O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

DestaquesEntretenimentoMundoTecnologia

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas
Reprodução

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

As faixas AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência modulada) são as responsáveis por modular os sinais de radiofreqüência. A diferença entre elas se caracteriza basicamente pela técnica de produção e estética de programação.

De acordo com Bruno Caputo, técnico do Laboratório de Radiojornalismo da UFSJ, essas distinções fazem toda a diferença na qualidade e alcance do sinal. “A faixa AM é correspondida entre 500 e 1600 Quilohertz e opera em amplitude modulada. Ela tem uma resposta de freqüência inferior a FM, porém, um alcance maior. Já a FM esta entre 88 e 108 Megahertz. Sua resposta de frequência é maior e seu alcance menor, sendo, portanto, o oposto da AM. Na pratica o som FM é considerado mais estéreo e agudo e o AM possui um som mais grave” diz.

Devido a essas diferenças, as rádios que optaram por trabalhar com determinada faixa adotaram um estilo peculiar de programação. Como a AM possui uma qualidade de som inferior a FM, ela vem ao longo dos anos sendo muito utilizada para prestação de serviços e oferecimento de notícias e a FM se tornou mais musical. Porém, segundo Bruno, a AM passou a sofrer  interferência dos aparelhos modernos como celular, computador e lâmpada fluorescente,  e isso passou a comprometer a recepção. Desse modo, surgiu a necessidade de mesclar ambas as faixas para suprir as limitações. Emissoras em FM passaram  a ter uma estética mais próxima das rádios AM e vice e versa.

Com a assinatura do decreto N⁰ 8.139 em março de 2014, as rádios AM passaram a ter a opção de migrarem para operar na faixa FM. Caputo acredita que a FM aumentará cada dia mais  sua audiência, pois muitas emissoras abandonarão a Amplitude Modulada para se tornar Frequência Modulada.  Mas ainda assim a AM persistirá, visto que há rádios que anseiam por uma cobertura longa, abrangendo o estado inteiro, e neste caso só a AM é capaz de agir.

Agência Sertão no Ar

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas
No dia 14 de maio estreia um novo programa no rádio guanambiense. O site de notícias Agência Sertão ganha sua versão radiofônica de segunda a sexta, sempre às 17h. O programa se chamará Agência Sertão no Ar.

A sintonia para acompanhar as notícias da Agência Sertão é a Rádio Cultura de Guanambi, 94,7 FM. Emissora e Agência acertaram os últimos termos para a inclusão do programa na grade.

Depois de pouco mais de um ano fora do rádio, o comunicador Tiago Marques estará de volta ao ar, ele comandará o programa que terá a participação de Jara Pimentel, Joana Martins, Geovane Santos e Edu Vale, todos integrantes da equipe da Agência Sertão.

O foco do programa será o noticiário local, principalmente relacionado à política, educação, guia de oportunidades e cotidiano, além da previsão do tempo atualizada e de clássicos e lançamentos da música. A ideia é que o programa seja transmitido ao vivo em vídeo pelo Facebook, Youtube e pelo site da Agência Sertão.

Fonte: Jornalismou / Agência Sertão

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

O que significa AM e FM em relação as transmissões radiofônicas

Amplitude modulada (AM) e frequência modulada (FM) são dois entre os tipos possíveis de modulação. ... No caso de AM, a mistura (modulação) significa alterar a amplitude da onda portadora no tempo, de acordo com o sinal original. No caso de FM, a frequência da portadora é alterada, em função do sinal original.

Como funciona a rádio AM?

O rádio AM usa modulação de amplitude e é a forma mais simples de transmissão de rádio. ... A frequência específica é conhecida como frequência da portadora, que é o veículo pelo qual o sinal real é transportado de uma antena de transmissão para um sintonizador de recepção.

O que significa AM de rádio?

O que é FM: Contrasta com a AM (Amplitude Modulation que significa "Modulação em Amplitude"), que varia a amplitude mas a frequência é constante. As rádios FM possuem excelente qualidade de som mas tem alcance limitado (em média 100 quilômetros de raio).

Porque FM é melhor que AM?

As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. ... As transmissões FM possuem qualidade superior quando comparadas às transmissões de ondas AM porque possuem maior alcance e eliminam ruídos que ocorrem naturalmente.

O que determina o fato de as rádios FM terem menor alcance do sinal e melhor qualidade musical?

Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência. As transmissões FM possuem qualidade superior quando comparadas às transmissões de ondas AM porque possuem maior alcance e eliminam ruídos que ocorrem naturalmente.

Qual a diferença entre rádio AM e FM?

  • Qual é a diferença entre as ondas de rádio AM e FM? Quando as pessoas ainda usavam rádios (em vez de smartphones e tablets) para sintonizar as últimas notícias e música em seus rádios AM, a introdução do rádio FM para a transmissão comercial era um grande negócio.

Quais são as vantagens do rádio AM?

  • O rádio AM tem as vantagens de transmitir mais diferenças, ter mais estações em uma determinada faixa de frequência, e ser facilmente captado pelos receptores. No entanto, os sinais AM são mais suscetíveis a interferência de ruído e estática, como durante uma tempestade.

Qual a diferença entre a AM e a AM?

  • Como se trata de uma tecnologia mais antiga, os custos para manter uma rádio AM são mais baratos, uma vez que a transmissão depende de equipamentos menos complexos para transmitir sinais. Sem sombra de dúvidas, a transmissão FM supera a AM no quesito qualidade de som, uma vez que é menos suscetível a ruídos.

Qual a qualidade de som do rádio AM?

  • A eletricidade gerada pelo raio produz picos de ruído que são captados pelos sintonizadores AM. O rádio AM também tem um alcance de áudio muito limitado, de 200 Hz a 5 kHz, o que limita sua utilidade para música. E quando se trata de música, os sinais AM têm uma qualidade de som inferior à FM.