UEM PR sobre a assimilação biológica do N2 pelos seres vivos, assinale o que for correto

LISTA 3 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 1 Ano Biologia Prof. Feresin Questão 01 - (UEM PR/2012) Sobre os ciclos do carbono, do oxigênio e da água, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01. No ciclo do carbono, a forma inorgânica é transformada na forma orgânica pela fotossíntese. 02. No ciclo da água, além da passagem vapor-líquido e vice-versa, em função de fatores físicos, ocorre também a interferência dos seres vivos, pois, durante a fotossíntese, ocorre o consumo e, durante a respiração, ocorre a liberação de água. 04. O carbono é um elemento essencial na composição dos seres vivos e retorna à atmosfera sob forma de gás carbônico, através da combustão, da transpiração e da oxidação. 08. O gás ozônio pode ser formado em baixas altitudes e é resultado do aumento de certos gases poluentes, como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e peróxidos de hidrogênio. 16. Os seres autótrofos utilizam oxigênio livre para construir suas biomoléculas através da fotossíntese. Questão 02 - (UCS RS/2012) Os átomos dos elementos químicos são assimilados e transferidos continuamente entre os organismos e o ambiente, e a ciclagem desses elementos é denominada Ciclo Biogeoquímico. Considere o Ciclo Biogeoquímico do Carbono representado na figura abaixo. Analise as afirmações a seguir, de acordo com a figura acima apresentada. I. O processo I corresponde à assimilação pela fotossíntese. II. III. O processo II corresponde à respiração. O processo III corresponde à assimilação pela decomposição. Das afirmações acima, a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas.

Questão 03 - (ENEM/2016)Os seres vivos mantêm constantes trocas de matéria com o ambiente mediante processos conhecidos como ciclos biogeoquímicos. O esquema representa um dos ciclos que ocorrem nos ecossistemas. O esquema apresentado corresponde ao ciclo biogeoquímico do(a) a) água. b) fósforo. c) enxofre. d) carbono. e) nitrogênio. Questão 04 - (UDESC SC/2010) O monóxido de carbono e o dióxido de carbono, que resultam da queima dos combustíveis fósseis, podem causar alguns problemas à população urbana. Assinale a alternativa correta. a) O dióxido de carbono eliminado na atmosfera pela combustão de combustíveis fósseis é totalmente absorvido pelos vegetais no processo da fotossíntese. b) O monóxido de carbono afeta a hemoglobina do sangue, podendo, quando em níveis elevados, levar à morte as pessoas expostas a ele. c) O monóxido de carbono é essencial no processo da fotossíntese e da respiração. d) O dióxido de carbono eliminado por meio da queima dos combustíveis fósseis permite o equilíbrio desse gás na atmosfera, devido a sua retenção nos vegetais no processo da fotossíntese. e) O monóxido de carbono tem em sua fórmula um átomo de carbono e dois de oxigênio. Questão 05 - (UDESC SC/2014) A água é o principal componente dos organismos vivos. A movimentação dela entre os seus diversos compartimentos é constituída de processos de transferência. Analise os processos de transferência. I. precipitação II. III. IV. dissolução escoamento eutrofização V. evaporação Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. Questão 06 - (UFSC/2018)Com a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, muitos cientistas mostraram-se preocupados com suas manifestações céticas quanto às causas do aquecimento global. Recentemente, os Estados Unidos saíram do chamado Acordo de Paris. Esse acordo, assinado por muitos países, prevê metas de redução na emissão de carbono e de outros poluentes na atmosfera. Estima-se que 7 bilhões de toneladas de carbono são lançadas na atmosfera devido às atividades humanas. Em relação ao carbono lançado na atmosfera, é correto afirmar que: 01. uma parte do carbono lançada na atmosfera é utilizada pela respiração de animais e vegetais. 02. estima-se que as florestas atualmente existentes sejam responsáveis pela fixação de 95% e os oceanos pelos outros 5% do carbono lançado na atmosfera pela atividade humana. 04. o aumento da quantidade de carbono na atmosfera atual tem sua origem exclusivamente na atividade da respiração celular de animais e vegetais. 08. os vegetais são importantes para a fixação do carbono atmosférico, pois em algumas de suas células os cloroplastos são capazes de utilizar o carbono na formação de açúcares. 16. nas células animais e vegetais, através de um processo químico realizado nas mitocôndrias, ocorre a transformação e a fixação do carbono para a formação de açúcares. Questão 07 - (PUC RJ/2015) Com relação ao que chamamos de sequestro de carbono, é correto afirmar que a) seu aumento contribui para o aquecimento global. b) é feito por organismos autotróficos. c) aumenta consideravelmente com as queimadas. d) é feito por organismos heterotróficos. e) corresponde, nas plantas, à respiração. Questão 08 - (UEM PR/2014) Assinale o que for correto sobre o ciclo hidrológico e seu funcionamento para a dinâmica do planeta. 01. O fenômeno evaporação, presente no ciclo hidrológico, é a passagem da água no estado físico líquido para o estado físico gasoso. Ele ocorre de forma lenta, na temperatura ambiente, e é um dos elementos responsáveis pela formação de nuvens.

