Como fazer um comparador de preço

Sabe aqueles dias frios e gostosos para ficar embaixo do edredom assistindo TV? Em casos assim, fazer uma maratona de séries é uma boa pedida, não é? Então bora dar uma pesquisada no Shopping UOL e ver como andam os preços dos boxes de séries?

Faça o teste. Centenas de opções vão aparecer na sua tela. Se você está do lado de quem compra, ótimo! Mas e se for você quem está vendendo? O que fazer para que a sua loja virtual tenha o melhor preço e se destaque entre todas essas opções?

Veja algumas dicas para levar em consideração na hora de definir sua estratégia de oferta nos buscadores:

Como anda a concorrência?
O primeiro passo é pesquisar o mercado. Você tem que estar, no mínimo, dentro da média para se dar bem. Pode parecer óbvio, mas não se esqueça de que o cliente que procura produtos em um comparador está em busca dos valores mais baixos e melhores condições de pagamento.

Fique de olho na concorrência. A qualquer momento alguém pode fazer uma super liquidação ou oferecer novas vantagens aos compradores. Você precisa estar atento a estas mudanças.

Quem comprou, garante

Recomendações e avaliações dos clientes são importantíssimas. Primeiro porque um cliente satisfeito passa segurança ao outro e o incentiva a realizar a compra. Segundo porque muitos buscadores têm a opção de classificar as ofertas pelas mais populares, ou seja, as mais bem avaliadas, procuradas e compradas pelos consumidores.

Incentive o cliente a avaliar sua loja virtual. Este item é complementar ao preço. Um ótimo valor com poucas recomendações pode valer menos para o consumidor do que aquela loja que tem um bom preço e boas avaliações.

Minha marca vale muito
É importante personalizar as ofertas, incluindo o logo da sua empresa no anúncio. Muitos comparadores oferecem esta possibilidade – o Shopping UOL é um deles. Mostrar profissionalismo e se preocupar com detalhes passa credibilidade ao cliente.


O preço caiu!

Produtos em promoção costumam chamar atenção do cliente. Mesmo que seja um pequeno desconto, de R$ 5, por exemplo. Independente da diferença, as opções que aparecem com valores antigos riscados se destacam perante aquelas que não têm esta opção.

Não pague tudo agora
O parcelamento sempre chama atenção do cliente e nem todas as lojas oferecem esta condição. Um estudo realizado pelo Provar-FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração) constatou que em maior ou menor número de prestações, com juros ou sem juros, tanto consumidores de alta quanto de baixa renda gostam de parcelar suas compras no Brasil.

Pague como quiser

A variedade de meios de pagamento oferecidos também pesa na hora da decisão. Ter ferramentas confiáveis e flexíveis à disposição como o PagSeguro aumenta suas chances de sucesso.

E a sua estratégia para se dar bem nos comparadores de preço, qual é? Conte para a gente!

Antes da era digital, as pessoas costumavam ir de loja em loja para descobrir o preço de produtos. Com a internet, esta tarefa ficou mais fácil. Os comparadores de preços são sites que pesquisam e comparam os valores de um item em várias lojas virtuais. Além disso, identificam quais lojas vendem aquele produto ou não.

Para o consumidor, a vantagem está na rapidez e na praticidade. Em poucos cliques, ele pode encontrar as melhores ofertas, o que facilita a decisão de compra.

Para quem tem uma loja virtual, a vantagem está na exposição. Através do comparador, aumentam as suas chances de aparecer para os clientes – principalmente aqueles que ainda não conhecem sua loja.

Estar em comparadores também ajuda a transmitir confiança aos clientes, que se sentem mais seguros em comprar em lojas virtuais que aparecem lá – principalmente as que têm boas avaliações de outros compradores.

E como você faz para aparecer em um comparador de preço? É simples. Em geral, basta adquirir alguns créditos para que você possa cadastrar seus produtos para aparecer nos resultados de busca. Se o consumidor clica e compra no seu site, parte dos créditos fica com o comparador.

Uma das vantagens é que é possível começar com um investimento baixo e fazer testes antes de aumentar o orçamento. 

Quer fazer um teste? Então conheça o Shopping UOL. Para saber mais sobre outras estratégias de marketing digital que podem ajudar a promover seu negócio, confira nossa seleção especial de artigos:


Como fazer um comparador de preço
É provável que você conheça ou mesmo já tenha utilizado aqueles tradicionais folhetos de supermercado para conferir em qual deles é mais vantajoso fazer as suas compras, não é mesmo? Por muito tempo, esse foi um dos principais recursos que os consumidores tinham à disposição para descobrir onde os produtos estão mais baratos e conseguir economizar.

Com a popularização das compras pela Internet, nada mais justo do que disponibilizar esse tipo de pesquisa também entre as lojas virtuais. É exatamente esse o objetivo do comparador de preços, uma ferramenta que pode representar tanto benefícios para os consumidores quanto mais oportunidades para os vendedores.

Este post vai explicar com detalhes o que é o comparador de preços e como sua loja virtual pode fazer dele um aliado para conseguir bons negócios. Confira!

O que é um comparador de preços?

O comparador de preços é uma plataforma online que reúne informações sobre os preços de milhares de produtos em uma grande variedade de lojas virtuais. Ao utilizá-la, os consumidores são capazes de descobrir em qual dos estabelecimentos o produto está com a melhor oferta no momento da pesquisa.

Ferramentas assim já existem há bastante tempo no ambiente de e-commerce, de modo que evoluíram e se tornaram mais eficientes conforme o avanço do setor de forma geral. Hoje em dia, existem diferentes alternativas que facilitam a tarefa de encontrar os melhores preços para praticamente qualquer coisa.

O destaque vai para o Zoom, parceiro do Olist e que há 8 anos é o principal comparador de preços do Brasil. Para garantir o menor preço, o serviço conta com mais de 400 lojas parceiras para pesquisar os produtos buscados pelos usuários. As mais de 30 milhões de visitas que o portal recebe mensalmente fazem dele também uma incrível vitrine para qualquer negócio.

Seu grande diferencial, no entanto, é a atuação como marketplace, permitindo que os visitantes finalizem suas compras em qualquer loja afiliada sem precisar sair da plataforma. Para aprimorar a experiência dos usuários, o Zoom oferece artigos para esclarecer dúvidas sobre diferentes produtos e faz indicações de acordo com as preferências de cada pessoa.

Veja, adiante, como os comparadores de preços funcionam e o que fazer para que sua loja esteja presente nas milhares de pesquisas que eles realizam todos os dias.

Como fazer um comparador de preço

Como funciona o comparador de preços?

Pesquisar por preços manualmente em diversos sites toda vez ao fazer uma compra online é algo realmente trabalhoso. Felizmente, o comparador de preços realiza esse trabalho de forma rápida e automatizada.

A sua utilização por parte dos consumidores é bem simples, sendo necessário apenas informar o nome do produto pretendido para que o sistema retorne uma relação com todos os possíveis vendedores. Essa lista é gerada partindo dos menores preços encontrados, permitindo que o usuário encontre rapidamente a melhor oferta.

Para acessar a ferramenta, basta entrar no site do seu comparador de preços preferido para realizar a busca. Há também aqueles que funcionam como extensões de navegadores, que monitoram os produtos visualizados pelo usuário e exibem seus resultados de forma automatizada.

Outra forma muito comum e prática de utilizar os comparadores é por meio de seus aplicativos para smartphones. O app do Zoom, por exemplo, permite realizar a pesquisa, visualizar o histórico de preços e criar alertas para o valor esperado na palma da mão.

Por que é importante fazer parte do comparador de preços?

A princípio, o comparador de preços pode parecer uma ferramenta que gera vantagens apenas aos consumidores. No entanto, as lojas virtuais também podem obter muitos benefícios ao incluírem esse canal de marketing em suas estratégias.

Por atraírem milhares de pessoas interessadas em encontrar os melhores preços online, os comparadores podem ser uma excelente fonte de tráfego para um e-commerce. Isso oferece uma grande visibilidade e notoriedade à loja, que passa a ser exibida lado a lado com suas concorrentes dentro da plataforma, incluindo até gigantes do varejo.

Essa exposição qualificada pode refletir ainda em um considerável aumento na taxa de conversão da página. Como resultado, aumentam-se as possibilidades de vendas de todos os seus produtos, e não apenas daqueles que chamaram a atenção dos visitantes por meio da oferta encontrada no comparador.

A presença nas plataformas de comparação demonstra aos consumidores que a loja virtual é comprometida em prestar um bom serviço e praticar valores competitivos sobre seus produtos.

Essa é de fato uma excelente maneira de vender mais que a concorrência e conquistar credibilidade junto ao público, garantindo que as pessoas se lembrarão da marca quando buscarem por preços acessíveis e qualidade ao comprar pela Internet.

Que requisitos são necessários para participar do comparador de preços?

Assim como sua loja virtual se esforça para ter a confiança dos clientes, os comparadores de preços precisam transmitir essa sensação a quem os utiliza. Para isso, as plataformas costumam seguir políticas de inclusão de lojas afiliadas que devem ser observadas pelos interessados.

De forma geral, é importante que o site da loja ofereça um bom nível de segurança aos visitantes, inclusive fazendo uso dos certificados necessários para o setor. Também é indispensável que a empresa esteja regular perante os órgãos de controle, como a Receita Federal, o Procon e o Serasa.

Para se filiar ao Zoom, por exemplo, é exigido pelo menos um ano de atuação no e-commerce. Além disso, a equipe de análise verifica rigorosamente o histórico de cada candidato para indicar apenas as melhores opções para seus usuários.

Como se planejar para aproveitar os benefícios dos comparadores de preços?

Pesquisar as melhores ofertas antes de finalizar uma compra é uma prática comum à maioria dos consumidores online. É fundamental que os gestores entendam esse comportamento e busquem por diferenciais competitivos para destacar seu negócio nesse cenário, como a presença em um comparador de preços.

Se você tem uma loja virtual e se interessou pela oportunidade, pode começar desde já a preparar o seu negócio para ingressar nessas plataformas. Agora, se já é um lojista do Olist, tudo fica bem mais simples! Com o Olist, seus produtos ganham destaque nos principais marketplaces do país. Além disso, nossa ferramenta de competitividade de preços indica se os valores das suas ofertas estão de acordo com a média de mercado. Incrível, não é mesmo?

Acesse o site do Olist para saber detalhes e entenda como ajudamos lojas de diversos segmentos a ganharem destaque no e-commerce e faturarem muito mais!