São quantos dias de ano letivo

Saber quando começa o ano letivo nos Estados Unidos é fundamental para quem tem interesse em estudar no país mais rico do mundo.

Isso porque o calendário escolar estadunidense é totalmente diferente do brasileiro.

Para você ter uma ideia, o início das aulas nem sequer coincide com o início do ano, mas com o meio dele.

A seguir, vamos entender quando começa o ano letivo nos Estados Unidos, como são distribuídos os períodos de férias e quais as diferenças entre o sistema escolar americano e o brasileiro.

Continue lendo e fique bem informado para realizar seu objetivo de estudar nos EUA.

Quando começa o ano letivo nos Estados Unidos?

Você vai se surpreender ao saber quando começa o ano letivo nos Estados Unidos: entre agosto e setembro, logo após as férias de verão por lá – o chamado Summer Break.

Muito diferente do Brasil, não é mesmo?

Apesar de existir um consenso geral sobre o calendário escolar, as instituições educacionais têm a liberdade de definir a data de início e as folgas que ocorrem durante o ano conforme sua organização.

Além disso, o fator decisivo para a distribuição do ano letivo nos EUA é o clima.

Como os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são marcados por um inverno rigoroso, não faria sentido usar esse período para as férias escolares.

Logo, foi determinado o início das aulas no meio do ano, com as férias de verão concentradas nos meses de junho, julho e agosto – quando as temperaturas mais altas favorecem o lazer e a convivência.

Já as matrículas são realizadas entre fevereiro e março.

Dessa forma, o ano letivo nos EUA atravessa o Réveillon, mas também é caracterizado por uma série de períodos de folga, como veremos a seguir.

Qual a duração do ano letivo nos EUA?

Assim como no Brasil, o ano letivo dos EUA tem duração média de 9 meses, mas com uma distribuição bastante diferente.

De modo geral, as aulas começam entre agosto e setembro e se encerram entre maio e junho.

Mas não há um período de férias entre os semestres, como no Brasil.

Nos EUA, além das férias de verão, existem alguns períodos de descanso ao longo do ano, como o Spring Break (a semana do “saco cheio”, que acontece na primavera), o Thanksgiving (feriado no final de novembro) e o Winter Break (semana de inverno que abrange o Natal e o Ano-Novo).

Enquanto isso, no Brasil, é comum que os meses de férias sejam dezembro, janeiro e julho.

Em relação à quantidade de dias letivos, os EUA têm um número um pouco menor do que o Brasil: cerca de 190 dias de aula contra 200 em nosso país.

Como funciona o ano letivo nos Estados Unidos?

Como vimos, o ano letivo nos EUA começa no meio do ano e termina em maio ou junho do ano seguinte, com alguns períodos de descanso e férias mais longas no verão.

Em relação às atividades escolares, o sistema de ensino é mais flexível e dá ao aluno certa liberdade para montar a grade curricular e definir a carga horária.

Geralmente, são definidas “core subjects”, que são disciplinas obrigatórias, e os alunos podem selecionar diversas disciplinas optativas e atividades extracurriculares conforme seus interesses.

Em relação às formas de avaliação, são aplicados dois períodos de provas: o midterm, avaliações na metade do ano letivo, e as finals, exames finais nas últimas semanas de aula.

É comum que os orientadores proponham projetos semanais ou mensais que, ao fim do ano, compõem a nota do estudante junto às atividades fora da sala de aula.

Os professores também são livres para definir como a nota final será composta e qual será o método de cálculo, enquanto as notas seguem o padrão de A a F.

Principais diferenças para o ano letivo no Brasil

O ano letivo nos Estados Unidos têm várias diferenças significativas em relação ao Brasil. 

Veja as principais:

  • O ano letivo se inicia no meio do ano-calendário, logo após as férias de verão, que são as mais longas do calendário escolar
  • As datas do calendário escolar são fortemente influenciadas pelas estações do ano
  • Não há férias no meio do ano entre os semestres, como no Brasil, mas sim períodos de folga e feriados distribuídos por todo o ano letivo (Spring Break, Thanksgiving e Winter Break)
  • O sistema de ensino é mais flexível e inclui diversas atividades extracurriculares associadas aos interesses e potenciais de cada estudante, para além da grade obrigatória
  • As notas seguem o padrão de A a F, em vez de 0 a 10 ou 0 a 100.