02. O tempo de ocorrência das etapas do ciclo hidrológico pode variar devido aos tipos de rocha, de solo, de cobertura vegetal e de clima. 04. A evapotranspiração é menor em áreas florestadas do que em áreas recobertas por vegetação rasteira. 08. Uma parte da água que provém da atmosfera se infiltra no solo ou em rochas fraturadas e tem, entre outras, a função de alimentar os aquíferos. 16. Quando ocorre a precipitação no estado líquido, a água, ao se infiltrar no solo, dissolve novos componentes químicos, especialmente os sais. Questão 09 - (FUVEST SP/2012)A figura abaixo mostra alguns dos integrantes do ciclo do carbono e suas relações. a) Complete a figura, indicando com setas os sentidos das linhas numeradas, de modo a representar a transferência de carbono entre os integrantes do ciclo. b) Indique o(s) número(s) da(s) linha(s) cuja(s) seta(s) representa(m) a transferência de carbono na forma de molécula orgânica. Questão 10 - (UPE/2011) A vida na Terra está baseada fundamentalmente no elemento carbono, que compõe a estrutura básica de todas as moléculas orgânicas. Em relação à química desse elemento, a seu ciclo e à dinâmica planetária, analise as proposições e conclua. 00. É a versatilidade do carbono, cujos átomos podem se ligar entre si e com átomos de outros elementos químicos, que torna possível a existência da grande diversidade de moléculas orgânicas. 01. O ciclo do carbono consiste na fixação desse elemento pelos heterótrofos, por meio da fotossíntese ou da respiração, processos que incorporam o carbono proveniente das moléculas de gás carbônico (CO 2 ) do meio a moléculas orgânicas, que ficam disponíveis para os produtores e, através da cadeia alimentar, para os consumidores e decompositores, que restituem o CO 2 para o meio através da quimiossíntese ou da fermentação. 02. O carbono acumulado nos combustíveis fósseis não provém do período Quaternário época Recente, tendo sido retirado dos ecossistemas há muito tempo. Com a queima desses combustíveis, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, ocorreu liberação desse elemento, o que tem contribuído para diminuir a quantidade de gás carbônico na atmosfera.

