Como estudar 3 horas por dia

Olá, futuro servidor público, tudo bem com você? Estou aqui para responder a uma pergunta que muitas pessoas me fazem nas redes sociais e nas mentorias também.

Quantas horas devo estudar por dia?

Falar de tempo atualmente é algo um pouco complicado, até porque ele parece ter se tornado um recurso cada vez mais escasso. Estamos vivendo numa era em que tudo é muito acelerado, estamos sempre correndo contra o tempo, sempre olhando as horas no relógio, no celular etc. Tudo hoje parece que precisa ser cronometrado, não é verdade?

Calculamos no GPS o horário para sair e chegar a um destino, o tempo gasto na academia, o tempo de estarmos num determinado evento, o tempo de estudo, entre outros. Não é errado calcular o tempo, pelo contrário – algumas pessoas funcionam muito melhor quando  o fazem porque precisam disso para serem mais disciplinadas.

Porém, quando o assunto de mensurar o tempo é levado para os estudos, é preciso ter um pouco mais de cuidado, porque, nesse caso, não se fala somente sobre quantidade de horas, mas sobre a qualidade dedicada a esse período que te fará ser aprovado ou não em seu concurso.

Certa vez eu ouvi algo e apliquei esse conhecimento em minha vida, porque costumava calcular somente o tempo que ficava sentado em frente a um computador, com livros, PDFs impressos ou apostilas na mão. Para mim, somente isso era estudo. Mas não, eu ouvi um professor dizer que devemos mensurar tudo, se lemos na fila de um banco, no ônibus, no metrô, se ouvimos um áudio no carro… Tudo isso conta, e você, quando faz essas atividades, envia boas mensagens para o seu cérebro e o faz querer sempre mais.

Quem disse que estudo acontece somente com você sentado e usando materiais impressos ou digitais? Tudo que você busca de conhecimento para a sua prova eu considero como estudo, mas lembre-se: esse aprendizado deve ter qualidade, certo? Não se engane acreditando que precisa apenas ouvir áudios das aulas no deslocamento para o trabalho e que isso te fará passar! Claro que não!

Estudo é um conjunto de informações que você absorve no decorrer da sua preparação e aplica no dia da sua prova. “Mas, professor, você ainda não falou em quantas horas eu devo estudar!”. Sim, mas eu precisava explanar um pouco do assunto acima para esclarecer alguns pontos.

Sobre a o tempo de estudar para quem trabalha mais de oito horas diárias, eu indico de três a quatro horas de estudo com qualidade. Uma sugestão para quem tem menos disponibilidade de tempo seriam três horas durante a semana e quatro horas durante o sábado e o domingo, sendo que é muito importante você utilizar a metodologia de ciclo de estudos, alternando as matérias durante esse período. Eu afirmo com toda a certeza que, se essas horas foram de muita qualidade, você passará em qualquer concurso. Falo porque já conheci diversas pessoas as quais trabalhavam e estudavam e que se mantiveram constantes nos objetivos delas; o trabalho não foi uma limitação para elas serem aprovadas.

Para quem não trabalha, eu indico, no mínimo, seis horas diárias e oito horas, no máximo. Mais que isso, para mim, é insano, ou seja, quando você ultrapassa esse tempo, seu cérebro já não consegue absorver mais nada. Isso mesmo, então não tente fazer algo em vão.

Sobre a quantidade de matérias: para quem estuda de três a quatro horas: duas matérias diferentes alternadas, por exemplo, Português e Direito Penal. Para quem estuda mais de seis horas: três matérias alternadas, por exemplo, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e Direito Processual Penal.

O importante é você nunca estudar matérias semelhantes no mesmo dia. Além disso, a cada 50 minutos, faça intervalos de 10  minutos, tome água, respire e descanse um pouco do computador, do celular ou do tablet, se estiver estudando por um desses aparelhos.

Após o descanso, volte para a sua atividade e retome-a com o contador regressivo. Lembre-se de fechar também todas as abas que tiram o seu foco. Se preciso for, baixe a videoaula ou o material em PDF para evitar que você fique tentado a acessar as redes sociais. Ah, e deixe o seu celular longe, se possível. Infelizmente, esse aparelho é o que mais tira o foco dos estudos na atualidade.

