O que é dar um tempo no namoro

Constantemente, em meio a muitas brigas e discussões, os casais optam por “dar um tempo” na relação, antes de decidir um término oficial ou não. A questão é: dar um tempo pode ser a solução para os problemas do relacionamento?

Existem situações em que esse espaço proporcionado por um “tempo” acalma os nervos das partes envolvidas, porque ocorre de estarem estressados por motivos externos e acabarem descontando um no outro. Um momento afastado permite que resolvam essas interferências externas e retornem mais pacientes.

Mas também ocorre de esse tempo proporcionar bem estar a ponto de ambos (ou um dos dois) perceber que não precisa daquele relacionamento tanto assim, daquelas brigas e discussões, daquela rotina chata e estressante a que muitos namoros acabam se submetendo. Nesse caso, os envolvidos preferem terminar de uma vez.

E esse tempo dura quanto? Isso já é uma variável que depende de cada pessoa. Um tempo pode durar uns dias, algumas semanas ou até mais de mês. Se acaba durando muito, já pode ser oficializado o término. Alguns também adotam esse tempo como uma relação aberta e chegam até a se envolver com outras pessoas.

O importante é dar um tempo sempre, sem ser um “tempo” oficial. Respeitar o espaço do parceiro, evitar sufocos e ter tempo para si. Dessa maneira as brigas diminuem e não há necessidade do afastamento do casal.

O que é dar um tempo no namoro
O que é dar um tempo no namoro
O problema durante o break é se ela perceber que fica melhor sem você

Vou aqui na contramão do que dizem o senso comum e mesmo alguns articulistas. Quando um casal que não está bem opta por se afastar para salvar o relacionamento, comete um equívoco.

A razão imediata porque alguém pede um tempo ao parceiro é porque ao menos quem pediu o tempo não está satisfeito com o vínculo. Na maioria das vezes, ambos estão insatisfeitos.

Se apenas um está insatisfeito a ponto de querer se afastar é porque (já) não gosta do outro. Nesse caso, o encaminhamento correto é terminar o vínculo. Simples assim, por mais difícil que seja dizer isso a alguém. Pedir um tempo nesse cenário é como quando os pais dizem para a criança que “na volta a gente compra”, já sabendo que isso não vai acontecer. Não é honesto e só fará quebrar a confiança e amplificar a mágoa.

+ Como saber se falar sozinho é bom ou ruim

Quando ambos estão insatisfeitos, há apenas dois caminhos possíveis para a resolução: mudar juntos o que for preciso ou terminar. Conversar e mudar dá trabalho. Expor ao outro o que incomoda gera tensão por despertar sentimentos nos dois, mas é o único caminho para a superação das dificuldades.

O namoro (casamento etc) envolve duas pessoas autônomas compartilhando uma relação, ou seja, mesmo mantendo a autonomia de cada um, há uma unidade que é o casal. Quando um casal dá um tempo, perde-se a unidade. A dissolução da unidade significa que o vínculo terminou.

Se pudéssemos passar as frases típicas de quando se pede um tempo por uma máquina “sincerizante”, descobriríamos que:

Continua após a publicidade

1. “Preciso de um tempo para entender se é isso mesmo que eu quero pra mim” significa “Vou ali ver se eu consigo pegar alguém mais legal que você e, se não rolar e se eu não tiver nada interessante pra fazer, se pá eu até volto...”

2. “Acho que esse tempo será bom pra nós dois” significa “Não tenho coragem de dizer que não quero mais estar com você. Então vou sair de fininho”.

O verbo “voltar”

Dar um tempo só faria sentido se não houvesse dúvidas em relação à continuidade do vínculo. As férias, por exemplo, significam dar um tempo do trabalho, porque você sabe o dia e a hora quando retomará seu posto. Quer dizer, o vínculo não se rompeu.

Alguém pode alertar para o fato de que “muitos casais voltam depois de dar um tempo”. O que acontece é que não atentamos para o verbo “voltar”. Isso quer dizer que houve de fato um rompimento e que o casal poderia voltar ou não. Quando há um rompimento, está cada um por si. Você pode pedir um tempo e, depois de semanas ou meses, decidir que quer voltar. O ponto é que você não sabe o que encontrará na outra pessoa. Poderá ter sido tarde e o outro pode não querer mais nada com você.