03. A tectônica de placas desempenha um papel decisivo para a vida na Terra, participando ativamente do ciclo do carbono. Parte do CO 2 atmosférico dissolve-se nos lagos e oceanos, formando, juntamente com o cálcio, o composto carbonato de cálcio (CaCO 3 ), que se deposita no fundo submerso. Nas zonas de colisão, esse composto se decompõe, liberando o CO 2, que retorna à atmosfera e evita o aquecimento da Terra. 04. Se não ocorresse a reciclagem de gás carbônico, ocorreria redução na taxa de fotossíntese, ocasionando uma diminuição na oferta de alimento para os seres heterotróficos. Questão 11 - (UEPG PR/2010)Na natureza, átomos como os de nitrogênio, hidrogênio, carbono e oxigênio não são criados ou destruídos, nem transformados uns nos outros. A matéria que constitui os componentes dos ecossistemas é constantemente reciclada. Esses componentes da natureza têm movimento cíclico no ecossistema. É o caso da água. Sobre o ciclo da água na natureza, assinale o que for correto. 01. A maior parte da água do planeta fica nos oceanos. O calor do Sol faz com que a água de mares, rios e lagoas evapore constantemente. O vapor de água que fica na atmosfera se condensa na forma de nuvem e volta à superfície sob a forma de chuva, neve ou granizo, recompondo o volume hídrico de rios, lagoas e oceanos. 02. Nos oceanos há muito mais evaporação do que chuvas. Isso ocorre porque grande parte da água evaporada dos oceanos é carregada pelo vento em forma de nuvens até os continentes, nos quais ocorre exatamente o fenômeno inverso: mais chuva do que evaporação. 04. A respiração de todos os seres vivos produz como subproduto água, mas sua quantidade é tão insignificante que não é incluída no ciclo da água. 08. A água evaporada do continente provém muito mais da evaporação de massas aquáticas do que da transpiração da cobertura vegetal do planeta. 16. Os animais, inclusive o ser humano, ingerem água diretamente ou a obtêm do seu alimento. Parte dessa água é devolvida ao ciclo pela transpiração, pela urina e pelas fezes, fazendo parte, portanto, do ciclo da água. Questão 12 - (UFAC/2010) Através da reciclagem da matéria, os seres vivos estão em permanentes trocas com o ambiente. Nesse sentido, a morte de um organismo permite que a matéria orgânica, que compõe seu corpo, seja degradada, e os elementos químicos que a constituíam retornem ao ambiente. No que se refere às taxas de carbono e oxigênio, marque a alternativa que contém os dois processos responsáveis pela manutenção dessas taxas na atmosfera. a) Fotossíntese e respiração b) Fotossíntese e fecundação c) Respiração e calor d) Respiração e ciclo de Krebs e) Respiração e digestão Questão 13 - (FMJ SP/2010) Após assistir a uma aula sobre ciclo do carbono e do oxigênio, um aluno fez as seguintes observações: I. Os vegetais participam do ciclo do carbono quando liberam CO 2 durante a noite e o dia.

II. III. IV. Os animais participam durante o dia e a noite do ciclo do oxigênio. Os vegetais têm participação ativa nos dois ciclos, já que realizam respiração e fotossíntese. Os fungos têm participação ativa nesses ciclos quando absorvem CO 2 do meio, pois são anaeróbios. Pode-se afirmar que está correto o contido apenas em a) II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. e) I, II e III. Questão 14 (Autoral) De acordo com o ciclo do oxigênio, marque a alternativa incorreta: a) O oxigênio, além de participar da composição do ar e do gás carbônico, também participa da formação de compostos orgânicos e inorgânicos. b) Parte do oxigênio encontrado na atmosfera se transforma em ozônio, formando, dessa forma, a camada de ozônio, que é responsável por impedir que os raios ultravioletas penetrem no planeta. c) O único responsável pela destruição da camada de ozônio é a emissão de dióxido de carbono, que se acumula na atmosfera causando diversos prejuízos. d) Fotossíntese e respiração são os dois processos responsáveis pela manutenção da concentração de oxigênio e também de gás carbônico no ambiente. Questão 15 (PUCCAMP) O esquema a seguir representa, de forma simplificada, os ciclos do oxigênio e do carbono. No quadro adiante, assinale a alternativa que identifica corretamente os processos I e II e os organismos nos quais eles ocorrem.

