O que significa a palavra migração

migração
mi·gra·ção

sf


1 Movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas; inclui a imigração (movimento de entrada) e a emigração (movimento de saída).
2 Ecol Deslocamento sazonal de populações animais de uma região a outra.
3 Inform Mudança de hardware ou de software, como a transferência de um sistema de uma plataforma para outra ou a substituição de um aplicativo por outro.
ETIMOLOGIAlat migratĭo.

Topo ↑

© 2022 Editora Melhoramentos Ltda.

Todos os direitos reservados.

Fale conosco



Migração é um Substantivo, feminino singular ;

Mudança de um local para outro.

Eu migrei da região sudeste para a centro-oeste.

Eu migrei para o Japão em busca de prosperidade.

 mudança   mudar  mais...

 imigração  mais...

 migrar   região   país   emigração   imigração   mudança   emigrar   imigrar   imigratório   emigrei  mais...

Mudança de uma cidade ou um estado para outro ou de um país para outro

Eu mudei de teresina para oeiras Eu mudei do piauí para são paulo

Eu mudei do brasil para a turquia

1-Passagem de país para o outro(diz-se de individuo,ou de povo).
2-Deslocamento periodico de certas especies animais,gerassociado a mudanças de estaçao

Vamos fazer uma migração para outro país

Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente.

Eu migrei para o Paraná, portanto, fiz o processo de migração.

É todo movimento de população que ocorre no espaço geográfico. Migrante é aquele que realiza o movimento de migração.

Eu emigrei de Minas Gerais.

Passagem de um país para outro.

Houve uma grande migração de japoneses para o Brasil naquele período.

Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano. O homem quem migra o faz por alguma razão e, muitas vezes, a sobrevivência de um determinado grupo social depende de seu deslocamento pelo espaço, como, por exemplo, durante a pré-história, quando os primeiros seres humanos migravam em busca de alimento.

Razões para migração

Dentre as principais razões para a migração estão as de origem:

  • Econômica, quando o migrante sai em busca de melhores qualidades de vida, empregos, salários, muito comum em países ou regiões subdesenvolvidas.

  • Cultural e religiosa, no caso de grupos sociais que migram para o local com o qual identifica, como os muçulmanos que migram para Meca a fim de facilitar a prática de sua religião.

  • Políticas, ocorre com bastante frequência durante crises políticas, guerras, ditaduras, nas quais vários contingentes políticos migram, de forma livre ou forçada, para evitar os problemas de seu país. Exemplo disso, atualmente, são os refugiados sírios que deixam seu país para fugir de uma guerra civil que já dura quase 3 anos e contabiliza mais de 130 mil mortos.

  • Naturais, muito comum em lugares com a ocorrência de desastres ambientais, secas, frio intenso, calor excessivo etc.

O que significa a palavra migração

Milhares de migrantes, muitos da Síria, Iraque e Afeganistão, realizam a travessia do mar Egeu, da Turquia, para chegar às ilhas gregas – porta de entrada da Europa *

No decorrer da história da humanidade, os grandes fluxos migratórios internacionais, ou seja, as principais direções de migração, ocorreram, principalmente, por razões econômicas, mas nem sempre se deslocaram para o mesmo sentido. Para se ter uma ideia, entre o século XVI até as primeiras décadas do século XX, o principal movimento migratório internacional ocorria da Europa para as outras regiões do globo, já que os países europeus foram os grandes responsáveis pela colonização da América, África e Ásia. No decorrer do século XX, o fluxo migratório passou a ser muito maior no sentido contrário, saindo dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos da Europa e, principalmente, para os Estados Unidos e Canadá, que têm recebido muitos migrantes de várias partes do mundo, até mesmo da Europa, ou então de países mais pobres para países vizinhos que possuem economias mais estáveis, nesse caso os migrantes aproveitam que a entrada nesses países é facilitada por possuírem menos barreiras burocráticas e migram em busca de melhores condições de vida.

Essa mudança, no fluxo migratório, inicialmente foi bem recebida pelos países desenvolvidos, já que com o grande desenvolvimento econômico e industrial eles necessitavam de mão de obra barata que se sujeitasse a exercer tarefas mais pesadas, mas com o passar do tempo houve uma intensa mecanização no processo produtivo, diminuindo a necessidade de trabalhadores desqualificados. Com isso, muitos imigrantes perderam os seus empregos e passaram a contribuir para o aumento dos problemas sociais (desemprego, miséria, violência etc). Para tentar controlar a entrada de migrantes, e os problemas ocasionados pela grande reserva de trabalhadores desqualificados, vários países do mundo (países da Europa Ocidental, Estados Unidos, Canadá e outros) endureceram suas políticas relacionadas à migração, mas essas medidas não se mostraram eficazes, pois se tornou crescente o número de migrantes que entram nesses países ilegalmente e, por não possuírem visto, não podem trabalhar em trabalhos formais. Outros desafios provocados pelas migrações que os países desenvolvidos precisam lidar é o preconceito e a intolerância que parte de sua população possui em relação aos migrantes, já que por serem culpabilizados pelos problemas sociais e ainda possuírem hábitos e manifestações culturais distintas, muitas vezes são alvo de atitudes de preconceito ou intolerância.

De acordo com um relatório da ONU*, nos primeiros 15 anos do século XXI houve um aumento de 41% no número de migrantes no mundo, que chegou a aproximadamente 244 milhões, desses, cerca de um terço (76 milhões) vivem na Europa, 75 milhões na Ásia, continente que mais recebeu migrantes nesses últimos 15 anos, e 54 milhões na América do Norte. Considerando apenas o país com maior número de migrantes, os Estados Unidos lideram com 47 milhões de migrantes, seguido por Alemanha e Rússia, que possuem 12 milhões cada; Arábia Saudita com 10 milhões; Reino Unido com quase 9 milhões e Emirados Árabes Unidos com 8 milhões. Demonstrando, assim, que pelo menos nessas primeiras décadas do século XXI os fluxos migratórios para os países desenvolvidos ou países subdesenvolvidos com economias mais dinâmicas se manteve.

NOTAS

* Número de migrantes no mundo cresceu 41% entre 2000 e 2015, segundo ONU.

Por Thamires Olimpia

Graduada em Geografia

rocha cobertura

Rocha de qualquer origem, embora geralmente sedimentar, impermeável, que recobre, por exemplo, jazig...

substantivo feminino Processo de entrada (imigração) e de saída (emigração), de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que se muda de país para outro ou de uma região para outra.[Ecologia] Movimentação constante de espécies que saem de uma região para outra, normalmente ocasionada por uma mudança no clima ou no ambiente.Etimologia (origem da palavra migração). Do latim migratio.onis.

Migração é sinônimo de: transmigração

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: mi-gra-ção
Plural: migrações

Ao usuário final, a migração entre protolocos não deve fazer muita diferença, estima o analista. Folha de S.Paulo, 19/01/2011

A estatal diz ainda que os salários pagos pela iniciativa privada a seus gerentes são bem mais elevados e que os reajustes visam reter talentos e impedir a migração para outras empresas. Folha de S.Paulo, 26/06/2009

Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo é substituir a legislação vigente, de 1980, para conferir um caráter mais humanitário à migração. Folha de S.Paulo, 02/07/2009

O que significa a palavra migração

Possui 8 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: c g m r A palavra escrita ao contrário: oãçargim

Rimas com migração


Anagramas de migração

Conteúdo revisto em maio de 2019. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro