor em métodos, sua disciplina vigorosa, seus estudos fizeram dele um pioneiro do que conhecemos hoje como método científico.

Não, o filósofo era metódico, formal.

Não, a filosofia de Aristóteles não teve como característica a irreverência e a poesia, pois ele era um filósofo formal.

Aristóteles foi fundador da academia de Liceu

Essa academia foi fundada em 355 a.C em Atenas.

Pode-se afirmar que essa academia apresentava duas faces, pois ao mesmo tempo que ela era uma das rivais da escola platônica, era ao mesmo tempo umas de suas maiores herdeiras, visto que muitos pensamentos eram partilhados entre elas.

Aristóteles abordava em sua academia diversos assuntos como retórica. lógica, física. metafísica, ética, governo e etc.

Onde por meio do uso da razão o conhecimento era propagado e difundido.

1. Observação fiel da natureza – Platão, idealista, rejeitara a experiência como fonte de conhecimento certo. Aristóteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio sólido às suas mais elevadas especulações metafísicas.2. Rigor no método – Depois de estudas as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo à linguagem imaginosa e figurada de Platão, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia científicas. Geralmente, no estudo de uma questão, Aristóteles procede por partes: a) começa a definir-lhe o objeto; b) passa a enumerar-lhes as soluções históricas; c) propõe depois as dúvidas; d) indica, em seguida, a própria solução; e) refuta, por último, as sentenças contrárias.

3. Unidade do conjunto – Sua vasta obra filosófica constitui um verdadeirosistema, uma verdadeira síntese. Todas as partes se compõem, se correspondem, se confirmam.

A

Explicação:

Seu rigor em métodos, sua disciplina vigorosa, seus estudos fizeram dele um pioneiro do que conhecemos hoje como método científico.

Letra a) Sim, ele era mais poeta do que filósofo.

Explicação:

resposta:excolastica

Explicação

A filosofia aristotélica é, portanto, conceptual como a de Platão mas parte da experiência; é dedutiva, mas o ponto de partida da dedução é tirado - mediante o intelecto da experiência. ... Limitar-nos-emos mais especialmente aos problemas gerais da lógica deAristóteles, porque aí está a sua gnosiologia.

Aristóteles concorda com Platão ou seja que a arte analisa criticamente aquilo que entra em contato com a experiência sensível para ele o conhecimento científico e algo quando conhecemos

Ciência, para Aristóteles, é a arte que analisa criticamente aquilo que entra em contato com a experiência sensível.