+ A dolorosa lição de um soldado japonês sobre o rancor

A questão central é que não há diferença entre terminar e dar um tempo a não ser o eufemismo da expressão que suaviza artificialmente o impacto da decisão tomada.

Não é possível resolver sozinho o que diz respeito a duas pessoas. O que você resolve sozinho só resolve sua questão, nunca a questão da relação. O caminho adequado para quem quer que o relacionamento dê certo continua sendo o diálogo. Dá trabalho… Mas é o que garante a autenticidade do vínculo.

Dar um tempo em um relacionamento pode ser uma maneira de adquirir uma perspectiva de para onde vocês estão indo como um casal. Pode confirmar que são feitos um para o outro ou convencer você de que é melhor que se separem de vez. Qualquer que seja o resultado, dar um tempo é complicado mental e emocionalmente, uma vez que você acabará se perguntando o que acontecerá quando o "tempo" terminar. Por isso, é importante usar esse período com sabedoria, pesando suas opções no relacionamento ao mesmo tempo que segue com a sua vida normalmente.

  1. 1

    Discuta a razão para dar um tempo com seu namorado. Não adianta gritar "tá na hora de a gente dar um tempo" e, depois, disparar porta afora. A decisão de fazer isso é difícil e, se vocês não a tomarem juntos e de maneira calma e atenciosa, o resultado provavelmente não será bom. Encontre um momento para sentarem juntos e serem honestos um com o outro. Falem sobre o que os levou a este ponto e por que você acha que dar um tempo seria uma opção saudável neste momento.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  2. 2

    Escute as preocupações, os motivos e os pensamentos do seu namorado. Não o interrompa ou impinja as preocupações dele. Ambos precisam se ouvir claramente, sem julgar.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  3. 3

    Cheguem a um acordo sobre o que este tempo significa para vocês. A ideia é estabelecer as regras para isso e o que esperam de uma reconciliação pós-tempo. É um momento importante para assegurarem-se de que pretendem esfriar a cabeça, determinar o que ambos querem do futuro e ter certeza absoluta de que querem reatar depois.[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Estabeleçam regras com as quais ambos concordem.

  4. 4

    Discuta o que mudará no relacionamento e o que ficará igual. Para a maioria das pessoas, esta não é uma desculpa para pegar geral; é importante deixar isso claro. Determine como lidarão com as investidas de outras pessoas que descobrirem que estão dando um tempo. Isso ajudará a abrandar a ansiedade de que um relacionamento novo seja inserido no lugar do atual.[4] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte

    • De que mudanças acha que precisará? Que mudanças seu namorado quer? Cheguem a um consenso em relação ao que o outro quer.
    • O que ficará igual sem qualquer estranheza ou desconforto? Vocês continuarão a se falar cara a cara? Usarão redes sociais para manter contato? Darão um tempo em qualquer tipo de comunicação um com o outro? Estabelecerão momentos para colocar o papo em dia e falar sobre como andam as coisas? Você precisa lidar com essas questões agora, não sair vagando no escuro e esperar que as coisas se resolvam sozinhas quando o tempo começar. Palavras não ditas tendem a se mostrar como uma confirmação de que o que quer que você ou ele queiram pode.

  5. 5

    Decida até quando o tempo vai durar. Pode ser uma semana, um mês, seis meses, etc. Da mesma forma, vocês podem preferir não estabelecer uma data, apenas voltar ao assunto e decidir um veredito em algum momento.

  1. 1

    Quando o período começar, siga as regras acordadas entre vocês.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  2. 2

    Mantenha-se ocupada.

    • Crie uma lista de atividades. Ela pode lhe dar a oportunidade de ansiar por cada novo dia que se aproxima em vez de andar em círculos e se preocupar se ele vai ligar. É importante aprender que sua vida nunca deve girar em torno de uma pessoa. Isso apenas a torna suscetível a se decepcionar se, no fim das contas, ele escolher terminar.

  3. 3

    Invista mais tempo no trabalho ou nos estudos. Este pode ser o momento para você brilhar acadêmica ou profissionalmente.[6] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  4. 4

    Dedique mais tempo e energia a coisas que a fazem feliz.

  5. 5

    Seja mais sociável. Conheça pessoas novas e faça coisas novas.[7] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  6. 6

    Reconecte-se com velhos amigos que possa ter negligenciado.