Questão 16 - (ENEM/2016) A modernização da agricultura, também conhecida como Revolução Verde, ficou marcada pela expansão da agricultura nacional. No entanto, trouxe consequências como o empobrecimento do solo, o aumento da erosão e dos custos de produção, entre outras. Atualmente, a preocupação com a agricultura sustentável tem suscitado práticas como a adubação verde, que consiste na incorporação ao solo de fitomassa de espécies vegetais distintas, sendo as mais difundidas as leguminosas. A utilização de leguminosas nessa prática de cultivo visa reduzir a a) utilização de agrotóxicos. b) atividade biológica do solo. c) necessidade do uso de fertilizantes. d) decomposição da matéria orgânica. e) capacidade de armazenamento de água no solo. ANUNCIAÇÃO, G. C. F. Disponível em: www.muz.ifsuldeminas.edu.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado). Questão 17 - (UNIPÊ PB/2016)O nitrogênio é o elemento mineral que mais frequentemente limita o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais, mesmo em atmosfera com um teor muito elevado de N 2. A partir da participação, incorporação e características do nitrogênio no mundo vivo e com os conhecimentos a respeito da dinâmica que ocorre com o nitrogênio nos ecossistema, é correto afirmar: 01) No processo de nitrosação e nitratação, há a participação de bactérias quimioautótrofas. 02) A fixação do nitrogênio atmosférico é limitada à ação de bactérias do gênero Rhizobium. 03) No ciclo do nitrogênio, a desnitrificação ocorre por ação de bactérias do gênero Pseudomonaque liberam o nitrato para o meio. 04) O nitrato absorvido pelos vegetais é fonte de elemento prescindível para a formação de aminoácidos e bases nitrogenadas. 05) A interação entre bactérias do gênero Rhizobiume as leguminosas é benéfica apenas para uma das espécies. Questão 18 - (UNICAMP SP/2015) O nitrogênio é um elemento essencial para as plantas, podendo ser obtido do solo ou da atmosfera. No último caso, verifica-se a associação entre plantas e bactérias, que irão captar moléculas de nitrogênio e convertêlas em compostos nitrogenados usados na nutrição das plantas. Em contrapartida, as bactérias se aproveitam dos produtos oriundos da fotossíntese realizada pelas plantas. Essa associação é denominada a) mutualismo. O texto se refere a bactérias do gênero Rhizobium, que produzem amônio. b) comensalismo. O texto se refere a bactérias do gênero Rhizobium, que produzem amônio. c) mutualismo. O texto se refere a bactérias do gênero Nitrosomona, que produzem proteínas. d) comensalismo. O texto se refere a bactérias do gênero Nitrosomona, que produzem proteínas.

Questão 19 - (IFSP/2015) O nitrogênio é um dos elementos mais importantes na natureza e o seu ciclo é um dos mais complexos e, juntamente com o carbono, forma uma série de moléculas importantes para todos os tipos de células de todos os seres vivos. No meio ambiente, encontra-se o nitrogênio na forma de nitratos, amônia, óxidos e, na forma mais abundante, molecular. Dentro de uma célula, o nitrogênio formará a) ácidos nucleicos (DNA e RNA), proteínas e ATP, por exemplo. b) ácidos nucleicos (DNA e RNA), carboidratos e enzimas, por exemplo. c) proteínas, carboidratos e lipídios, por exemplo. d) proteínas, enzimas e hormônios, por exemplo. e) ácidos nucleicos (DNA), proteínas e carboidratos, por exemplo. Questão 20 - (UEPG PR/2017) O nitrogênio é um elemento químico fundamental aos seres vivos, pois faz parte das proteínas e ácidos nucleicos. Baseado na representação esquemática abaixo, assinale o que for correto. Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 15a ed. Volume 3. Editora Ática. São Paulo. 2010. 01. As bactérias fixadoras (1) utilizam a enzima nitrogenase para transformar o nitrogênio atmosférico em amônia (A). 02. As bactérias nítricas (5) realizam a desnitrificação, processo em que a amônia (B) é transformada novamente em gás nitrogênio. 04. No processo de amonificação, os decompositores (2), como bactérias e fungos, liberam amônia (A) no solo. 08. No processo de nitratação, os nitritos formados pelas bactérias nitrosas (3) são liberados no solo e oxidados por bactérias nítricas (4), formando-se os nitratos (B). 16. As bactérias do gênero Rhizobiumsão bactérias fixadoras que vivem nnas raízes de leguminosas. Elas fornecem nitrogênio à planta, além de liberá-lo no solo na forma de amônia.