Você também pode estudar nos Estados Unidos

Se você sonha em fazer um ano letivo nos Estados Unidos para praticar seu inglês e enriquecer sua trajetória acadêmica, saiba que esse objetivo está ao seu alcance.

Hoje, você pode fazer um intercâmbio com o objetivo educacional e ter acesso aos mais diversos cursos na terra da liberdade e das oportunidades.

Para estudar no país, você pode solicitar dois tipos de visto:

  • O F-1, para quem quer fazer ensino fundamental, ensino médio, cursos universitários e de treinamento em inglês
  • O M-1, para estudantes de instituições não acadêmicas. 

Caso também tenha interesse em trabalhar, será preciso tirar o visto J-1.

Em todos os casos, você pode contar com a Imigrefácil para ter acesso às informações mais confiáveis sobre a imigração para os EUA.

Quer saber mais sobre o ano letivo e outros dados importantes sobre os Estados Unidos?

Então, baixe agora nosso Guia Prático para Imigrar para os EUA e tire todas as suas dúvidas sobre vistos, imigração, estilo de vida e muito mais.

Pensando em colocar o(a) filho(a) em uma escola nos EUA? Além de pesquisar sobre as melhores escolas em Orlando ou outras cidades do país, é preciso se atentar para as diferenças do ano letivo nos EUA, garantindo assim a melhor experiência para seus filhos. 

Enquanto no Brasil estamos habituados a um ano letivo escolar que começa no início de fevereiro e vai até meados de dezembro – com pausa para férias no mês de julho, que prevê uma duração mínima de 200 dias com a carga horária total de 800 horas; nos Estados Unidos as coisas funcionam de maneira diferente, sendo que o início do ano letivo nos EUA é em agosto. 

A diferença entre os sistemas de ensino brasileiro e estadunidense gera dúvidas e receios para os pais na hora de colocarem seus filhos em uma instituição estrangeira. 

Por isso, preparamos um conteúdo instrutivo com as principais informações sobre o ano letivo nos EUA, para você que você fique por dentro!

Continue conosco e tenha as respostas para as seguintes questões: 

Como funciona o ano letivo nos EUA?

Nos Estados Unidos, o ano letivo começa entre agosto e setembro e termina entre maio e junho, com semestres que duram entre quatro e cinco meses e um período de férias que vai de junho a agosto. 

O ano letivo nos EUA acompanha as estações do ano, permitindo que os alunos tirem férias durante quase todo o período de verão. 

Depois de aproveitarem as férias de três meses, os alunos começam seus anos letivos no outono, que tem duração de 180 dias. Note que são 20 dias letivos a menos do que no Brasil. 

Quanto tempo dura as férias de verão nos Estados Unidos?

As férias de verão por lá duram por volta de três meses (Junho, Julho e Agosto). 

Elas são equivalentes às nossas férias de verão por aqui, que duram um pouco menos (2 meses – de Dezembro a Janeiro) já que no Brasil os alunos também desfrutam de um mês de férias durante o inverno, o que faz com que o período total de férias de ambos os países seja o mesmo. 

Quanto tempo dura as férias de inverno nos Estados Unidos?

Nos EUA, os alunos não têm férias no inverno como no Brasil (no mês de Julho), já que seus três meses de férias são desfrutados no verão. 

No entanto, eles podem aproveitar de uma semana de recesso entre Dezembro e Janeiro, o chamado “Winter Break”. A pausa acontece durante as festas de fim de ano (natal e ano novo) e varia de uma até três semanas, dependendo do calendário de cada instituição de ensino.

Além disso, eles contam ainda com outro período de recesso, o “Spring Break” (Férias da Primavera), em que têm uma semana de férias no mês de abril.

Quais são as diferenças entre o ano letivo nos EUA e no Brasil?

Como mencionamos, existem algumas diferenças entre os países; sendo as principais:

  1. Começo e fim do período letivo (agosto e junho nos EUA; fevereiro e dezembro no Brasil);
  2. Duração do ano letivo (180 dias nos EUA; 200 dias no Brasil); 
  3. Período de férias (3 meses no verão nos EUA; 2 meses no verão e 1 no inverno no Brasil); 
  4. Flexibilidade (Nos EUA as escolas possuem mais liberdade para escolher quando iniciam e quando terminam as aulas do ano letivo). 

Outras diferenças no ensino estadounidense são o sistema de notas, as matérias ensinadas – que podem ser escolhidas pelos alunos no ensino médio -, a separação de séries e a oferta de matérias extracurriculares. 

Outro ponto importante é que nos EUA os pais começam desde cedo a planejar o futuro dos filhos em uma universidade, já que as mensalidades não são nada baratas e mesmo as instituições públicas não são gratuitas. 

Dica: confira nossos conteúdos sobre Universidades em Orlando e Universidades de Miami e conheça as diversas instituições de qualidade que as cidades mais badaladas dos EUA tem a oferecer! 

Como são as séries escolares nos Estados Unidos?

Nos EUA, as séries escolares são divididas de forma diferente do Brasil. Veja abaixo:

  • Preschool (Pré-escola): 4 anos.
  • Kindergarten (Jardim de Infância): 5-6 anos
  • Elementary School (Ensino Fundamental I): 1st Grade (1a série): 6-7 anos / 2nd Grade (2a série): 7-8 anos / 3rd Grade (3a série): 8-9 anos / 4th Grade (4a série): 9-10 anos / 5th Grade(5a série): 10-11 anos.
  • Middle School (Ensino Fundamental II): 6th Grade (6a série): 11-12 anos/ 7th Grade (7a série): 12-13 anos/ 8th Grade (8a série): 13-14 anos.
  • High School (Ensino Médio): 9th Grade (9a série): 14-15 anos/ 10th Grade (10a série): 15-16 anos / 11th Grade (11a série): 16-17 anos / 12th Grade (12a série): 17-18 anos.

Após o High School o aluno pode optar ou não por fazer uma faculdade nos Estados Unidos. 

Quantos anos dura a escola nos Estados Unidos?

Caso o aluno não repita nenhum ano, ele entrará na escola com 4 anos de idade e irá se formar com 17; totalizando 13 anos de duração. 

A idade de início e formatura pode variar um pouco dependendo do mês de aniversário da criança, assim como ocorre no Brasil. 

Quantos anos tem o ensino médio nos EUA?

O aluno irá passar 4 dos seus 13 anos de escola no High School. Um ano a mais do que no Brasil; já que, por lá, o nono ano – que aqui é considerado como o último ano do ensino fundamental, já é considerado ensino médio. 

Conheça o padrão de ensino norte-americano

Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, existem escolas em versões públicas e privadas. Mas diferentemente do que muitas vezes vemos por aqui, no país norte-americano os dois tipos têm suas qualidades. 

Diante disso, esqueça tudo o que você conhece sobre educação. Os módulos americanos de ensino oferecem solidez em suas concepções e vão surpreender você!

É importante frisar que os alunos que residem nos EUA têm todo um plano para crescer. No período da High School, por exemplo, são apresentadas disciplinas voltadas à arte, medicina, administração, ao esporte e diversos outros segmentos.

Com isso, os alunos podem começar a analisar quais assuntos mais os interessam e, assim, iniciar a preparação acadêmica para a faculdade. Isso acontece também porque as universidades podem selecionar e até mesmo dar bolsas de estudo a alunos indicados por olheiros.

Entenda o funcionamento dos School Districts

Cada distrito, ou seja, uma região da cidade, comporta uma escola que deve ser frequentada apenas pelos residentes deste local. 

Por exemplo, se você reside em uma casa em Orlando, seus filhos só poderão frequentar as escolas da área.

Esse princípio da educação americana, chamado School Districts, parte de uma valorização das comunidades, que se encaixam dentro de uma zona demarcada, garantindo que as crianças tenham vagas, frequência regular nas escolas e evitando listas de espera e deslocamentos desnecessários.

Por isso, é comum que as pessoas pesquisem primeiro as escolas disponíveis no distrito antes mesmo de começarem a procurar por casas para morar.

Gostou de saber mais sobre o ano letivo nos EUA? Conte com a Vitoria Realty para se mudar para os Estados Unidos!

Uma residência nos Estados Unidos pode significar o começo de uma nova vida e de uma educação de primeira qualidade. Agora que você já sabe mais sobre como funciona o ano letivo nos EUA, conte com a Vitoria Realty para te ajudar a viver o sonho americano. Entre em contato!