A simplicidade é último degrau da sabedoria dito popular

Simplicity is the most difficult thing to secure in this world ; it is the last limit of experience and the last effort of genius.
Letters of George Sand, Vol. I (in Three Volumes) - Página 355 http://books.google.com.br/books?id=BtnOAl1b_FsC&pg=PA355, George Sand, Raphal Ledos De Beaufort - Cosimo, Inc., 2009, ISBN 1605206113, 9781605206110 - 432 páginas

É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e   corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa. "Confúcio"

Sendo assim, saiba que durante todo a sua vida terás lutas com vitórias e derrotas e tudo isto faz parte do aprendizado. Nunca desanime e nem se entregue no primeiro tropeço! “Cláudio Donato”

 A simplicidade é o último degrau da sabedoria. "Khalil Gibran" Célebre escritor libanês que fez carreira dos EUA. 

Sendo assim, nunca se esqueça humildade leva o ser humano a fortuna e seja inteligente crie mas não invente, o simples é que dá certo!! “Cláudio Donato”

O homem comum fala o sábio escuta, o tolo discute. “Sabedoria oriental"

Senso assim, tenha sabedoria para escutar sempre, falar quando necessário e discutir nunca. Discutir nunca debater sempre! “Cláudio Donato”

Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.  “Sandra Carey - escritora americana” 

Sendo assim, vá em busca de muito conhecimento ao longo da sua vida e ao longo dos anos terá sabedoria suficiente para viver, ensinar e prosperar!!!
"Cláudio Donato"

A dúvida é o principio da sabedoria. "Aristóteles"

Sendo assim, o Google não é pai dos burros e sim dos sábios! 
"Cláudio Donato"

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Guimarães Rosa

Sendo assim, não tenha medo dos tombos da vida, tenha atitude e coragem para enfrentá-los com garra e determinação e vá a luta! Quando for pra uma guerra se for derrotado volte pelo menos furado a bala, isto mostra que apesar da derrota você tentou vencer!!
Cláudio Donato

Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.  “Sabedoria oriental” 

Sendo assim, faça a luz do sol ser o caminho a ser seguido as sombras serão o sinal de que estas caminhando pra frente e deixando um rastro de sucesso!
"Claudio Donato"

Chega-te aos bons, será um deles, chega-te aos maus, serás pior do que eles. "Sabedoria popular” 

Sendo assim crie um ciclo de amizades e de relacionamentos com pessoas prosperas e inteligentes, os formadores de opinião! E nunca se esqueça do dito popular "Quem com porcos anda farelo come”  “Cláudio Donato"

O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.  “Sabedoria popular” 

Sendo assim, em uma situação de confronto ou de decisão o melhor a fazer é se calar, raciocinar e depois com coerência dar a resposta certa ou tomar a melhor atitude! Evidente que quem tem cargo de liderança os seus subordinados querem respostas rápidas, mas nem sempre rapidez é sinal de competência! E não se esqueça do dito popular " O ouvir é prata, o calar é ouro"  "Claudio Donato"

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder. "Lao-Tsé" Foi um importante filósofo da China antiga. 

Sendo assim, antes de julgar outra pessoa se coloque no lugar dela, antes de julgar uma situação vire o disco e se coloque dentro da situação para com propriedade julgar sem ser injusto! No tocante a se conhecer, saiba que a melhor forma de derrotar seu "inimigo" é conhecendo seus limites e fraquesas e suas habilidades e isto vale para a vida seja ela pessoal, profissional ou familiar! 
"Cláudio Donato"

Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice. Platão

Sendo assim procure aprender o saber no seu dia-a-dia sem se preocupar com o amanhã, será uma construção do alicerce a cobertura você irá somar conhecimentos à sabedoria será questão de tempo! E não se esqueça do dito popular “O que se aprende não toma espaço".
“Cláudio Donato”

Nos lindos caminhos das rosas formosas, uns reclamam dos espinhos e outros agradecem as rosas. “Autor desconhecido” 

Sendo assim aprenda a ver o lado bom da vida desvia-te dos espinhos que a vida proporciona a todos e colha as rosas, pare de reclamar da vida por qualquer tropeço. A vida é dura e difícil para todos até mesmo os mais abastados de bens tem problemas. E lembre-se um problema só um problema quando você foge dele e isto vale para sua vida seja ela, pessoal, profissional ou familiar! Pense nisto! 
"Claudio Donato"

 Obrigado

Cláudio Donato

[email protected]

Tempo de leitura: 4 minutos

Khalil Gibran

Um homem sábio, querendo manter sua mente desperta, passou a meditar sentado no tronco de uma árvore.