Questão 21 - (UDESC SC/2017) Os esquemas dos ciclos biogeoquímicos mostram as vias de entrada e saída de diferentes compostos químicos nos seres vivos, entre os seres vivos e entre estes e o ambiente. Na figura abaixo, tem-se uma representação esquemática do ciclo do fósforo, importante elemento químico para os seres vivos. Analise as proposições em relação a este elemento químico e ao seu ciclo na natureza. Disponível em: http://www.coladaweb.com/wp-content/ uploads/2014/12/ciclo-do-fosforo-589x330.png, acessado em agosto/2016. I. O fósforo é importante para os seres vivos, na sua forma de íon fosfato, pois entra na composição química de moléculas como os ácidos nucleicos e de moléculas envolvidas no fornecimento de energia para as células. II. III. IV. Podem-se caracterizar dois ciclos do fósforo: um mais curto, feito diretamente entre seres vivos, solo e água. Outro, mais longo, que envolve a sedimentação do elemento, formação de rochas, movimentos geológicos e decomposição das rochas. Os seres vivos podem eliminar o fosfato pelas fezes. O fosfato combinado a um glicerídeo forma os fosfolipídios, principal componente das membranas celulares. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Questão 22 - (FUVEST SP/2018)Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos. I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera. II. III. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.

Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III. Questão 23 - (UCB DF/2017) No ciclo do nitrogênio, ocorre a atuação de bactérias fixadoras desse elemento. Em relação a esse ciclo biogeoquímico, assinale a alternativa correta. a) A amônia não constitui forma de nitrogênio assimilável pelas plantas. b) As bactérias do gênero Nitrobactertêm o respectivo papel durante a nitrificação, processo no qual ocorre a oxidação do nitrito (NO- 2). c) O nitrogênio é o elemento de menor abundância na atmosfera terrestre, demonstrando a importante atuação de bactérias fixadoras. d) A transformação do nitrito em nitrato é chamada de nitrificação. e) A fixação do nitrogênio atmosférico é realizada pelos animais. Questão 24 - (UEM PR/2017) O nitrato de amônio é um importante fertilizante nitrogenado, obtido industrialmente pela reação a seguir: NH 3 (g) + HNO 3 (g) NH 4 NO 3 (aq) H 20,6 Kcal/mol Sobre o nitrato de amônio e o impacto do uso excessivo de fertilizantes no meio ambiente, assinale o que for correto. 01. Quando comparado ao sulfato de amônio, o nitrato de amônio fornece duas vezes mais nitrogênio para as plantas. 02. A reação de obtenção do nitrato de amônio é exotérmica, pois a entalpia do produto é menor que a entalpia dos reagentes. 04. O aumento da quantidade de nutrientes na água leva à multiplicação de bactérias aeróbicas, que consomem o oxigênio dissolvido, causando a morte de peixes. 08. O uso excessivo de fertilizantes nitrogenados é uma das principais causas da chuva ácida. 16. Microrganismos presentes no solo transformam o excesso de nitrato em nitrogênio gasoso. Questão 25 - (PUC RS/2016)Sobre o Ciclo de Nitrogênio, NÃOse pode afirmar que a) a atmosfera da Terra tem em sua composição aproximadamente 78% de nitrogênio, porém as plantas não são capazes de utilizar o nitrogênio em sua forma gasosa livre.

b) o nitrogênio é o nutriente mineral mais limitante para o crescimento vegetal, por ser necessário em grandes quantidades na composição de proteínas e ácidos nucleicos. c) a fixação do N 2 atmosférico é a única fonte de nitrogênio para as bactérias de solo. d) a planta, apesar de não conseguir absorver o N 2 atmosférico, é capaz de absorver o amônio e o nitrato formados pelas bactérias presentes no solo. e) parte do nitrogênio é perdido no solo quando bactérias desnitrificantes convertem o nitrato em N 2, o qual se difunde para a atmosfera. Questão 26 - (ENEM/2016)Um produtor rural registrou queda de produtividade numa das áreas de plantio de arroz de sua propriedade. Análises químicas revelaram concentrações elevadas do íon amônio (NH 4 + ) e baixas dos íons nitrito (NO 2 ) e nitrato (NO 3 ) no solo. Esses compostos nitrogenados são necessários para o crescimento dos vegetais e participam do ciclo biogeoquímico do nitrogênio. Em qual etapa desse ciclo biogeoquímico são formados os compostos que estão em baixa concentração nesse solo? a) Nitrificação. b) Assimilação. c) Amonização. d) Desnitrificação. e) Fixação de nitrogênio. Questão 27 - (PUC MG/2014) A biogeoquímica é a ciência que estuda a troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Sobre os ciclos biogeoquímicos, marque a afirmativa INCORRETA. a) Plantas e animais participam do ciclo do oxigênio, nitrogênio e água. b) Há quatro tipos diferentes de bactérias que participam do ciclo do nitrogênio. c) Organismos procariontes fotossintetizantes não participam do ciclo do nitrogênio. d) Organismos decompositores participam do ciclo do nitrogênio e do gás carbônico. Questão 28 - (UEM PR/2015) Sobre os ciclos biogequímicos, assinale o que for correto. 01. Bactérias do gênero Rhizobiumsão importantes para o ciclo do nitrogênio, uma vez que participam do processo de nitrificação. 02. O fósforo é absorvido pelas plantas e animais na forma de íon fosfato. 04. O carbono é incorporado nos seres vivos a partir da fotossíntese e da quimiossíntese, sendo transferido por meio da cadeia alimentar para os consumidores e os decompositores. 08. O ciclo da água está relacionado com processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