  7. 7

    Evite passar muito tempo sozinha. Dito isso, aprenda a discernir se sentir sozinha de estar sozinha. O segundo é um momento para você refletir sobre seu futuro, sobre seus desejos em relação ao relacionamento e para considerar seus sentimentos em relação ao tempo que deram. Use momentos em que fica sozinha para escrever no seu diário, exteriorizando seus sentimentos, e prepare listas de problemas sobre os quais quer falar com seu namorado.[8] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  8. 8

    Evite situações com um bocado de casais. Caso se sinta deslocada, pode acabar se descontrolando e se sentindo mal. Você também pode tomar decisões ruins com base no que todo mundo tem; é melhor andar com pessoas em diferentes estágios da vida.

  1. 1

    Coloquem o papo em dia de vez em quando. Ambos precisam avaliar em que direção as coisas estão indo às vezes, então, é importante conversar ao menos para determinar como se sentem em relação ao futuro. Pode ser um encontro a cada quinze dias, mensal ou trimestral. Escolha o que for melhor para vocês. Porém, tente não apressar as coisas; dê a cada um tempo suficiente para pensar bem antes de discutir o "e agora?".[9] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  2. 2

    Seja honesta com seu namorado sobre suas dúvidas e preocupações. Mantenha anotações sobre coisas que acontecerem com você enquanto contempla o futuro do relacionamento de vocês. Pode ser avassalador quando se reencontrarem e pode ser que você se esqueça de falar sobre problemas importantes com os quais realmente queria lidar. Sugira que ele faça o mesmo, de modo que possam "comparar as anotações" e não deixar nada importante de lado.[10] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  3. 3

    Use declarações assertivas quando for se expressar. Por exemplo: "Eu me sinto ___ quando você ___, e agradeceria se você ___ em vez de ___".

  1. 1

    Considere como se sente depois do tempo. Quer tenham determinado um fim ou concordado que é hora de decidir o "e agora?", você deve ser honesta consigo mesma. Você quer que o relacionamento continue ou o tempo mudou sua perspectiva e você acha que seria melhor serem apenas amigos?[11] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Cuidado com sentimentos de lealdade. Embora seja nobre ser leal, esta não é uma razão para ficar com alguém quando a paixão acabou. Você pode transferir sua lealdade para uma amizade.
    • Saiba dos sentimentos dele, mas tome cuidado para não os deixar se sobreporem aos seus. Por exemplo, se ele estiver muito triste e desapontado por você decidir não continuar o relacionamento, evite se sentir obrigada a mudar de ideia só por causa disso. Vai passar.

  2. 2

    Pense em como reagirá se quiser continuar o relacionamento e ele não. Uma vez que esta é uma possibilidade real e que você provavelmente terá alimentado vários desejos fantasiosos sobre as coisas voltarem ao que eram, isso pode ser um problema. Algo realmente importante é usar o tempo para aceitar que este é um resultado tão possível quanto vocês voltarem. Considere o que fará se terminarem de fato e se você tiver que seguir em frente. É aqui que "manter-se ocupada" e manter suas outras conexões sociais entram; vai doer saber que as coisas não continuarão, mas você não será atirada num buraco negro. Pelo contrário, você tem amigos, família e seus próprios objetivos nos quais pode se concentrar de novo.

  3. 3

    Pense em como reagirá se ambos decidirem reatar. Isso também seria um desafio, porque o tempo separados foi usado para pensar bem nas coisas e, possivelmente, para chegar a conclusões que antes você não queria aceitar. É realmente importante falar sobre os sentimentos que teve durante o tempo e que mudanças você quer trazer para o relacionamento e para o futuro. Escute a perspectiva mudada dele também. Procure incorporar a de cada um em um relacionamento novo e revigorado.

  • Lembre-se de que dar um tempo no relacionamento não é uma competição de quem consegue ficar com mais pessoas.
  • Fique longe de bebedeiras, uso de drogas e quaisquer situações em que você sinta que fica vulnerável.

  • Se você estiver sofrendo muito, não tenha medo de pedir ajuda.

O wikiHow é uma "wiki"; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 11 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 36 204 vezes.

Categorias: Relacionamentos Amorosos

Esta página foi acessada 36 204 vezes.