Assim, mantinha o esforço da mente correta.

Se adormecesse, cairia da árvore.

Um erudito, muito respeitado, com mais de 80 anos, foi interpelá lo:

“O senhor é considerado um grande sábio, disse olhando pra cima.

Então me diga: o que é mais importante nesta vida? 

Não fazer o mal, fazer o bem e fazer o bem a todos os seres: respondeu o sábio.

O homem então disse: grande coisa! até uma criança de 3 anos sabe disso.

E o sábio respondeu: mas nem mesmo um homem de 80 consegue pôr em prática.”

O mais importante nesta vida é não fazer o mal, fazer o bem e fazer o bem a todos os seres.

O homem culto, talvez esperasse ouvir do sábio uma ‘palestra’, citações de outros sábios ou de livros sagrados.

A frase simples e direta o surpreendeu.

E ele reconheceu o quanto, mesmo sabendo a verdade, ainda estava distante da perfeição: aos 80 anos de idade.

Essa parábola, descrita no livro ‘A sabedoria da tranformação’ da Monja Coen Roshi, nos mostra que a sabedoria vem da simplicidade.

Monja Coen nos instiga a investigar mais a natureza dos pensamentos e entender que podemos reagir às diferentes situações que nos acontecem.

Por meio das passagens de sua própria vida, histórias e reflexões, a autora transmite a mensagem de Buda e nos lembra que mesmo nos dias penosos, podemos usar nossas mentes ao nosso favor e nos comportarmos como a mudança que buscamos no outro.

‘A sabedoria da transformação’ procura nos conscientizar da importância de refletir sobre as nossas atitudes no dia a dia para que, fazendo o nosso melhor, possamos ser a transformação que desejamos ver no mundo. 

Ou seja, não ficarmos fechados em nós mesmos, mas perceber que ao cuidar de todos os seres, estamos cuidando também de nós.

E embora isso pareça algo simples, muitas vezes, em nosso dia a dia não conseguimos.

Buscar a paz interior e, consequentemente, a felicidade, é uma meta a ser conquistada. 

Jesus contava parábolas sobre a simplicidade.

Falou sobre um homem que possuía muitas jóias, sem que nenhuma delas o fizesse feliz.

Um dia, entretanto, descobriu uma jóia, única, maravilhosa, pela qual se apaixonou. Fez então a troca que lhe trouxe alegria: vendeu as muitas e comprou a única.

O caminho da ciência e dos saberes é o caminho da multiplicidade, nos adverte o escritor sagrado: “Não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne” (Eclesiastes 12:12). 

Não há fim para as coisas que podem ser conhecidas e sabidas.

O mundo dos saberes é um mundo de somas sem fim.

Diz o Tao -Te-C hi n g: “Na busca do conhecimento a cada dia se soma uma coisa. Na busca da sabedoria a cada dia se diminui uma coisa.”

É um caminho sem descanso para a alma. Não há saber diante do qual o coração possa dizer: “Cheguei, finalmente, ao lar”

Sobre a sabedoria, Nietzsche diz que é a arte de degustar, distinguir, discernir.

O homem do saberes, diante da multiplicidade, “precipita-se sobre tudo o que é possível saber, na cega avidez de querer conhecer a qualquer preço.”

Mas o sábio está à procura das “coisas dignas de serem conhecidas”.

Imagine um bufê: sobre a mesa enorme da multiplicidade, uma infinidade de pratos.

O homem dos saberes, fascinado pelos pratos, se atira sobre eles: quer comer tudo.

O sábio, ao contrário, pára e pergunta ao seu corpo:

“De toda essa multiplicidade, qual é o prato que vai lhe dar prazer e alegria?”

E assim, depois de meditar, escolhe um…

A sabedoria é a arte de reconhecer e degustar a alegria.

Nascemos para a alegria.

Diz Bachelard que o universo inteiro tem um destino de felicidade.

Realizar sonhos, alcançar objetivos, é sempre muito bom, mas é importante entender que a felicidade não está somente na realização dos nossos sonhos, mas na forma como levamos a vida e olhamos para o que nos acontece.

Pense em quantas coisas podemos mudar no nosso jeito de pensar, quantas atitudes podemos tomar para tornar nossa vida mais leve, mais significativa e mais mais feliz!