16. O principal reservatório de O 2 para os seres vivos é a estratosfera, onde esse gás se encontra na forma de O 3. Questão 29 - (FM Petrópolis RJ/2018) Uma pesquisa conduzida no campo experimental da Embrapa Agrobiologia (RJ) comparou o crescimento de eucaliptos em três situações distintas: monocultivo de eucalipto sem o uso de adubo nitrogenado (E100); monocultivo de eucalipto com o uso de adubo nitrogenado (E100 +N) e cultivo de eucalipto em consórcio com a leguminiosaacaciamangium, sem adição de adubo nitrogenado (E50A50). Os resultados, mostrando a evolução do diâmetro médio das árvores de eucalipto (DAP), estão representados no gráfico a seguir. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/ 23827807/leguminosas-eliminam-aplicacao-de-nitrogenio-em-florestasde-eucalipto>. Acesso em: 14 jul. 2017. Adaptado. O impacto causado pela Acaciamangiumna plantação de florestas de eucalipto é provocado pela a) ação de bactérias nitrificantes do solo que transformam a amônia, existente no adubo nitrogenado, em nitrito que é usado pelas leguminosas. b) intensa devolução do nitrogênio do solo para a atmosfera realizada pelas bactérias desnitrificantes das raízes das leguminosas. c) liberação de aminoácidos pelas raízes da leguminosa que são usados pelo eucalipto durante a síntese de proteínas. d) relação harmônica intraespecífica e mutualística entre o eucalipto e as leguminosas plantadas no mesmo ambiente. e) maior quantidade de amônia e nitrato no solo liberados pelas bactérias fixadoras de N 2 atmosférico presentes nas raízes das leguminosas. Questão 30- (ENEM/2017) Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos. SOUZA, F. A. Agricultura natural/orgânica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL. Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado). No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de a) nitratação.

b) nitrosação. c) amonificação. d) desnitrificação. e) fixação biológica do N 2. Questão 31 - (FGV/2016) A ureia produzida em indústrias petroquímicas é o fertilizante mais utilizado no mundo pela agricultura convencional como fonte extra de nitrogênio. Já na agricultura orgânica, a qual dispensa o consumo de fertilizantes e defensivos químicos industriais, utiliza-se o esterco animal curtido como fonte suplementar de nitrogênio.independentemente do tipo de técnica agrícola empregada, tanto o fertilizante petroquímico como o esterco animal, quando aplicados no solo, serão a) metabolizados por bactérias quimiossintetizantes que geram nitrito (NO 2 ) e nitrato (NO 3 ), assimilados então pelos vegetais para a síntese, principalmente, de aminoácidos e nucleotídeos. b) absorvidos diretamente pelos vegetais que apresentam micro-organismos simbiontes em nódulos de suas raízes, para a síntese direta de proteínas e ácidos nucleicos. c) decompostos por organismos detritívoros em moléculas menores como a amônia (NH 3 ) e o gás nitrogênio (N 2 ), assimilados então pelos tecidos vegetais para síntese de nitrito (NO 2 ) e nitrato (NO 3 ). d) digeridos por fungos e bactérias nitrificantes que produzem aminoácidos e nucleotídeos, assimilados então pelos tecidos vegetais para síntese de proteínas e ácidos nucleicos. e) oxidados por cianobactérias fotossintetizantes em nitrito (NO 2 ) e nitrato (NO 3 ) que produzem proteínas e ácidos nucleicos, então absorvidos diretamente pelos tecidos vegetais. Questão 32 - (UDESC SC/2016) Os átomos de nitrogênio entram na composição das proteínas e dos ácidos nucleicos. Pode-se, deliberadamente, interferir no Ciclo do Nitrogênio na natureza com a finalidade de aumentar a produtividade de certas culturas. Assinale a alternativa que contém exemplos de plantas, usualmente, utilizadas para aumentar a quantidade de nitrogênio no solo. a) morango alface cebola. b) milho batata arroz. c) algodão batata milho. d) soja feijão ervilha. e) gergelim milho castanhas. Questão 33- (UECE/2015)O movimento entre as substâncias provenientes do meio abiótico para o mundo vivo e o retorno delas a partir dos seres vivos para o meio ambiente se dá por meio dos ciclos biogeoquímicos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) o que se afirma sobre os ciclos biogeoquímicos. ( ) O CO 2 que passa a circular na atmosfera é retirado do ambiente através processo de fotossíntese realizado exclusivamente pelas plantas.

( ) No ciclo hidrológico, a água circula entre animais da cadeia alimentar, retornando à superfície através de evapotranspiração, respiração, fezes, urina ou decomposição. ( ) A maioria dos seres vivos consegue incorporar e utilizar o nitrogênio na forma de gás presente no ar. ( ) As rochas fosfatadas sofrem erosão e liberam para o solo o fósforo, elemento que será absorvido pelos vegetais, para a produção de ATP e ácidos nucléicos. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V, F, V, V. b) F, V, F, V. c) V, F, V, F. d) F, F, F, V. Questão 34 - (UNITAU SP/2015)O esquema abaixo representa o ciclo do Nitrogênio, de modo simplificado. Com base no esquema, assinale a alternativa CORRETA. a) O número 1 representa as bactérias quimiossintetizantes, as Nitrobacter, que decompõem os restos dos seres vivos. b) O número 2 representa as bactérias desnitrificantes, que transformam os íons nitrato em nitrito e posteriormente em nitrogênio. c) O número 3 representa as Nitrosomonas, que são bactérias quimiossintetizantes, as quais transformam os íons nitrito em íons amônio. d) O número 4 representa fungos e bactérias que transformam as substâncias nitrogenadas em íons amônio. e) A biofixação é o processo de captura de nitrogênio atmosférico por fungos associados às raízes das plantas, que o transformam em íons amônio. Questão 35 - (OBB/2015) Apesar de bactérias causadoras de infecções em seres humanos serem bastante conhecidas e de grande importância médica, várias outras espécies de bactérias ocupam importantes nichos nos ecossistemas, sendo elos essenciais para a manutenção da vida na biosfera. Alguns destes microrganismos são fundamentais no ciclo do nitrogênio, tanto na fixação do nitrogênio atmosférico no solo quanto na oxidação dos compostos nitrogenados, tornando-os assimiláveis para organismos produtores primários. Sobre as principais bactérias envolvidas no Ciclo do nitrogênio, julgue os itens:

I. As bactérias que oxidam amônia a nitrito, e nitrito a nitrato são classificadas como quimiossintetizantes, e por isso são autotróficas. II. III. IV. Bactérias que se encontram nos nódulos radiculares de plantas leguminosas não podem ser consideradas simbióticas com estes organismos, porque os primeiros não se beneficiam em nada nesta relação ecológica. Bactérias que se encontram nos nódulos radiculares de plantas leguminosas são na realidade parasitas, pois se nutrem do tecido vegetal dos hospedeiros, frequentemente levando-os à morte. Todas as bactérias envolvidas no ciclo do nitrogênio são organismos autotróficos. V. A energia da oxidação de nitritos e nitratos é utilizada para a síntese de compostos carbônicos por algumas bactérias do solo, cuja degradação posteriormente fornecerá a estes organismos energia metabólica. a) Apenas os itens I e V são corretos b) Apenas o item I está correto c) Apenas o item III está errado d) Todos os itens estão corretos e) Todos os itens estão errados Questão 36 - (UNEB BA/2014) Tão complexas quanto a química da vida, as condições para o bom crescimento das plantas se resumem em três números que representam as porcentagens de nitrogênio, fósforo e potássio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No século XX, esses três nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a população mundial crescesse seis vezes mais. O nitrogênio vem do ar, mas o fósforo e o potássio veem do solo. As reservas de potássio são suficientes para séculos, mas com o fósforo a situação é diferente. É provável que os suprimentos disponíveis de imediato comecem a esgotar-se no final do século. Muitos dizem que quando isso acontecer, a população terá alcançado um pico além do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade. O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, é um elemento crucial para os fertilizantes. É extraído de rochas ricas em fósforo, na forma de fosfato. O fósforo não ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca 3 (PO 4 ) 2, fluorapatita, Ca 5 (PO 4 ) 3 F e hidroxiapatita, Ca 5 (PO 4 ) 3 OH. A natureza obtém fósforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biológico, sedimentação e, depois de 10 milhões de anos, elevação geológica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fósforo no solo, mas uma combinação de medidas pode suavizar o problema. (VACCARI. 2012. p.40-45). VACCARI, David A. Solos desnutridos. Scientifc American Brasil Aula Aberta, ano II, n. 12, 2012. Com base no conhecimento da importância do nitrogênio, potássio e fósforo, NPK, na produtividade primária do planeta e nas repercussões negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, é correto afirmar: 01. O nitrogênio e o potássio são nutrientes recicláveis, enquanto o fósforo não apresenta a capacidade de reciclo realizado pelos decompositores. 02. A necessidade dos vegetais em retirar os nutrientes orgânicos do solo faz da fertilização com NPK uma condição importante na realização da fotossíntese pelas plantas.

03. A sustentabilidade do planeta só estará ameaçada no final do século XXI por causa do uso exagerado de micronutrientes por uma agricultura que continuará aumentando sua produção, sem qualquer limite ou controle. 04. A capacidade de suporte da natureza depende, dentre outros fatores, da capacidade de produção de alimentos, que, por sua vez, é dependente da disponibilidade de determinados nutrientes inorgânicos encontrados no planeta. 05. O nitrogênio, o fósforo e o potássio são micronutrientes essenciais para a produção primária e, consequentemente, essenciais para a manutenção do fluxo bidirecional de energia e matéria ao longo das cadeias tróficas dos ecossistemas. Questão 37 - (UEFS BA/2015) Os elementos essenciais à vida seguem uma trajetória desde o meio inanimado, passando pelos organismos vivos e retornando ao meio original. Esses elementos, em número aproximado de 40, são incorporados aos organismos, na forma de compostos orgânicos complexos, ou participam de uma série de reações químicas essenciais às atividades dos seres vivos. A ciclagem desses elementos e da água recebem o nome de ciclos biogeoquímicos. Com base nos conhecimentos sobre os ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar: a) O aumento de gás carbônico, por si só, em ambientes aquáticos, principalmente, pela decomposição ativa quando os níveis de matéria orgânica são elevados, tende a abaixar o ph, devido ao consumo de íons hidroxila, como pode ser visto na reação CO2 OH HCO 3. b) O ciclo do fósforo é complicado pelo grande número de estados de oxidação que esse elemento pode assumir, incluindo sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre, sulfato, e ácido sulfúrico. c) A fixação biológica é a principal via de reciclagem de CO 2 gasoso, em que alguns organismos simbiontes, de vida livre, como bactérias fotossintetizantes, são capazes de utilizar diretamente esse gás atmosférico. d) A desnitrificação realizada, geralmente, por bactérias quimioautotróficas aeróbias, consiste na conversão de nitrogênio amoniacal em nitratos. e) Devido a sua abundância na atmosfera, praticamente todos os organismos conseguem utilizar o nitrogênio gasoso.