Por fim, não se esqueça de anotar em sua planilha o seu tempo de estudo. Isso gera a sensação de dever cumprido e faz você se achar merecedor da recompensa futura, que pode ser assistir a uma série, jogar videogame, sair com os amigos, as amigas etc.

Eu espero que esse artigo te ajude nos seus estudos. Eu fico por aqui; até breve!

@marcosalmeidacoach

Como estudar 3 horas por dia
Como estudar 3 horas por dia

Tempo de estudo para concurso: o que são horas líquidas e brutas?

O tempo de estudo para concurso público é imprescindível na rotina do concurseiro. A dedicação em busca da aprovação dos sonhos requer tempo. Mas será que você sabe o quanto de fato, tem investido nos seus estudos? Há uma diferença entre horas líquidas e horas brutas de estudos na preparação para qualquer concurso público. Pensando em tirar esta dúvida, a equipe imparável do Gran Cursos Online preparou um conteúdo sobre o tema. Boa leitura!

Qual a diferença entre horas líquidas e horas brutas nos estudos para concurso público?

Pode haver uma leve confusão sobre o que são de fato as horas líquidas e brutas. No entanto, a diferença é bem simples. Hora bruta é o tempo integral de estudos.

  • Exemplo: Juliano está estudando para o concurso público da Controladoria-Geral da União. Ele começou os estudos às 08:00 e finalizou às 14:00. Ou seja: foram 6 horas de estudos contadas no relógio.

A diferença para as horas líquidas é sobre o tempo de fato gasto estudando. Não é feito a contabilidade dos intervalos para descanso, intervalo para um lanche, etc.

  • Exemplo: Juliano tirou uma pausa de 1 uma hora para poder almoçar durante as seis horas que passou estudando. Ou seja, ele estudou de fato somente 5 horas.

Quantas horas líquidas é suficiente na preparação?

Essa pergunta não necessariamente tem uma resposta exata. Depende de alguns fatores. Há concurseiros que só conseguem encaixar na rotina 4 horas de estudo. O ideal é fazer valer dessas 4 horas. Mas há outros concurseiros que conseguem encaixar 8 horas de estudo na rotina, mas teve várias pausas durante o dia. Mas só conseguiu ter 5 horas líquidas de estudo, o ideal é fazer valer dessas 5 horas. Veja na lista abaixo um cenário de horas líquidas dedicas na preparação levando em consideração 4 cenários:

  • Iniciante – 1 hora inicialmente;
  • Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
  • Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
  • Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.

Como otimizar o tempo de estudo nas horas líquidas?

Há momentos que o concurseiro possa estar muito atarefado com a rotina, às vezes a rotina de trabalho não deixa muito tempo para leitura de PDF’s. Mas há uma maneira de tentar driblar essas dificuldades. Resolver questões é uma excelente ferramenta que te ajuda a fixar o conteúdo, além de treinar para o cenário prático da prova.

  • Exemplo: André sai do trabalho às 17:00. Entre o trajeto de ônibus até sua casa, são 40 minutos. Durante esses 40 minutos podem ser resolvidos algumas questões.
  • Exemplo: André está na fila do banco e a previsão de atendimento é de 30 minutos. Durante esses 30 minutos podem ser resolvidos algumas questões.

Como usar o Gran Questões no celular?

  • 1° passo: faça o download do aplicativo para Android ou IOS;
  • 2° passo: o processo de validação para primeiro acesso(caso você já seja aluno do Gran) é o mesmo do desktop. Basta abrir o seu aplicativo do Gran e clicar na opção de questões para ser redirecionado.

Saiba mais e faça o download do aplicativo

O professor Fernando Mesquita elaborou algumas dicas sobre como montar uma rotina efetiva de estudos em busca da sua aprovação dos sonhos. Confira o vídeo abaixo:

Como estudar 3 horas por dia

Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online tem uma plataforma de estudos com os melhores professores e materiais para sua preparação. Potencialize sua aprendizagem para o concurso público. Veja a que melhor se encaixa para atender as suas necessidades. Queremos que você seja mais um vitorioso no mundo dos concursos públicos.

Clique aqui e adquira sua assinatura

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM